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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ENSINO RELIGIOSO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE VILA VELHA – ES
metadata.dc.creator: LOUVEM, JOSIANE DE CÁSSIA
metadata.dc.contributor.advisor1: Ulrich, Claudete Beise
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Osvaldo Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: La Paz, Nivia Ivette Núñez de
metadata.dc.contributor.referee3: Ulrich, Claudete Beise
metadata.dc.description.resumo: A disciplina do Ensino Religioso como área do conhecimento humano, com o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/96 em alteração da redação desse mesmo artigo; oficializada com a promulgação da Lei nº 9475/97 articula-se a partir da escola, sendo este um espaço marcado pela diversidade cultural e religiosa. O conhecimento religioso deve ficar ao lado de outros, colaborando para o aprofundamento da vida coletiva, o respeito às diversidades cultural e religiosa e a vivência cidadã dos/as alunos/as. Para que isto aconteça é necessária uma sólida formação docente, baseada nas Ciências das Religiões, que tenha como objeto de estudo o fenômeno religioso, conforme os Parâmetros Curriculares Nacional do Ensino Religioso (PCNER’s), elaborados pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER). O Ensino Religioso em Vila Velha, Espírito Santo está também ancorado na Lei Nacional, e de Diretrizes e Bases da Educação. No Estado do Espírito Santo não há ainda um curso de Licenciatura em Ensino Religioso. Percebe-se que a falta de formação na área do conhecimento interfere significativamente no crescimento, desenvolvimento e valorização profissionais, bem como no Ensino Religioso enquanto disciplina. A pesquisa de caráter qualitativa, com questionamento estruturado, realizada com três professores e uma professora de Ensino Religioso que atuam no Ensino Fundamental, nas Unidades Municipais de Ensino Fundamental (UMEF) Professor Darcy Ribeiro e Deputado Paulo Sergio Borges, no bairro Morada da Barra/ Vila Velha/ES, demonstrou que a professora e os professores que lecionam a disciplina têm suas formações iniciais em outra área do conhecimento. A professora estava cursando mestrado em Ciências das Religiões, um professor tinha curso de especialização em Ensino Religioso, outro professor fez um curso de complementação em Ensino Religioso, promovido pelo CONERES e, outro ainda não deixou muito clara a sua formação nesta área do conhecimento. Observou-se que os professores e a professora de ER, no já citado município, tem como base de sua prática o respeito à diversidade religiosa, para a construção da cidadania, o que evidencia, que a teoria está muito clara. No entanto, ainda necessita se tornar uma prática mais eficaz no cotidiano escolar, para que isto aconteça é necessária uma contínua formação nesta área do conhecimento humano. Apontou-se então para a Conclusão, indicando para possibilidades de novos estudos sobre a importância da formação inicial num curso de Licenciatura em Ensino Religioso para que a prática docente nessa área do conhecimento esteja firmada na dimensão da cidadania, desenvolvendo o respeito às diversidades religiosa e cultural brasileiras, não somente na teoria, mas na prática escolar. Para isto, o Ensino Religioso precisa ir além do ensino sobre valores morais e éticos e se firmar nos conteúdos propostos pelos PCNER’s. A pesquisa, teórica, baseou-se nos seguintes pesquisadores e pesquisadoras do Ensino Religioso: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Gilz Claudino, Lurdes Caron, Edile Fracaro Rodrigues, Paulo Freire, Jacques Delors, João Décio Passos, Eliane Maura Littig Milhomem Freitas, Fabiano Aparecido Costa Leite, Manfredo Carlos Wachs, Isabel Alarcão, entre outros/as.
Abstract: The discipline of Religious Education as an area of human knowledge, with article 33 of the Law of Guidelines and Bases of Education / 96 to change the wording of that same article; Made official with the enactment of Law no. 9475/97 is articulated from the school, which is a space marked by cultural and religious diversity. Religious knowledge should stand with others, helping to deepen collective life, respect for cultural and religious diversity, and the citizen's experience of the students. In order for this to happen, the solid teacher education based on the Sciences of Religions is needed, with the object of studying the religious phenomenon, according to the National Curriculum Parameters of Religious Education (PCNER's), elaborated by the Permanent National Forum of Religious Education (FONAPER). Religious Education in Vila Velha, Espírito Santo is also anchored in the National Law, and Guidelines and Bases of Education. In the State of Espírito Santo there is no Bachelor's degree in Religious Education. It is perceived that the lack of training in the area of knowledge significantly interferes in the growth, development and appreciation professionals, as well as in Religious Education as a discipline. The research of a qualitative nature, with structured questioning, carried out with three teachers and the Religious Education teacher who work in Elementary School, in the Municipal Units of Elementary School (UMEF) Professor Darcy Ribeiro and Deputy Paulo Sergio Borges, in the neighborhood Address Da Barra / Vila Velha / ES, demonstrated that the teacher and teachers who teach the discipline have their initial training in another area of knowledge. The teacher was a Master's degree in Religious Sciences, a teacher had a specialization course in Religious Education, another teacher did a complementary course in Religious Education, promoted by CONERES, and another has not made very clear his training in this area of Knowledge. It was observed that the teachers and the teacher of RE, in the aforementioned municipality, are based on their practice respect for religious diversity, for the construction of citizenship, which shows that the theory is very clear. However, it still needs to become a more effective practice in everyday school, for this to happen to continuous training in this area of human knowledge is required. It was then pointed out to the Conclusion, indicating to possibilities of new studies on the importance of the initial formation in a degree course in Religious Teaching so that the teaching practice in this area of knowledge is firmly established in the dimension of citizenship, Developing respect for religious and cultural, not only in theory but in school practice. For this, Religious Education must go beyond teaching about moral and ethical values and firm in the contents proposed by the PCNER's. Theoretical research was based on the following researchers of Religious Education: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Gilz Claudino, Lourdes Caron, Edile Fracaro Rodrigues, Paulo Freire, Jacques Delors, João Décio Passos, Eliane Maura Littig Milhomem Freitas, Fabiano Aparecido Costa Leite, Manfredo Carlos Wachs, Isabel Alarcão, among others.
Keywords: Ensino Religioso, Ciências das Religiões, prática docente, Diversidade Religiosa, Cidadania.
Religious Education, Sciences of Religions, teaching practice, Religious Diversity, Citizenship.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/83
Issue Date: 6-Jun-2017
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