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Tipo: Dissertação
Título: O DISCURSO RELIGIOSO APÓS A “MORTE DE DEUS”: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PAUL TILLICH
Autor(es): LOPEZ, JESUS MANUEL ANTONIO MONROY
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Kilpp, Nelson
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado foi caracterizar a possibilidade de reinscrição do discurso religioso e teológico na nossa contemporaneidade, marcada pelo acontecimento da morte de Deus, a partir da obra do filósofo e teólogo Paul Tillich. É possível falar de Deus de maneira séria, além da metafísica, depois do acontecimento da morte de Deus? Sem uma resposta válida todo discurso religioso fica irrelevante. Para dar resposta foi eleito Paul Tillich, que fez crítica a todo sistema metafísico, suprassensível. A verdade do ser ficava presa num mundo além, e desde lá monitorava a verdade deste mundo. Verdade que morava em um Deus inconcessível em sua essência, mas que existia de maneira evidente no pensamento como o ser maior (Anselmo de Cantuária), na interioridade da alma (Agostinho), ou que de maneira indireta se poderia atingir pelos efeitos como Suma Causa (Tomás de Aquino). A partir daí a metafísica criava o alicerce do conhecimento de Deus, como fundamento fundante, nos nomes de Deus. Tudo isto desmoronou com a “morte de Deus”, que é a morte do Deus metafísico judeu – cristão – helênico. A obra realizada por Friedrich Nietzsche destruiu toda possibilidade do suprassensível como fonte do saber do ser, recolocando tudo na finitude da vida como vontade de poder. Isto criou a maior crise do Ocidente caraterizado pela perda de sentido, pela vacuidade, pela insignificação. Não há Deus, não há fundamento. A esta problemática Tillich deu uma resposta que se pretende não metafisica. Ela parte do ser finito, que não tem nenhum suprassensível para fundamentar-se. Finitude que é angustia em si mesmo. Na angústia da insignificância descobriu o Deus acima de Deus que se manifesta no incondicional que aninha no interior do homem como resposta à preocupação fundamental. Descobriu a fé que assume o desespero total do fim da metafísica para criar uma nova relação com o divino a partir do mundo simbólico, já não conceitual e menos ainda literal.
Resumo Alternativo: The primary objective of this master thesis is to characterize the possibility of reinstatement of the religious and theological discourse in our times, marked by the event of the death of God, from the work of philosopher and theologian Paul Tillich. Is it possible to speak of God in a serious way beyond metaphysics, after the event of the death of God? Without a valid answer all religious discourse is irrelevant. In order to answer I chose Paul Tillich, who dares to criticize all metaphysical systems which do not start from the finite and places the heart of truth in the supersensible. The truth of being is trapped in a world beyond, and from there it monitors the whole truth, in a God unpermissible in his essence, but that exists, in an evident way, in thought as the greatest being (St. Anselm), which can be indirectly reached by effects as First Cause (St. Thomas). From that starting point, metaphysics creates the foundation of the knowledge of God, as the fundamental basis, in the names of God. All this collapsed with the "death of God", which is the death of the metaphysical Jewish - Christian – Hellenic God. This was Friedrich Nietzsche's work and it destroyed all possibility of the supersensible as a source of knowledge, replacing it all by the finitude of life as will to power. This created the greatest crisis of the West, characterized by loss of meaning, emptiness, insignificance. There is no God, there is no foundation. To this deeply distressing problem, Tillich responds with an answer that does not intend to be metaphysic: it starts from the finite being, which has no supersensible to support himself. In the anguish of insignificance, he discovers the God above God, manifested in the Unconditional which nests inside man as a response to the fundamental concern. He finds the faith that recognizes the utter despair at the end of metaphysics, to create a new relationship with the divine from the symbolic world (no longer conceptual and much less literal). In this new language there is the possibility of historical interpretation on the concept of theonomy.
Palavras-chave: Metafísica, existencialismo, morte de Deus, incondicionalidade, coragem de ser, Deus acima de Deus.
Metaphysics, existentialism, death of God, unconditionality, courage of being, God above God.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/90
Data do documento: 21-Mai-2015
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