Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/94
Tipo: Dissertação
Título: A CONTRIBUIÇÃO DE RUBEM ALVES PARA O ENSINO RELIGIOSO: UMA REFLEXÃO INICIAL
Autor(es): MARTINS, HELENA FELISARDO
Primeiro Orientador: Kilpp, Nelson
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Nunes, Antonio Vidal
Terceiro membro da banca: Kilpp, Nelson
Resumo: Uma contribuição de Rubem Alves para os professores de Ensino Religioso que lecionam para os adolescentes matriculados nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Inicialmente, a linguagem religiosa é conceituada e caracterizada. Em seguida, a importância do Ensino Fundamental é resgatada. Num segundo momento, a biografia e algumas obras do teólogo são apresentadas e trazem uma visão antropológica da religião. A preocupação com os oprimidos do mundo é o centro do trabalho reflexivo desenvolvido por esse teólogo. Ele se esforça também para mostrar a importância da imaginação, dos sonhos, da valorização do corpo como agente responsável por mediar nossas relações com os outros, com a natureza e com as dádivas que são oferecidas durante a vida. No terceiro momento, o Ensino Religioso é colocado para dialogar com essa teologia. Há afinidades: a primeira delas está relacionada com a concepção de se estudar a religião a partir das construções sociais e históricas realizadas pela humanidade. A luta por liberdade de consciência, justiça social, superação de preconceitos funcionam assim como pontos de intercessão entre ambos. A teologia focalizada utiliza-se da beleza estética da linguagem poética para se expressar. Esse dado é interpretado como algo positivo para o processo de humanização, porque leva à educação das sensibilidades e funciona como um diferencial que pode cooperar para uma boa aceitação da mesma diante do público que se deseja alcançar.
Resumo Alternativo: A Rubem Alves contribution to the religious education of teachers who teach adolescents enrolled in public schools in Itapemirim (ES). Initially, the religious language is conceptualized and characterized. Then the importance of primary education is rescued. Secondly, the biography and some works of the theologian are presented and bring an anthropological view of religion. The concern for the oppressed of the world is the center of the reflective work done by this theologian. He also tries to show the importance of imagination, dreams, body appreciation of as an agent responsible for mediating our relationship with others, with nature and with the gifts that are offered in life. In the third chapter, Religious Education is placed to engage with this theology. There are similarities: the first one is related to the design of studying religion from the social and historical buildings made by mankind. The struggle for freedom of conscience, social justice, overcoming prejudices work as well as points of intersection between them. Focused theology uses the aesthetic beauty of poetic language to express themselves. This data is interpreted as something positive to take the education of sensibilities through art and works as a differential that can cooperate to a good acceptance thereof before the public to be reached.
Palavras-chave: linguagem, religião, Rubem Alves, Ensino Religioso, adolescentes.
language, religion, Rubem Alves, Religious Education, adolescents.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Rubem. Cenas da vida. Campinas: Papirus, 1997. ALVES, Rubem. Conversas sobre política. Campinas: Verus, 2010. ALVES, Rubem. Creio na ressurreição do corpo: meditações. 9. ed. São Paulo: Paulus, 1984. ALVES, Rubem (Org.). De dentro do furacão: Richard Shaull e os primórdios da Teologia da Libertação. São Paulo: Sagarana, 1985. ALVES, Rubem. Do universo à jabuticaba. 3. ed. São Paulo: Planeta, 2015. ALVES, Rubem. Lições do velho professor. Campinas: Papirus, 2013. ALVES, Rubem. O enigma da religião. 3. ed. Campinas: Papirus, 1984. ALVES, Rubem. O que é religião? 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000. ALVES, Rubem. O suspiro dos oprimidos. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2003. ALVES, Rubem. O poeta, o guerreiro e o profeta. Petrópolis: Vozes, 1992. ALVES, Rubem. O velho que acordou menino. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005. ALVES, Rubem. Pai Nosso. 9. ed. São Paulo: Paulus, 2009. ALVES, Rubem. Por uma teologia da libertação. São Paulo: Fonte Editorial, 2012. ALVES, Rubem. Transparências da eternidade. 4. ed. Campinas: Verus, 2002. ALVES, Rubem. Um ipê-amarelo, uma paineira-branca: poemas encontrados na prosa de Rubem Alves. Americana, SP: Adonis, 2014. ALVES, Rubem. Teologia da Libertação em suas origens: uma interpretação teológica do significado da revolução no Brasil – 1963. Vitória: IFTAV/Unisales, 2004. ANTUNES, Celso; ALVES, Rubem. O aluno, o professor, a escola: uma conversa sobre educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2014. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. BRASIL. Constituição Política do Império do Brazil de 1824. Disponível em: <http: //www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm>. Acesso em: 11 dez. 2016. BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891. Disponível em: <http//www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm>. Acesso em: 11 dez. 2016. BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm>. Acesso em: 11 dez. 2016. BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao37.htm>. Acesso em: 11 dez. 2016. BRASIL.Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1946. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm>. Acesso em: 11 dez. 2016. BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Disponível em: <http: // planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao67. htm>. Acesso em: 11 dez. 2016. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http:// planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao88.htm>. Acesso em: 11 dez. 2016. CARNIATO, Maria Inês. A religião no mundo. São Paulo: Paulinas, 2001. CERVANTES-ORTIZ, Leopoldo. A teologia de Rubem Alves: poesia, brincadeira e erotismo. São Paulo: Papirus, 2005. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Lisboa: Livros do Brasil, 1999. MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007. MATTA, Sozângela Schemim. Linguagem e interação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro Ltda. 2009. MOREIRA, Alberto da Silva (Org.). Religião, espetáculo e intimidade: múltiplos olhares. Goiânia: editora da PUC. Goiás, 2014. NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. (Org.). Religião e Linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. NUNES, Antônio Vidal. A ciência e o homem no pensamento de Farias Brito e Rubem Alves. Vitória: EDUFES, 2007. ORLANDI, E. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez/Unicamp, 1987. ORO, Ivo Pedro. O fenômeno religioso: como entender. São Paulo: Paulinas, 2013. PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIETRI, Émerson de. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. 2. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009. ROCHA, Alessandro. Celebração dos sentidos: itinerário para uma espiritualidade integradora. São Paulo: Paulinas, 2009. SCARDINO, Rafaela. Movimentos de demolição: deslocamentos, identidades e literatura. Vitória: EDUFES, 2011. SILVA, da Valmor. (Org.). Ensino religioso: educação centrada na vida: subsídio para a formação de professores. São Paulo: Paulus, 2004. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares; LEONEL, João. Bíblia, Literatura e Linguagem. São Paulo: Fonte Editorial, 2011. ZABATIERO, Júlio. Para uma teologia pública. 2.ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2011. ZILLES, Urbano. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, 1991.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/94
Data do documento: 18-Out-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Helena Felisardo Martins.pdfDissertação - Helena Felisardo Martins10,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.