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dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745822194240257pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.creatorPEGORETTE, JOSEMAR FRANCISCO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7705984073371991pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-23T20:10:21Z-
dc.date.available2015-07-02-
dc.date.available2018-08-23T20:10:21Z-
dc.date.issued2015-07-02-
dc.identifier.citationADORNO, Theodoro W. Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2005. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1970. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando, Introdução à Filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. ARANHA, Maria Lucia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando - Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011. CHIZZIOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. COTRIM, Gilberto. FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2009. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Coleção: a Obra Prima de cada Autor. São Paulo: Martin Claret, 2003. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia, Trad. Lourenço Filho, 4 ed. 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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/84-
dc.description.abstractThis essay compelled us to understand how the religious phenomenon is portrayed in policies of high school educational program, issued by the federal institute of education and technology, in the state of Espírito Santo. Based upon the textbook of philosophy and sociology, selected through the national textbook-2011 program. Concerning about that, for the first time, the work related to both subjects were available in the program to be chosen by the teachers. We describe the first chapter of our survey to display and introduce the federal institute of educational and technology of the state of Espírito Santo. Also, in the same field work we convey full details, concerned philosophy and sociology work to be evaluated, and, afterwards, the aims, and a philosophy of national program of textbook, in sequence, we will present a theoretical discussion to define the religious phenomenon according to the Durkheimians and Elidians theory, with the intention of supporting the importance maintaining the theme linked to the high school program. The, thirdly and fourth parts, we defined the methodology to be used, based on the qualitative polls, when we can report the teachers opinions in which are they the Institute Especialists, teaching the subjects of philosophy and sociology, comparing with the textbook author's view points, making possible the basics relationship with the theoretical definition, and the national textbook program purposes. Lastly! The conclusion pointed, among other possibilities, difficulties of having a textbook materials that include all the theoretical features. And, furthermore, the lack of certain contents might happen in spite of the editorial line, plus the theoretical perspectives that guide the curriculum in certain historical periods.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou compreender como o fenômeno religioso é retratado nos programas de ensino médio, do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado do Espírito Santo, a partir dos manuais de Filosofia e Sociologia, selecionados através do Programa Nacional do Livro Didático-2011, considerando que pela primeira vez as obras referentes às duas disciplinas foram disponibilizadas no programa para seleção pelos professores. Direcionamos a primeira parte da pesquisa para apresentação do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. No mesmo espaço, detalhamos as obras de sociologia e filosofia a serem analisadas e, em seguida, os objetivos e a filosofia do Programa Nacional do Livro Didático. Na sequência, apresentamos a discussão teórica para a definição de fenômeno religioso com base nos estudos eliadianos e durkheimianos, visando sustentar a importância da presença do tema nos programas de ensino médio. Nas terceira e quarta parte, definimos a metodologia a ser utilizada, com base na pesquisa qualitativa, quando pudemos registrar a opinião dos professores especialistas do Instituto, que lecionam as disciplinas de sociologia e filosofia, comparando-a com a visão dos autores dos livros didáticos, possibilitando o encontro com a base teórica definida e as propostas do Programa Nacional do Livro Didático. Por fim, as conclusões apontaram, dentre outras possibilidades, as dificuldades de ter um material didático que contemple todas as características e, ainda, que a ausência de determinados conteúdos se dá em razão da linha editorial e das perspectivas teóricas que orientam o currículo em determinados períodos históricospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-23T20:10:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josemar Francisco Pegorette.pdf: 28125377 bytes, checksum: bba78bab2f641abe5b26d72245bbe403 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T20:10:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Josemar Francisco Pegorette.pdf: 28125377 bytes, checksum: bba78bab2f641abe5b26d72245bbe403 (MD5) Previous issue date: 2015-07-02en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADORNO, Theodoro W. Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2005. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1970. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando, Introdução à Filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. ARANHA, Maria Lucia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando - Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011. CHIZZIOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995. COTRIM, Gilberto. FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2009. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Coleção: a Obra Prima de cada Autor. São Paulo: Martin Claret, 2003. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia, Trad. Lourenço Filho, 4 ed. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação. Fenômeno Religioso. Ensino Médio. Livros didáticos.pt_BR
dc.subjectKeywords: Education. Religious phenomenon. High school. Textbook. Certificadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO FENÔMENO RELIGIOSO NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO NO IFES: ANÁLISE DO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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