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dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cleinton Roberto Perpeto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9603711186053943pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Antonio Vidal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.creatorNETO, LIBANIO LOPES COSTA-
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dc.date.accessioned2018-08-23T18:00:05Z-
dc.date.available2015-12-10-
dc.date.available2018-08-23T18:00:05Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationAção Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, em que a Procuradoria Geral da República questiona o ensino religioso confessional (aquele vinculado a uma religião específica) nas escolas da rede oficial de ensino do país. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/. Acesso 23 mai. 2015. Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, em que a Procuradoria Geral da República questiona o ensino religioso confessional (aquele vinculado a uma religião específica) nas escolas da rede oficial de ensino do país. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/. Acesso 23 mai. 2015. ADEODATO, João Maurício. Bases para uma metodologia da pesquisa em Direito. Revista CEJ. Brasília. n 7. jan/abr. 1999, p. 143-150. ANDRADE, Cássio Cavalcante. Direito Educacional: Interpretação do Direito constitucional à educação. Belo Horizonte, 2010, p. 60- 67. APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/77-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the insertion of Religious Education discipline (ER) in the municipality of Santarém, State of Pará, in the period 2008 to 2014.O problem raised in the survey was: The insertion of ER in the municipality of Santarém is in line with the principle of secularism? The aim of the study was to analyze the educational standards applied to the regulation of matters and measures undertaken by SEMED to make it effective in municipal education. The research is the Document type, particularly sustained in the legal bases that deal with religious teaching in basic education, especially in Fundamnetal Education. A qualitative approach was followed in the theoretical and methodological framework, based on secularism categories and the right to education. The survey revealed that in period de 2008- 2014 the municipality of Santarém has overcome the confessional interpretation of discipline, yet still have an interpretive tangle between the historical understanding of religions and "ethical" values of the phenomena, and Christianity as the basis dominant. Therefore, even if the religious education compulsory subject in primary education in public schools, it was realized that there is no clarity on the part of those responsible for curriculum course, didactic methodology to be followed due to lack of clarity in the public sphere about role of religion in human development.pt_BR
dc.description.resumoReligioso. Laicidade Education. Right to education. Santarém-PApt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-23T18:00:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Libanio Lopes Costa Neto.pdf: 12610621 bytes, checksum: 40e03b2b972a509163855a8f1d8004eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T18:00:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Libanio Lopes Costa Neto.pdf: 12610621 bytes, checksum: 40e03b2b972a509163855a8f1d8004eb (MD5) Previous issue date: 2015-12-10en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAção Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, em que a Procuradoria Geral da República questiona o ensino religioso confessional (aquele vinculado a uma religião específica) nas escolas da rede oficial de ensino do país. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/. Acesso 23 mai. 2015. Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, em que a Procuradoria Geral da República questiona o ensino religioso confessional (aquele vinculado a uma religião específica) nas escolas da rede oficial de ensino do país. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/. Acesso 23 mai. 2015. ADEODATO, João Maurício. Bases para uma metodologia da pesquisa em Direito. Revista CEJ. Brasília. n 7. jan/abr. 1999, p. 143-150. ANDRADE, Cássio Cavalcante. Direito Educacional: Interpretação do Direito constitucional à educação. Belo Horizonte, 2010, p. 60- 67. APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso.Laicidade. Direito à Educação. Santarém-PA.pt_BR
dc.subjectReligioso. Laicidade Education. Right to education. Santarém-PApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleUM ESTUDO SOBRE O ESTADO LAICO E O ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA(2008-2014)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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