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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO: A IMPORTÂNCIA DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA
Autor(es): FONTELES, GABRIEL JOSÉ DA VITÓRIA
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Terceiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Resumo: Em um mundo onde a pluralidade religiosa tem sido notavelmente percebida, a formação educacional do ser humano deve ser ampla, integral e integradora. Sendo assim, esta formação não pode se eximir em abordar e desenvolver a compreensão do fenômeno religioso, sendo este, o objeto de estudo responsável por essa pluralidade. Torna-se necessário então, além da compreensão do fenômeno religioso, através do seu estudo científico, desenvolver ações voltadas à construção do entendimento da tolerância religiosa como valor ético de conduta social. O Ensino Religioso enquanto disciplina obrigatória a ser ofertada na grade curricular da educação básica nacional das escolas oficiais de ensino, tendo por seu objeto de estudo o fenômeno religioso, tem a incumbência de propiciar aos educandos, o conhecimento necessário para se chegar à prática da tolerância religiosa na vivência social dos cidadãos em formação, ou seja, os educandos. Objetivando formar indivíduos que busquem em suas vivências sociais, chegar à solução de conflitos ideológicos religiosos, através do diálogo inter-religioso. Buscando desenvolver esta temática, apresentamos a presente pesquisa bibliográfica, ao qual está estruturada em três capítulos, onde buscaremos apresentar no primeiro deles, uma abordagem na perspectiva da formação educacional humanista, pautada na relação dialógica entre docentes e discentes. Demonstraremos o atual cenário religioso brasileiro e apresentaremos os aspectos legais e estruturais do Ensino Religioso enquanto disciplina escolar. No segundo capítulo, abordaremos os eixos curriculares do Ensino Religioso que propiciam a elaboração dos conteúdos desta disciplina. Realizaremos uma abordagem na compreensão do fenômeno religioso e situaremos o Ensino Religioso em meio ao pluralismo religioso existente na sociedade brasileira, correlacionado os valores éticos e morais com a abordagem da disciplina nas escolas oficiais de ensino. No terceiro capítulo, trataremos da tolerância religiosa, abordando-a, como valor ético de formação humana. Demonstraremos ainda, o ecumenismo e o diálogo-inter-religioso, como perspectiva para a construção da tolerância religiosa, bem como, apresentaremos uma proposta pedagógica para ser desenvolvida através da disciplina de Ensino Religioso no âmbito escolar, baseada no diálogo, como fundamento para se chegar à prática da tolerância religiosa pelos indivíduos em meio à sociedade brasileira.
Resumo Alternativo: In a world where religious plurality has been remarkably perceived, the educational background of the human being should be broad, comprehensive and inclusive. Thus, this training can not avoid to address and develop an understanding of the religious phenomenon, which is the object of study responsible for this plurality. It then becomes necessary, beyond the understanding of the religious phenomenon through its scientific study, develop initiatives to build the understanding of religious tolerance as an ethical value of social conduct. Religious Education as a compulsory subject to be offered in the curriculum of the national basic education of public schools teaching, having as its object of study the religious phenomenon, has the task of providing the students the knowledge needed to get to the practice of tolerance religious in the social life of citizens in formation, that is, the students. Aiming to train individuals who seek in their social experiences, get to the solution of religious ideological conflicts, through interreligious dialogue. Seeking to develop this theme, we present this bibliographic, which is divided into three chapters, which will seek to present in the first, an approach from the perspective of humanistic educational background, based on the dialogic relationship between teachers and students. We demonstrate the current Brazilian religious scenario and present the legal and structural aspects of religious education as a school subject. In the second chapter, we will cover the curriculum axes of religious education that promote the development of the contents of this course. We will make an approach in understanding the religious phenomenon and will place the religious education among the existing religious pluralism in Brazilian society, correlated the ethical and moral values with the approach of discipline in public schools of education. The third chapter will deal with religious tolerance, addressing it as ethical value of human formation. We demonstrate yet, ecumenism and dialogue, inter-religious, as a perspective for the construction of religious tolerance and will present a pedagogical proposal to be developed by the Religious Education discipline in schools, based on dialogue as the foundation to get to the practice of religious tolerance by individuals through the Brazilian society.
Palavras-chave: Ensino Religioso, Tolerância Religiosa, Diálogo Inter-religioso
Religious Education, Religious Tolerance, Interreligious Dialogue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Luiz Alberto Sousa; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; KEIM, Ernesto Jacob; OLIVEIRA, Lilian Blanck de (Orgs.). Ensino religioso no ensino fundamental. Perdizes: Cortez, 2007. ALVES, Silvia Cristina Hack; STRECK, Gisela I. W. Juventude, valores e sentido da vida. In: BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos (Orgs.). Ensino religioso: diversidade e identidade. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008. BALDINOT, Rodinei. Diálogo no ensino religioso: possibilidades e interdições da relação identidade-diversidade. In: BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos (Orgs.). Ensino religioso: diversidade e identidade. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008. BAPTISTA, Ana Lúcia Parada; FUCHS, Henri Luiz. Construção de Valores a partir do Ensino Religioso. In: BRANDENBURG, Laude Erandi; FUCHS, Henri Luiz; KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos (Orgs.). Práxis do ensino religioso na escola. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007. BAUMAN, Zygmunt. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/98
Data do documento: 18-Abr-2016
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