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Tipo: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO DO DOCENTE E O ENSINO RELIGIOSO: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO MUNICIPAL DE ITABELA/BA
Autor(es): LODI, JOELITA FARIAS SILVA
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Kilpp, Nelson
Segundo membro da banca: Junior, Orivaldo Pimentel Lopes
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: O presente trabalho dissertativo está pautado na formação docente para a prática profissional da disciplina Ensino Religioso do Ensino Fundamental do Colégio Municipal de Itabela/BA, da rede pública. Conquanto, apresenta-se a trajetória do ensino religioso no Brasil desde o período colonial aos dias atuais, que teve sua abordagem enraizada em um caráter doutrinário e catequético. Ao longo do tempo perdeu sua identidade e seu papel no ambiente escolar. Ocorre que atualmente a LDB 9394/1996 põe a disciplina como parte do núcleo comum da estrutura curricular das escolas públicas brasileira, proibindo qualquer tipo de proselitismo. Outro ponto refere-se à ausência de docentes qualificados para lecionarem o Ensino Religioso, prejudicando o estudo do fenômeno religioso na sala de aula através de uma prática pedagógica baseada numa concepção catequética ou teológica.
Resumo Alternativo: This dissertative work is guided by the teacher formation for professional practice of Religious Education discipline of Primary Education public school of the City of Itabela, Bahia. Although it presents the trajectory of religious education in Brazil since the colonial period to the present day, which had its approach rooted in a doctrinal and catechetical character. Over time, it lost its identity and its role in the school environment. Occurs that currently the LDB 9394/1996 puts discipline as part of the common core curriculum structure of Brazilian public schools, forbidding any kind of proselytizing. Another point refers to the absence of qualified teachers to teach Religious Education, hindering the study of the religious phenomenon in the classroom through a pedagogical practice based on a catechetical or theological conception.
Palavras-chave: Aspectos Históricos. Ensino Religioso. Formação Docente
Historical Aspects. Religious Teach. Teacher Training.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALMEIDA, Eninéia Maria de. História do Ensino Religioso e da Formação de Professores no Estado da Bahia. Disponível em: http://www.gper.com.br/newsletter/fb8cc2b2440bf6502284d089d6cae994.pdf. Acesso em: 29/10/2015. ALVES, Diego Dener. Criminalização da homofobia e a possibilidade de confronto com a liberdade religiosa e de expressão das Igrejas Cristãs Brasileiras. Publicado 12/2010. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/18054/projeto-de-lei-da-camara-n- 122-2006 >. Acesso em: 20/09/2015. ARAÚJO, Adilson César de. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. PPGE/UnB. Brasília. Dissertação de Mestrado, mimeog. 2000. Disponível em: <www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/download/116/305>. Acesso em: 30/102015. AULETE, Caldas. Religião. Minidicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/religi%C3%A3o > Acesso em: 03/11/2015. BAHIA, Palácio do Governo do Estado. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/89
Data do documento: 19-Jan-2016
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