Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/93
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Filho, José Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.creatorSILVA, HENRIQUE EUGENIO SPINDOLA DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3936864938296778pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T18:49:05Z-
dc.date.available2017-06-28-
dc.date.available2018-08-24T18:49:05Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA, Carta de 12 de setembro de 1969. In: História sobre a Administração Apostólica, 48 Perguntas e Respostas sobre o Reconhecimento da Santa Sé. Disponível em: <http://www.adapostolica.org/modules/articles/article.php?id=129>. 13 mar. 2007. Acesso em: 05 maio 2017. ALBERIGO, Giussepe, História dos concílios ecumênicos. São Paulo: Paulus, 1995. ALBERIGO, Giuseppe. “O Concílio Vaticano I (1869-1870)” e “O Concílio Vaticano II (1962-1965)”, p. 393-440. In: ALBERIGO, Giuseppe (Org.). História dos Concílios Ecumênicos. Tradução de José M. de Almeida. São Paulo: Paulus, 1995. ARAÚJO, Filipe. Sede vacante. Disponível em: <http://www.infoescola.com/curiosidades/sede-vacante/>. Acesso em: 30 abr. 2017. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARRETO, Raquel Goulart. Análise de discurso: conversa com EniOrlandi, p. 1-7, Teias, Rio de Janeiro, n. 7, 2006. BEOZZO, José Oscar. Padres conciliadores brasileiros no Vaticano II: participação e proposgrafia 1859-1965. 436p. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo-SP, 2011. BEOZZO, José Oscar. A Igreja do Brasil no Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulinas, 2005. BRANDÃO, Helena H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: Unicamp, 2004. CALDEIRA, Rodrigo Copp. Os baluartes da tradição: a antimodernidade católica brasileira no Concílio Vaticano II. 331p. Tese de doutorado em Ciência da Religião. Faculdade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG, 2009. CALDEIRA, Rodrigo Coppe. Domínios diferenciados e refluxos identitários: o pensamento católico “antimoderno” no Brasil, p. 97-111, Horizonte, v. 2, n. 4, 2009. CITELLI, A. Linguagem e persuasão. 11. ed. São Paulo: Ática, 1997. FIORIN, José Luiz, Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008. GALICANISMO. Aulete Digital. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/galicanismo>. Acesso em: 30 abr. 2017. GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. GONÇALVES, Marcos. As tentações integristas: um estudo sobre as relações entre catolicismo e política no Brasil (1908- 1937). 369p. Tese de doutorado em História. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009. HOBSAWM, E.Era dos Extremos: o breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. KOCH, IngedoreGrunfeld Villaça, Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2011. KRETZER, Altamiro Antônio. Catolicismos em disputa: discursos teológicos em confronto no ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina (1973-2003). 343p. Tese de doutorado em História Cultural. Universidade Federal de santa Catarina. Florianópolis-SC, 2013. LEFEBVRE, Marcel. Do Liberalismo à Apostasia: a Tragédia Conciliar. 2. ed. Niterói: Permanência, 2013. LEFEBVRE, Marcel; MAYER, Antonio de Castro. Carta aberta ao Papa e o Manifesto Episcopal. Fraternidade Sacerdotal Pio X. 2009. Disponível em: <https://www.fsspx.com.br/carta-aberta-ao-papa-e-o-manifesto-episcopal/>. Acesso em: 2 mar. 2017. LEIGOS MISSIONÁRIOS XAVERIANOS. Lumen gentium – luz do povos. 19 MAR. 2012. Disponível em: <http://leigosxaverianos.com.br/2012/03/lumen-gentium-luz-do-povos.html>. Acesso em: 30 abr. 2017. LIBANIO, J. B. A volta à grande disciplina: reflexão teológico-pastoral sobre a atual conjuntura da Igreja. São Paulo: Loyola, 1984. LOURA, Bruno Marinho dos Santos, RCC em Campos dos Goytacazes: efeitos de uma tradição polissêmica, Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu, 2014. MATTEI, R. O Concílio Vaticano II: uma história nunca escrita. São Paulo: Ambiente e costumes, 2013. MAYER, Antônio de Castro. Ecumenismo. Monitor Campista, 1984. MAYER, Antonio Castro. Por um Cristianismo Autêntico. São Paulo: Vera Cruz, 1971. MAYER, Antonio Castro, Anti-Igreja, Jornal Heri et Hodie (de Campos), v. 33, 1986. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. UnitatisRedintegratio. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1964a. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. OrientaliumEcclesiarum. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1964b. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. Lumen Gentium. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1964c. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. Dei Verbum. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1965. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antônio Maria. Acta ApostolicaeSedis, Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1963. MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.).Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. NICOLAU, Marcos. Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa. 2010. Seminários Digitais Parte VI. Curso de Comunicação em Mídias Digitais Pesquisa Aplicada em Comunicação e Mídias Digitais. Disponível em: <http://www.insite.pro.br/elivre/seminario_digital_7.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2017. ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura, efeitos sobre o trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1998. ORLANDI, Eni Puccinelli, A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Brasiliense, 1983. PACELLI, Eugenio. Mysticicorporis. Vaticano: Igreja Catolica Apostólica Romana, 1943. PACELLI, Eugenio. Humani Generis. Vaticano: Igreja Catolica Apostólica Romana, 1950. PADRES DE CAMPOS. Dom Antônio de Castro Mayer: 1948-1988. Quarenta anos de Episcopado. Itaperuna: Damadá, 1988. PADRES DE CAMPOS. Biografia de Dom Antônio de Castro Mayer, Revista Ontem Hoje Sempre, 2001. Disponível em: <https://www.fsspx.com.br/biografia-de-dom-antonio-de-castro-mayer/>. Acesso em: 5 maio 2017. PECCI-PROSPERI-BUZZI, GioacchinoRaffaele Luigi. AeterniPatris. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1879. PILLA, Armando; QUADROS, Cynthia Boos de. Charges: uma leitura orientada pela Análise do Discurso de linha francesa. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. POPPER, Karl R. O liberalismo – algumas teses, p. 13-15. In: ERKENS, Rainer; DOERING, Detmar. (Orgs.) Leituras sobre o liberalismo. 2. ed. (revisada e ampliada). São Paulo: Instituto Friedrich Naumann, julho 2009. RATZINGER, Joseph Aloisius. Porta Fidei. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 2011. RIFAN, Fernando Arêas. Quer Agrade Quer Desagrade. Campos dos Goytacazes: Lobo, 1999. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. SILVA, Fernando Moreno da. As dicotomias saussureanas e suas implicações sobre os estudos linguísticos, p. 38–55, Revelli (Revista de Educação, Linguagem e Literatura), v. 3, n. 2, 2011. SOARES, Marco Antonio, A trajetória da Igreja Local de Campos no Pós Concílio: estudo teológico pastoral sobre os seus atuais desafios e exigências. Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. TEIXEIRA, Faustino. O Concílio Vaticano II e o diálogo inter-religioso. Disponível em: <http://principo.org/o-conclio-vaticano-ii-e-o-dilogo-inter-religioso-faustino-teix.html>. Acesso em: 2 abr. 2017. VERGARA, Sylvia Constant. Método de Pesquisa em Administração, São Paulo: Atlas, 2015. VERITATIS SPLENDOR. Memória e ortodoxia cristãs. Diferenciação entre os documentos pontifícios. Disponível em: <http://www.veritatis.com.br/diferenciacao-entre-os-documentos-pontificios/>. Acesso em: 2017. WEINGARTNER NETO, Jayme. A edificação constitucional do direito fundamental à liberdade religiosa: um feixe jurídico entre a inclusividade e o fundamentalismo. 576p. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Direito. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre-RS, 2006. WHITE, David Allen. The mouth of the Lion. Missouri: Angelus, 1993. WILTGEN, R. O Reno se lança sobre o Tibre: o Concílio desconhecido. Niterói: Permanência, 2007. WOJTYŁA, KarolJózef. Ratio et fides. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/93-
dc.description.abstractThe Second Vatican Council, in the twentieth century, proposed to the whole Church a dialogue with modernity. For Pope John XXIII, it was imminent to gather all clergy to discuss the new course of Christianity. For many, the Council was a happy opportunity to reallocate the role of the Church in the world; For others, this dialogue was the self-demolition of the Catholic faith. Archbishop Antonio de Castro Mayer, a bishop of the diocese of Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro, expressed strong concern about the demands and consequences that the Council could have on the entire structure of the Church which, since the Council of Trent, had not been Need to reform in the temporal sphere. In view of this perspective, the words of Dom Antonio, about the Council, from the point of view of the Discourse Analysis were put forward, which, with an ideological and historical bias, aimed at conceiving a dialectical relationship between the pastoral letters of the bishop of Campos with the Formation of traditionalism in his diocese and a consequent schismatic stance of his clergy and faith in relation to the magisterium of the Church. The Discourse Analysis method is used in the pastoral letters that most clashed with the Second Vatican Council: "Considerations Concerning the Application of the Documents Promulgated by the Second Vatican Council" and "Aggiornamento e Tradição." In these pastoral care are the themes that are most pressing in the concerns of Dom Antonio, which is the danger of the Church in the dialogue with modernity, ecumenism, liberalism and liturgical reform. The analyzes took into account Don Antônio's discursive formation, a deep narrowness with Thomist philosophy, his predilection for nineteenth-century popes, and his political position within the Church during the period in which the letters were written. In this sense, the pastoral care showed the anguish of Dom Antonio before the advancement of the demands of the Council and his concern and exhort his flock to the changes that the Church, after conciliating, began to suffer. Pastoral care is a very important source of research on Catholic traditionalism in Brazil, since it is an important food for the construction of the mentality averse to the Second Vatican Council.pt_BR
dc.description.resumoO Concílio Vaticano II, no século XX, propôs a toda Igreja um diálogo com a modernidade. Para o papa João XXIII, era iminente reunir todo clero para se discutir os novos rumos da cristandade. Para muitos, o Concílio foi uma feliz oportunidade de realocação do papel da Igreja no mundo; para outros, esse diálogo foi a auto demolição da fé católica. Dom Antônio de Castro Mayer, à época conciliar, bispo da diocese de Campos dos Goytacazes – RJ, demonstrou forte preocupação com as demandas e consequências que o Concílio poderia acarretar em toda a estrutura da Igreja que, desde o Concílio de Trento, não passara pela necessidade de reformar-se junto à esfera temporal. Diante desta perspectiva, colocou-se os dizeres de Dom Antônio, acerca do Concílio, sob a ótica da Análise do Discurso, que, primando por um viés ideológico e histórico, visa conceber uma relação dialética entre as cartas pastorais do bispo de Campos com a formação do tradicionalismo em sua diocese e uma consequente postura cismática do seu clero e fies em ralação ao magistério da Igreja. O método da Análise do Discurso é empregado nas cartas pastorais que mais colidiram com o Concílio Vaticano II: Considerações a propósito da aplicação dos documentos promulgados pelo Concílio Vaticano II e Aggiornamento e Tradição. Nestas pastorais estão os temas que mais pululam nas preocupações de Dom Antônio que é o perigo da Igreja no diálogo com a modernidade, o ecumenismo, o liberalismo e a reforma litúrgica. As análises levaram em consideração a formação discursiva de Dom Antônio, profunda estreiteza com a filosofia tomista, sua predileção pelos papas do século XIX e sua posição política dentro da Igreja no período em que as cartas foram redigidas. Nesse sentido, as pastorais demonstraram as angústias de Dom Antônio perante o avanço das demandas conciliares e sua preocupação e exortar seu rebanho em relação às mudanças que a Igreja, pós conciliar, passou a sofrer. As pastorais são uma importantíssima fonte de pesquisa acerca do tradicionalismo católico no Brasil, uma vez que elas são importante alimento para a construção da mentalidade avessa ao Concílio Vaticano II.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-24T18:49:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Henrique Eugênio Spindola da Silva.pdf: 52301819 bytes, checksum: f04b758160d423f5168872ad7f125024 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-24T18:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Henrique Eugênio Spindola da Silva.pdf: 52301819 bytes, checksum: f04b758160d423f5168872ad7f125024 (MD5) Previous issue date: 2017-06-28en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA, Carta de 12 de setembro de 1969. In: História sobre a Administração Apostólica, 48 Perguntas e Respostas sobre o Reconhecimento da Santa Sé. Disponível em: <http://www.adapostolica.org/modules/articles/article.php?id=129>. 13 mar. 2007. Acesso em: 05 maio 2017. ALBERIGO, Giussepe, História dos concílios ecumênicos. São Paulo: Paulus, 1995. ALBERIGO, Giuseppe. “O Concílio Vaticano I (1869-1870)” e “O Concílio Vaticano II (1962-1965)”, p. 393-440. In: ALBERIGO, Giuseppe (Org.). História dos Concílios Ecumênicos. Tradução de José M. de Almeida. São Paulo: Paulus, 1995. ARAÚJO, Filipe. Sede vacante. Disponível em: <http://www.infoescola.com/curiosidades/sede-vacante/>. Acesso em: 30 abr. 2017. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARRETO, Raquel Goulart. Análise de discurso: conversa com EniOrlandi, p. 1-7, Teias, Rio de Janeiro, n. 7, 2006. BEOZZO, José Oscar. Padres conciliadores brasileiros no Vaticano II: participação e proposgrafia 1859-1965. 436p. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo-SP, 2011. BEOZZO, José Oscar. A Igreja do Brasil no Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulinas, 2005. BRANDÃO, Helena H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: Unicamp, 2004. CALDEIRA, Rodrigo Copp. Os baluartes da tradição: a antimodernidade católica brasileira no Concílio Vaticano II. 331p. Tese de doutorado em Ciência da Religião. Faculdade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG, 2009. CALDEIRA, Rodrigo Coppe. Domínios diferenciados e refluxos identitários: o pensamento católico “antimoderno” no Brasil, p. 97-111, Horizonte, v. 2, n. 4, 2009. CITELLI, A. Linguagem e persuasão. 11. ed. São Paulo: Ática, 1997. FIORIN, José Luiz, Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008. GALICANISMO. Aulete Digital. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/galicanismo>. Acesso em: 30 abr. 2017. GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. GONÇALVES, Marcos. As tentações integristas: um estudo sobre as relações entre catolicismo e política no Brasil (1908- 1937). 369p. Tese de doutorado em História. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009. HOBSAWM, E.Era dos Extremos: o breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. KOCH, IngedoreGrunfeld Villaça, Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2011. KRETZER, Altamiro Antônio. Catolicismos em disputa: discursos teológicos em confronto no ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina (1973-2003). 343p. Tese de doutorado em História Cultural. Universidade Federal de santa Catarina. Florianópolis-SC, 2013. LEFEBVRE, Marcel. Do Liberalismo à Apostasia: a Tragédia Conciliar. 2. ed. Niterói: Permanência, 2013. LEFEBVRE, Marcel; MAYER, Antonio de Castro. Carta aberta ao Papa e o Manifesto Episcopal. Fraternidade Sacerdotal Pio X. 2009. Disponível em: <https://www.fsspx.com.br/carta-aberta-ao-papa-e-o-manifesto-episcopal/>. Acesso em: 2 mar. 2017. LEIGOS MISSIONÁRIOS XAVERIANOS. Lumen gentium – luz do povos. 19 MAR. 2012. Disponível em: <http://leigosxaverianos.com.br/2012/03/lumen-gentium-luz-do-povos.html>. Acesso em: 30 abr. 2017. LIBANIO, J. B. A volta à grande disciplina: reflexão teológico-pastoral sobre a atual conjuntura da Igreja. São Paulo: Loyola, 1984. LOURA, Bruno Marinho dos Santos, RCC em Campos dos Goytacazes: efeitos de uma tradição polissêmica, Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu, 2014. MATTEI, R. O Concílio Vaticano II: uma história nunca escrita. São Paulo: Ambiente e costumes, 2013. MAYER, Antônio de Castro. Ecumenismo. Monitor Campista, 1984. MAYER, Antonio Castro. Por um Cristianismo Autêntico. São Paulo: Vera Cruz, 1971. MAYER, Antonio Castro, Anti-Igreja, Jornal Heri et Hodie (de Campos), v. 33, 1986. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. UnitatisRedintegratio. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1964a. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. OrientaliumEcclesiarum. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1964b. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. Lumen Gentium. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1964c. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria. Dei Verbum. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1965. MONTINI, Giovanni Battista Enrico Antônio Maria. Acta ApostolicaeSedis, Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1963. MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.).Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010. NICOLAU, Marcos. Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa. 2010. Seminários Digitais Parte VI. Curso de Comunicação em Mídias Digitais Pesquisa Aplicada em Comunicação e Mídias Digitais. Disponível em: <http://www.insite.pro.br/elivre/seminario_digital_7.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2017. ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura, efeitos sobre o trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1998. ORLANDI, Eni Puccinelli, A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Brasiliense, 1983. PACELLI, Eugenio. Mysticicorporis. Vaticano: Igreja Catolica Apostólica Romana, 1943. PACELLI, Eugenio. Humani Generis. Vaticano: Igreja Catolica Apostólica Romana, 1950. PADRES DE CAMPOS. Dom Antônio de Castro Mayer: 1948-1988. Quarenta anos de Episcopado. Itaperuna: Damadá, 1988. PADRES DE CAMPOS. Biografia de Dom Antônio de Castro Mayer, Revista Ontem Hoje Sempre, 2001. Disponível em: <https://www.fsspx.com.br/biografia-de-dom-antonio-de-castro-mayer/>. Acesso em: 5 maio 2017. PECCI-PROSPERI-BUZZI, GioacchinoRaffaele Luigi. AeterniPatris. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1879. PILLA, Armando; QUADROS, Cynthia Boos de. Charges: uma leitura orientada pela Análise do Discurso de linha francesa. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. POPPER, Karl R. O liberalismo – algumas teses, p. 13-15. In: ERKENS, Rainer; DOERING, Detmar. (Orgs.) Leituras sobre o liberalismo. 2. ed. (revisada e ampliada). São Paulo: Instituto Friedrich Naumann, julho 2009. RATZINGER, Joseph Aloisius. Porta Fidei. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 2011. RIFAN, Fernando Arêas. Quer Agrade Quer Desagrade. Campos dos Goytacazes: Lobo, 1999. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. SILVA, Fernando Moreno da. As dicotomias saussureanas e suas implicações sobre os estudos linguísticos, p. 38–55, Revelli (Revista de Educação, Linguagem e Literatura), v. 3, n. 2, 2011. SOARES, Marco Antonio, A trajetória da Igreja Local de Campos no Pós Concílio: estudo teológico pastoral sobre os seus atuais desafios e exigências. Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. TEIXEIRA, Faustino. O Concílio Vaticano II e o diálogo inter-religioso. Disponível em: <http://principo.org/o-conclio-vaticano-ii-e-o-dilogo-inter-religioso-faustino-teix.html>. Acesso em: 2 abr. 2017. VERGARA, Sylvia Constant. Método de Pesquisa em Administração, São Paulo: Atlas, 2015. VERITATIS SPLENDOR. Memória e ortodoxia cristãs. Diferenciação entre os documentos pontifícios. Disponível em: <http://www.veritatis.com.br/diferenciacao-entre-os-documentos-pontificios/>. Acesso em: 2017. WEINGARTNER NETO, Jayme. A edificação constitucional do direito fundamental à liberdade religiosa: um feixe jurídico entre a inclusividade e o fundamentalismo. 576p. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Direito. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre-RS, 2006. WHITE, David Allen. The mouth of the Lion. Missouri: Angelus, 1993. WILTGEN, R. O Reno se lança sobre o Tibre: o Concílio desconhecido. Niterói: Permanência, 2007. WOJTYŁA, KarolJózef. Ratio et fides. Vaticano: Igreja Católica Apostólica Romana, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discurso. Cartas Pastorais. Concílio Vaticano II. Dom Antônio de Castro Mayer. Modernidade. Tradicionalismo católico.pt_BR
dc.subjectSpeech analysis. Pastoral Letters. Second Vatican Council. Dom Antonio de Castro Mayer. Modernity. Catholic Traditionalism. Media..pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO TRADICIONALISMO CATÓLICO NA DIOCESE DE CAMPOS - RJ: UMA ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO DAS CARTAS PASTORAIS DE DOM ANTÔNIO DE CASTRO MAYERpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Henrique Eugênio Spindola da Silva.pdfDissertação - Henrique Eugênio Spindola da Silva51,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.