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Tipo: Dissertação
Título: INSTITUIÇÕES QUE ARTICULAM AS POLÍTICAS DOS NEGROS EM MACAPÁ: ESPAÇO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO AFIRMATIVA
Autor(es): JÚNIOR, FRANCISCO MAURÍCIO DE SENA
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Rocha, Wanderley Pereira da
Resumo: A presente pesquisa é resultado de um estudo qualitativo na área de Religião e de Educação, com o foco em uma experiência construída por um segmento social e sua resposta à necessidade de intervenção, como sujeito histórico, no contexto das relações sociais demarcadas pelas relações raciais religiosas no Amapá. Apresenta a União dos Negros do Amapá-UNA – Organização não governamental amapaense, que tem atuado há 29 anos no Estado do Amapá e o Instituto de Mulheres Negra do Amapá – IMENA, que articulam as políticas em favor dos negros em Macapá. A dissertação pretende destacar sua atuação no Movimento Negro e o diálogo Inter-religioso entre as religiões Afro e a Igreja Católica que participam na União dos Negros do Amapá no espaço religioso existente em suas dependências físicas, onde ocorre a Semana da Consciência Negra. Objetiva indicar as ações educativas, como as propostas pela União dos Negros do Amapá e pelo IMENA, como contribuição efetiva no processo contínuo e necessário de transformação nas relações sociais entre os negros e a sociedade amapaense, bem como analisar alguns resultados de pesquisa-campo feita por meio de questionários e entrevistas, como exemplo de ação educativa e de inclusão dos negros e das negras pobres nas universidades e nas escolas; de incorporação das ações afirmativas na forma de leis que ampliam a cidadania do negro e das negras no cotidiano amapaense; e algumas leis, como a lei de valorização do Marabaixo e da Semana da Consciência Negra, que atendem a algumas reivindicações do Movimento Negro do Amapá e abrem espaço para outras investigações.
Resumo Alternativo: This research is the result of a qualitative study regarding Religion and Education, focusing on an experience built by a social segment and its response to the need of intervention, as a historical subject, in the context of social relationships demarcated by race relationships in Amapá. It includes the União dos Negros do Amapá (UNA), a non-governmental organization from Amapá and also the Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA – Institute of Black Women of Amapá), which articulate policies in favour of black people at Macapá. This dissertation intends to highlight its role in the Black movement and the inter-religious dialog between the afro religions and the Catholic Church, which participates of religious meetings at UNA, in a place for religious meetings only, where the Black Consciousness Day takes place. This research indicates educative actions as a proposal for UNA and IMENA, as an effective contribution in the continuous process of transformation in the social relationships between black people and the population of Amapá, as well as analyzes some results of the field research, made through survey and interviews. As an example of educative action, there is the inclusion of poor black men and women in universities and schools; incorporation of positive actions as law that increases the citizenship of black men and women in the daily life in Amapá; some laws, like the one that valorizes Marabaixo and the Black Consciousness Week, which meets some demands of the Black movement in Amapá and opens area to further analysis.
Palavras-chave: Instituições. Religião. Educação. Macapá.
Institutions. Religion. Education. Macapá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: AGUIAR, Adenilton Tavares de. O diálogo inter-religioso e o lugar da LASD. Revista Kerygma. UNASP, V. 8, n 1, 1º sem. São Paulo, 2012, p. 13-36. ALVES, João Paulo da Conceição. Aspectos sobre as desigualdades sócio raciais no Brasil e no Amapá. Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v.1, n. 1, 2011, p. 57-73. ALVES, Luiz Alberto Souza. Cultura religiosa: caminho para a construção do conhecimento. Curitiba: Ibpex, 2009, p.155-156. ALVES, Rubens. O que é religião? São Paulo, 2008, p. 27. ARANTES, Valéria Amorim. Inclusão escolar. São Paulo: Summus, 2006, p. 16. BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 73-89. BERKENBROCK, Volney J. A experiência dos Orixás. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 176-203. BIZON, José; DARIVA Noemi; DRUBI, Rodrigo. Diálogo Inter-religioso. São Paulo: Paulinus, 2005, p. 17. BOGDAN, Robert. In: BIKLEN, Sári. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto, 1994, p. 48. ______. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/99
Data do documento: 29-Jun-2016
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