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dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
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dc.contributor.referee3Gonçalves, José Mário-
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dc.creatorGCRUZ, GILDÁSIO DE JESUS DA-
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dc.date.accessioned2018-08-24T19:35:07Z-
dc.date.available2015-12-01-
dc.date.available2018-08-24T19:35:07Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. Recife: Massangana, 1996. ATAÍDES, Daniel. Educação confessional face ao princípio da laicidade: Uma Análise Pedagógica Adventista em Belo horizonte. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2011. A. W. Spalding. Origin and History of Seventh-day Adventists. Washington: Review and Harald, 1961. BITTENCOURT. Circe. Ensino de história: fundamento e método. São Paulo: Cortez, 2005. BRANDÃO, J.E. A evolução do ensino superior brasileiro: Uma abordagem histórica abreviada. São Paulo: Atlas, 1997. DIVISÃO SUL AMERICANA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Pedagogia Adventista. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2009. DEMO, Pedro. Magistério formação e trabalho pedagógico, educação e qualidade. São Paulo: Papirus, 1994. ELLIS, C.C. Lancasterian Schools in Philadelphia. Washington: Review and Harald, 1907. 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Loma Linda: Review and Harald, 1901. ______. Patriarcas e profetas. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2006. ______. Exaltai-o-MM. Como restaurador do corpo e da alma. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1992. ______. Conselho sobre saúde. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1965. ______.documento eletrônico disponível em: www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia//biografia-de-ellen-g-white/ acesso em: 20 set.2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/95-
dc.description.abstractThis research aims to understand the educational vision of Ellen White. The main objective seeks to know the educational philosophical principles in the writings of Ellen White, used as reference for the system of the Seventh-day Adventist Church (SDA) worldwide. Through literature the author's review, and using secondary authors to the extent that they can help characterize the topic of this research, this paper aims to specific objectives identified in the author's educational philosophical concepts, as well as curricular elements, their design school, the role of teachers and students, the methodology and design of evaluation with regard to educational philosophy. The study analyzes the performance and the influence that Adventist education played in the growth method of the SDA from the creation of the International College in Curitiba, in 1896, to consolidate the opening opinion of the first course of higher education, Nursing in 1969 at the Adventist Education Institute (IAE), the consolidation of the Adventist University Center of Sao Paulo (UNASP) and the establishment of the first act of the rector of the Adventist University Center of Sao Paulo in 1999. As a preliminary result from the readings made up now, one can summarize the educational thought of Ellen White as strongly religious, with a curriculum centered on the Bible. The school is seen as a preparation center for the temporal life of service to others. The methodology Ellen G. White proposes a process that could be classified theoretical and practical, facing the realities and intellectual and pragmatic demands of everyday life. These basic elements Have become guiding of Advent ion in the world.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a entender a proposta educacional de Ellen White. Como objetivo principal procura conhecer os princípios filosóficos educacionais nos escritos de Ellen White, utilizados como referência para o sistema da igreja adventista do sétimo dia (IASD) em todo mundo. Por meio de revisão bibliográfica da autora, e recorrendo a autores secundários na medida em que estes possam auxiliar na caracterização do tema abordado nesta pesquisa, este artigo pretendeu como objetivos específicos identificar na autora os conceitos filosóficos educacionais, bem como os elementos curriculares, sua concepção de escola, o papel dos professores e dos alunos, a metodologia e sua concepção de avaliação no contexto da filosofia educacional. O estudo analisa o desempenho e a influência que a educação adventista exerceu no método de crescimento da IASD a partir da criação do Colégio Internacional em Curitiba, em 1896, até a consolidação do parecer de abertura do primeiro curso de nível superior, Enfermagem, em 1969, no Instituto Adventista de Ensino (IAE), a consolidação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e o ato do estabelecimento do primeiro reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo em 1999. Como resultado preliminar, a partir das leituras feitas até o momento, pode-se resumir o pensamento educacional de Ellen White como fortemente religioso, com um currículo centrado na Bíblia. A escola é vista como centro de preparo para a vida temporal de serviço ao próximo. Como metodologia, Ellen G. White propõe um processo que poderia ser classificado teórico-prático, voltado para as realidades e demandas intelectuais e pragmáticas do cotidiano.Esses elementos básicos se tornaram norteadores da educação adventista no mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-24T19:35:07Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Gildásio de Jesus da Cruz.pdf: 9677729 bytes, checksum: c6a07ee1c2ce7d450248b5aa52498814 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-24T19:35:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Gildásio de Jesus da Cruz.pdf: 9677729 bytes, checksum: c6a07ee1c2ce7d450248b5aa52498814 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. Recife: Massangana, 1996. ATAÍDES, Daniel. Educação confessional face ao princípio da laicidade: Uma Análise Pedagógica Adventista em Belo horizonte. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2011. A. W. Spalding. Origin and History of Seventh-day Adventists. Washington: Review and Harald, 1961. BITTENCOURT. Circe. Ensino de história: fundamento e método. São Paulo: Cortez, 2005. BRANDÃO, J.E. A evolução do ensino superior brasileiro: Uma abordagem histórica abreviada. São Paulo: Atlas, 1997. DIVISÃO SUL AMERICANA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Pedagogia Adventista. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2009. DEMO, Pedro. Magistério formação e trabalho pedagógico, educação e qualidade. São Paulo: Papirus, 1994. ELLIS, C.C. Lancasterian Schools in Philadelphia. Washington: Review and Harald, 1907. 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Loma Linda: Review and Harald, 1901. ______. Patriarcas e profetas. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2006. ______. Exaltai-o-MM. Como restaurador do corpo e da alma. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1992. ______. Conselho sobre saúde. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1965. ______.documento eletrônico disponível em: www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia//biografia-de-ellen-g-white/ acesso em: 20 set.2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação-Escola-Professor-Aluno-Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducation-School-Teacher-Student-evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleELEMENTOS DE PEDAGOGIA EM ELLEN GOULD WHITEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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