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Tipo: Dissertação
Título: A RELIGIÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DISCURSIVAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SERRA–ES
Autor(es): RODRIGUES, LETICIA ARAUJO
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: A presente dissertação de mestrado se propôs a conhecer e analisar as falas das profissionais de educação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Serra a respeito da presença da religião em um espaço público de educação infantil. Para que esse objetivo fosse alcançado, esta pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou o método dialético, tendo como técnica de coleta dos dados o grupo focal. Além disso, o trabalho tomou como referência para análise das falas das educadoras o conceito de discurso de Bakhtin. Esta dissertação está dividida em três capítulos; o primeiro aborda a teoria dos Gêneros do Discurso de Mikhail Bakhtin e o percurso histórico do ensino da religião na escola pública brasileira. O segundo trata da história da Educação Infantil e os discursos que fizeram parte da construção dessa etapa educacional, assim como uma breve análise da Orientação Curricular do Município da Serra de Educação Infantil e Ensino Fundamental com a religião em foco. E o capítulo três traz o caminho metodológico utilizado na pesquisa e a análise dos dados obtidos. A conclusão do trabalho foi de que as educadoras não tinham uma opinião formada sobre o assunto, apresentavam discursos contraditórios, não mantendo um único posicionamento diante dos questionamentos. Desse modo, entendeu-se que existe uma grande dificuldade em trabalhar a religião na educação infantil, que está ligada à falta de uma formação especializada. Tal formação poderia ser de responsabilidade da Ciência da Religião, que pensa em uma educação voltada para o conhecimento religioso, para o pluralismo das crenças e para a alteridade, assegurando o respeito à diversidade religiosa e a compreensão da importância de todas as formas de fé.
Resumo Alternativo: This master's degree thesis has determined to know and analyze the speeches of educators of a Public Elementary School in Serra concerning the presence of religion in a public environment for Elementary Education. In order to achieve this objective, this research was qualitative in nature and followed the dialectic method, having the focus group as its approach for data collection. Besides, this work took Bakhtin's discourse concept as reference for the analysis of the teacher's discourses. This thesis is divided into three chapters. The first one concern about Mikhail Bakhtin's theory of speech genres and the historic development of religious teaching in Brazilian public schools. The second deals with the history of Elementary Education and the discourses that were part of the construction of this educational step, and also a brief analysis of Serra's Elementary Education Curriculum with religion in focus. The third chapter presents the methodological path used in the research and the analysis of the data collected. The work's conclusion was that educators did not have a definite opinion on the issue at hand, and showed contradictory speeches and don’t keeping a single position when asked. Thus, it was concluded that approaching religion in Elementary Education is difficult, which can be due to a lack of specialized educators. Such specialization could be assigned to the Science of Religion, which contemplates an education aimed at religious knowledge, diversity of belief and alterity; secured the respect
Palavras-chave: Educação Infantil, Religião, Cotidiano Escolar.
Elementary Education, Religion, Daily at School.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006. ______. M. (VOLÓSHINOV, V.) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995 BARBOSA, E. F.; GOMES, E. S. A Técnica de Grupos Focais para Obtenção de Dados Qualitativos. Educativa, Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais. (Publicação interna). Fevereiro/1999. BRANCO, J C. A presença do discurso religioso em uma Escola de Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Duque de Caxias. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação, UFRJ, 2012. ______. J. C. Ocupando espaços: a presença da religião em uma escola pública de Educação Infantil do município de Duque de Caxias. In: VII Jornada de Alunos do PPGA-UFF: Antropologia da Ação, 2013, Niterói. Anais da VII Jornada de Alunos do PPGA-UFF: Antropologia da Ação, 2013. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. ______. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/79
Data do documento: 17-Out-2016
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