Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/84
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745822194240257pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.creatorPEGORETTE, JOSEMAR FRANCISCO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7705984073371991pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-23T20:10:21Z-
dc.date.available2015-07-02-
dc.date.available2018-08-23T20:10:21Z-
dc.date.issued2015-07-02-
dc.identifier.citationADORNO, Theodoro W. Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2005. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1970. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando, Introdução à Filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. ARANHA, Maria Lucia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando - Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011. CHIZZIOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. COTRIM, Gilberto. FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2009. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Coleção: a Obra Prima de cada Autor. São Paulo: Martin Claret, 2003. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia, Trad. Lourenço Filho, 4 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1955. DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Paulinas, 1989. DURKHEIM, Émille. Educação e sociologia, Trad. Lourenço Filho, 4 Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1985. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 2013. FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002. GARCHET, Helena Maria Bomeny& MEDEIROS, Bianca Stella Pinheiro de Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. v. único. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 02/07/2015. 83 GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1989. GIROUX, A. Henry. Os professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto alegre: Artes Médicas, 1977. GONÇALVES, Albertino. Métodos e Técnicas de Investigação Social. Programa, Conteúdo e Métodos de Ensino Teórico e Prático. Universidade do Minho: Portugal: Instituto de Ciências Sociais, 2004. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD 2012: Filosofia. Secretaria de Educação Básica Brasília, 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD 2012: Sociologia. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD: Filosofia-ensino médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD: Sociologia-ensino médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2014. HABERMAS, Jürgen. O futuro da Natureza Humana. Trad. João Carlos Loureiro. Portugal: Coimbra, 2006. JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Martins Fontes, 1974. MARCONDES, Filho, Ciro. Ideologia: o que todo cidadão precisa saber sobre. São Paulo: Global, 1985. MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004. NICOLESCU. Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lucia Pereira de Souza. 3 ed. São Paulo:Triom, 2008. OLIVEIRA, Lilian Blanck de et al. Ensino religioso no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. ORDEM ROSACRUZ. Trad. Edith Carvalho Negraes. O Livro dos Mortos do Antigo Egito. São Paulo: Hemus, 1982. OTA, Ivete Aparecida. O Livro Didático de Língua Portuguesa no Brasil. Curitiba-PR: UFPR, 2009. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 02/07/2015. 84 ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003. SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 16 ed. Campinas- SP: Autores Associados, 2004. SCHIFFMAN. L, KANUN, L. Comportamento do consumidor. São Paulo: LTC. 6 ed. 2000. SUETH, José Candido Rifan et etal. A Trajetória de 100 anos dos eternos titãs. Vitória-ES: IFES, 2009. TRAGTEMBERG, Mauricio. Dermeval Saviani. História das Ideias Pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 1999. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Manual do professor. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. ZIZEK, Slavoj. O espectro da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. ARTIGOS CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3: p. 549-566, 2004. LEENHARD Jacques. Caminhos Teóricos para o Estudo das Religiões. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano V, n. 14, p. 3-13, 2012-Disponível em:<http://www.dhi.uem.br/gtreligiao /index.html.>. Acesso em: 29 out. 2013. GILZ, Claudino. O Livro Didático e o Ensino Religioso. In: JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM TEOLOGIA E HUMANIDADES- II JOINTH – 2012, Curitiba-PR, Anais. Curitiba: PUCPR, 2012, p. 74-87. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/2jointh>. Acesso em: 8 out. 2014. GILZ, Claudino e JUNQUEIRA, Sérgio R. A. As implicações do livro didático na formação do professor de ensino religioso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO – VI EDUCERE. 2006, Curitiba-PR. Anais. Curitiba. Ed. PUCPR, 2006. p. 359-368. Disponível, em: <http://www.pucpr.br/eventos/ educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-034-TC.pdf>. Acesso em: 6 out. 2014. OLIVEIRAS, Tânia Modesto Veludo. Amostragens não probabilísticas: adequações de situações para uso e limitações das amostras por conveniência, julgamento e quotas. Revista de Administração online. v. 2. n. 3. FECAP. p. 1-15, 2001. Disponível em:<http:www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.html>. Acesso em: 7 out. 2014. PINTO JUNIOR, Arnaldo. Livros didáticos de história para as séries iniciais do ensino fundamental: entre propostas estimulantes e abordagens tradicionais. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; (Org.), STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 02/07/2015. O livro didático de 85 história: políticas educacionais, pesquisa e ensino. Natal: EDUFRN, p. 67-76, 2007. (COLEÇÃO: de História – parte II). POMPA, Cristina. Introdução ao Dossiê Religião e Espaço Público: Repensando Conceitos e Contextos. Religião e Sociedade. Rio de Janeiro: v. 32. n. 1, .p. 159-166, 2012. Disponível em: php?Pid=S0100-85872012000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 nov. 2014. DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, Curitiba: UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/84-
dc.description.abstractThis essay compelled us to understand how the religious phenomenon is portrayed in policies of high school educational program, issued by the federal institute of education and technology, in the state of Espírito Santo. Based upon the textbook of philosophy and sociology, selected through the national textbook-2011 program. Concerning about that, for the first time, the work related to both subjects were available in the program to be chosen by the teachers. We describe the first chapter of our survey to display and introduce the federal institute of educational and technology of the state of Espírito Santo. Also, in the same field work we convey full details, concerned philosophy and sociology work to be evaluated, and, afterwards, the aims, and a philosophy of national program of textbook, in sequence, we will present a theoretical discussion to define the religious phenomenon according to the Durkheimians and Elidians theory, with the intention of supporting the importance maintaining the theme linked to the high school program. The, thirdly and fourth parts, we defined the methodology to be used, based on the qualitative polls, when we can report the teachers opinions in which are they the Institute Especialists, teaching the subjects of philosophy and sociology, comparing with the textbook author's view points, making possible the basics relationship with the theoretical definition, and the national textbook program purposes. Lastly! The conclusion pointed, among other possibilities, difficulties of having a textbook materials that include all the theoretical features. And, furthermore, the lack of certain contents might happen in spite of the editorial line, plus the theoretical perspectives that guide the curriculum in certain historical periods.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou compreender como o fenômeno religioso é retratado nos programas de ensino médio, do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado do Espírito Santo, a partir dos manuais de Filosofia e Sociologia, selecionados através do Programa Nacional do Livro Didático-2011, considerando que pela primeira vez as obras referentes às duas disciplinas foram disponibilizadas no programa para seleção pelos professores. Direcionamos a primeira parte da pesquisa para apresentação do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. No mesmo espaço, detalhamos as obras de sociologia e filosofia a serem analisadas e, em seguida, os objetivos e a filosofia do Programa Nacional do Livro Didático. Na sequência, apresentamos a discussão teórica para a definição de fenômeno religioso com base nos estudos eliadianos e durkheimianos, visando sustentar a importância da presença do tema nos programas de ensino médio. Nas terceira e quarta parte, definimos a metodologia a ser utilizada, com base na pesquisa qualitativa, quando pudemos registrar a opinião dos professores especialistas do Instituto, que lecionam as disciplinas de sociologia e filosofia, comparando-a com a visão dos autores dos livros didáticos, possibilitando o encontro com a base teórica definida e as propostas do Programa Nacional do Livro Didático. Por fim, as conclusões apontaram, dentre outras possibilidades, as dificuldades de ter um material didático que contemple todas as características e, ainda, que a ausência de determinados conteúdos se dá em razão da linha editorial e das perspectivas teóricas que orientam o currículo em determinados períodos históricospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-23T20:10:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josemar Francisco Pegorette.pdf: 28125377 bytes, checksum: bba78bab2f641abe5b26d72245bbe403 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T20:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josemar Francisco Pegorette.pdf: 28125377 bytes, checksum: bba78bab2f641abe5b26d72245bbe403 (MD5) Previous issue date: 2015-07-02en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADORNO, Theodoro W. Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2005. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1970. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando, Introdução à Filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. ARANHA, Maria Lucia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando - Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011. CHIZZIOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. COTRIM, Gilberto. FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2009. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Coleção: a Obra Prima de cada Autor. São Paulo: Martin Claret, 2003. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia, Trad. Lourenço Filho, 4 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1955. DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Paulinas, 1989. DURKHEIM, Émille. Educação e sociologia, Trad. Lourenço Filho, 4 Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1985. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 2013. FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002. GARCHET, Helena Maria Bomeny& MEDEIROS, Bianca Stella Pinheiro de Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. v. único. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 02/07/2015. 83 GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1989. GIROUX, A. Henry. Os professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto alegre: Artes Médicas, 1977. GONÇALVES, Albertino. Métodos e Técnicas de Investigação Social. Programa, Conteúdo e Métodos de Ensino Teórico e Prático. Universidade do Minho: Portugal: Instituto de Ciências Sociais, 2004. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD 2012: Filosofia. Secretaria de Educação Básica Brasília, 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD 2012: Sociologia. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD: Filosofia-ensino médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos PNLD: Sociologia-ensino médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2014. HABERMAS, Jürgen. O futuro da Natureza Humana. Trad. João Carlos Loureiro. Portugal: Coimbra, 2006. JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Martins Fontes, 1974. MARCONDES, Filho, Ciro. Ideologia: o que todo cidadão precisa saber sobre. São Paulo: Global, 1985. MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004. NICOLESCU. Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lucia Pereira de Souza. 3 ed. São Paulo:Triom, 2008. OLIVEIRA, Lilian Blanck de et al. Ensino religioso no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. ORDEM ROSACRUZ. Trad. Edith Carvalho Negraes. O Livro dos Mortos do Antigo Egito. São Paulo: Hemus, 1982. OTA, Ivete Aparecida. O Livro Didático de Língua Portuguesa no Brasil. Curitiba-PR: UFPR, 2009. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 02/07/2015. 84 ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003. SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 16 ed. Campinas- SP: Autores Associados, 2004. SCHIFFMAN. L, KANUN, L. Comportamento do consumidor. São Paulo: LTC. 6 ed. 2000. SUETH, José Candido Rifan et etal. A Trajetória de 100 anos dos eternos titãs. Vitória-ES: IFES, 2009. TRAGTEMBERG, Mauricio. Dermeval Saviani. História das Ideias Pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 1999. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Manual do professor. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. ZIZEK, Slavoj. O espectro da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. ARTIGOS CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3: p. 549-566, 2004. LEENHARD Jacques. Caminhos Teóricos para o Estudo das Religiões. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano V, n. 14, p. 3-13, 2012-Disponível em:<http://www.dhi.uem.br/gtreligiao /index.html.>. Acesso em: 29 out. 2013. GILZ, Claudino. O Livro Didático e o Ensino Religioso. In: JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM TEOLOGIA E HUMANIDADES- II JOINTH – 2012, Curitiba-PR, Anais. Curitiba: PUCPR, 2012, p. 74-87. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/2jointh>. Acesso em: 8 out. 2014. GILZ, Claudino e JUNQUEIRA, Sérgio R. A. As implicações do livro didático na formação do professor de ensino religioso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO – VI EDUCERE. 2006, Curitiba-PR. Anais. Curitiba. Ed. PUCPR, 2006. p. 359-368. Disponível, em: <http://www.pucpr.br/eventos/ educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-034-TC.pdf>. Acesso em: 6 out. 2014. OLIVEIRAS, Tânia Modesto Veludo. Amostragens não probabilísticas: adequações de situações para uso e limitações das amostras por conveniência, julgamento e quotas. Revista de Administração online. v. 2. n. 3. FECAP. p. 1-15, 2001. Disponível em:<http:www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.html>. Acesso em: 7 out. 2014. PINTO JUNIOR, Arnaldo. Livros didáticos de história para as séries iniciais do ensino fundamental: entre propostas estimulantes e abordagens tradicionais. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; (Org.), STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Certificado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória – 02/07/2015. O livro didático de 85 história: políticas educacionais, pesquisa e ensino. Natal: EDUFRN, p. 67-76, 2007. (COLEÇÃO: de História – parte II). POMPA, Cristina. Introdução ao Dossiê Religião e Espaço Público: Repensando Conceitos e Contextos. Religião e Sociedade. Rio de Janeiro: v. 32. n. 1, .p. 159-166, 2012. Disponível em: php?Pid=S0100-85872012000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 nov. 2014. DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, Curitiba: UFPR, n. 24, p. 213-225, 2004.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação. Fenômeno Religioso. Ensino Médio. Livros didáticos.pt_BR
dc.subjectKeywords: Education. Religious phenomenon. High school. Textbook. Certificadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO FENÔMENO RELIGIOSO NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO NO IFES: ANÁLISE DO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Josemar Francisco Pegorette.pdfDissertação - Josemar Francisco Pegorette27,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.