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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA ESTADUAL “GISELA SALLOKER FAYET”, DOMINGOS MARTINS - ES: CURRÍCULO CIDADÃO, DOCÊNCIA E DISCÊNCIA
Autor(es): SANTOS, GABRIELA DE PAULA DOS
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: La Paz, Nivia Ivette Núñez de
Terceiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a disciplina Ensino Religioso, aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Gisela Salloker Fayet”: Currículo cidadão, docência e discência. Nesse sentido, busca explicitar como se aplica o currículo e de que forma contribui e influencia na construção de saberes. Essa disciplina no currículo das escolas públicas no Brasil compreende um grande desafio, percorrendo uma trajetória de discussão, implantação de políticas públicas para a área e de luta pelo alicerçamento no campo educacional. Dessa forma, surgiu a ideia de investigar a sua contribuição para formação cidadã de discentes e docentes e potencializar as lacunas da investigação proposta pelo currículo interligado aos temas transversais, que se soma ao caráter peculiar, polêmico e pela sua falta de consenso quanto à forma de ministrar a disciplina. O trabalho foi dividido em três partes: O primeiro capítulo faz uma recuperação histórica, apontando para a legitimidade da disciplina Ensino Religioso, foi utilizado pesquisa bibliográfica para embasamento do trabalho. O segundo capítulo analisa a legislação nacional e estadual relativa ao Ensino Religioso, contemplando as discussões no âmbito do Currículo Básico da Escola Estadual desenvolvido pela SEDU – Secretaria de Educação do Espírito Santo, consistindo no levantamento e seleção de informações relacionadas à pesquisa através de leis, decretos e diretrizes por meio impresso e digital. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa de campo realizada na escola pública estadual Gisela Salloker Fayet. Para compreender e refletir sobre essa temática do Ensino Religioso Escolar com mais profundidade, de modo a contribuir, ampliar e enriquecer esse estudo, foram selecionados dois representantes por turma para responder o questionário estruturado da pesquisa de campo, de caráter qualitativo, totalizando 10 discentes dos 122 matriculados no Ensino Fundamental II; também foram entrevistadas: a diretora, a pedagoga e a professora da disciplina. A análise e a interpretação dos dados dos 12 questionários foram realizados, articulando os mesmos com o referencial teórico. Toda pesquisa foi embasada em Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Edgar Morin, Lilian Blanck Oliveira, Dermeval Saviani, Paulo Freire, Elvira de Souza Lima e Rosa Gitana Krob Meneghetti, entre outros/as, pesquisadores/as que contribuíram com a trajetória da educação e a reflexão sobre a disciplina de Ensino Religioso no espaço da educação fundamental na escola pública. Os resultados indicam que a disciplina Ensino Religioso na Escola Gisela Salloker Fayet, segue a trajetória do currículo proposto, não só contribui para a formação cidadã dos seus alunos/as e educadores/as, mas também, está interligado de forma interdisciplinar com os temas transversais.
Resumo Alternativo: The present work has as object of research the discipline Religious Teaching, applied in the State School of Primary and Secondary Education “Gisela Salloker Fayet”: Citizen's curriculum, teaching and education. In this sense, it seeks to make explicit how the curriculum is applied and in what way it contributes and influences the construction of knowledge. This discipline in the curriculum of public schools in Brazil comprises a great challenge, following a course of discussion, implementation of public policies for the area and struggle for support in the educational field. In this way, the idea of investigating their contribution to the training of students and teachers was explored and the research proposed by the curriculum linked to the cross-cutting themes, which adds to the peculiar and controversial nature and lack of consensus on the form of Discipline. The work was divided into three parts: The first chapter makes a historical recovery, pointing to the legitimacy of the Religious Teaching discipline, a bibliographical research was used to base the work. The second chapter analyzes the national and state legislation related to Religious Education, contemplating the discussions within the Basic Curriculum of the State School developed by SEDU - Education Secretariat of Espírito Santo, consisting of the collection and selection of information related to research through laws, Decrees and guidelines through print and digital. The third chapter presents the field research conducted at the state public school Gisela Salloker Fayet. In order to understand and reflect on this theme of School Religious Education in greater depth, in order to contribute, expand and enrich this study, two representatives per class were selected to answer the structured questionnaire of the qualitative field research, totaling 10 students of the 122 enrolled in Elementary School II; Were also interviewed: the director, the pedagogue and the teacher of the discipline. The data analysis and interpretation of the 12 questionnaires were performed, articulating them with the theoretical reference. All research was based on Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Edgar Morin, Lilian Blanck Oliveira, Dermeval Saviani, Paulo Freire, Elvira de Souza Lima and Rosa Gitana Krob Meneghetti, among others, researchers who contributed to the education trajectory and the Reflection on the subject of Religious Education in the space of fundamental education in the public school. The results indicate that the Gisela Salloker Fayet School of Religious Education follows the course of the proposed curriculum, not only contributes to the education of its students and educators, but also, it is interconnected in an interdisciplinary way with the transversal themes.
Palavras-chave: Ensino Religioso; Ciências das Religião, Currículo e Temas Transversais; Formação cidadã de docentes e discentes.
Religious Education; Science of Religions, Curriculum and Cross-curricular Themes; Citizen training of teachers and students.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/97
Data do documento: 27-Jun-2017
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