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Tipo: Dissertação
Título: O FENÔMENO RELIGIOSO NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO NO IFES: ANÁLISE DO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Autor(es): PEGORETTE, JOSEMAR FRANCISCO
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Segundo membro da banca: Lima, Marcelo
Terceiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Resumo: Esta dissertação objetivou compreender como o fenômeno religioso é retratado nos programas de ensino médio, do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado do Espírito Santo, a partir dos manuais de Filosofia e Sociologia, selecionados através do Programa Nacional do Livro Didático-2011, considerando que pela primeira vez as obras referentes às duas disciplinas foram disponibilizadas no programa para seleção pelos professores. Direcionamos a primeira parte da pesquisa para apresentação do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. No mesmo espaço, detalhamos as obras de sociologia e filosofia a serem analisadas e, em seguida, os objetivos e a filosofia do Programa Nacional do Livro Didático. Na sequência, apresentamos a discussão teórica para a definição de fenômeno religioso com base nos estudos eliadianos e durkheimianos, visando sustentar a importância da presença do tema nos programas de ensino médio. Nas terceira e quarta parte, definimos a metodologia a ser utilizada, com base na pesquisa qualitativa, quando pudemos registrar a opinião dos professores especialistas do Instituto, que lecionam as disciplinas de sociologia e filosofia, comparando-a com a visão dos autores dos livros didáticos, possibilitando o encontro com a base teórica definida e as propostas do Programa Nacional do Livro Didático. Por fim, as conclusões apontaram, dentre outras possibilidades, as dificuldades de ter um material didático que contemple todas as características e, ainda, que a ausência de determinados conteúdos se dá em razão da linha editorial e das perspectivas teóricas que orientam o currículo em determinados períodos históricos
Resumo Alternativo: This essay compelled us to understand how the religious phenomenon is portrayed in policies of high school educational program, issued by the federal institute of education and technology, in the state of Espírito Santo. Based upon the textbook of philosophy and sociology, selected through the national textbook-2011 program. Concerning about that, for the first time, the work related to both subjects were available in the program to be chosen by the teachers. We describe the first chapter of our survey to display and introduce the federal institute of educational and technology of the state of Espírito Santo. Also, in the same field work we convey full details, concerned philosophy and sociology work to be evaluated, and, afterwards, the aims, and a philosophy of national program of textbook, in sequence, we will present a theoretical discussion to define the religious phenomenon according to the Durkheimians and Elidians theory, with the intention of supporting the importance maintaining the theme linked to the high school program. The, thirdly and fourth parts, we defined the methodology to be used, based on the qualitative polls, when we can report the teachers opinions in which are they the Institute Especialists, teaching the subjects of philosophy and sociology, comparing with the textbook author's view points, making possible the basics relationship with the theoretical definition, and the national textbook program purposes. Lastly! The conclusion pointed, among other possibilities, difficulties of having a textbook materials that include all the theoretical features. And, furthermore, the lack of certain contents might happen in spite of the editorial line, plus the theoretical perspectives that guide the curriculum in certain historical periods.
Palavras-chave: Educação. Fenômeno Religioso. Ensino Médio. Livros didáticos.
Keywords: Education. Religious phenomenon. High school. Textbook. Certificado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ADORNO, Theodoro W. Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2005. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1970. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando, Introdução à Filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. ARANHA, Maria Lucia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando - Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011. CHIZZIOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. COTRIM, Gilberto. FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2009. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Coleção: a Obra Prima de cada Autor. São Paulo: Martin Claret, 2003. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia, Trad. Lourenço Filho, 4 ed. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/84
Data do documento: 2-Jul-2015
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