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Tipo: Dissertação
Título: A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NA REGIÃO DO CAPARAÓ
Autor(es): ASSIS, MARIA ISABEL DEPS ALMEIDA
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Resumo: O presente trabalho pesquisou a formação docente dos professores da rede estadual na região do Caparaó, Estado do Espírito Santo, onde está localizada a Superintendência Regional de Educação Comendadora Jurema Moretz –Sohn (SRECJM). Na pesquisa com os professores de Ensino Religioso, foi aplicado um questionário; por meio das respostas, realizou-se uma análise acerca da formação docente desses profissionais. O trabalho foi elaborado em três capítulos: O primeiro faz um breve histórico do Ensino Religioso, desde o Brasil Colônia até à atualidade; descreve a legislação do Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo e faz análise do Currículo Básico Comum da disciplina de Ensino Religioso (CBC). O segundo Capítulo evidencia os processos formativos e o perfil dos professores de Ensino Religioso, aponta as dificuldades encontradas pelos professores em sua formação e a importância desta disciplina como área de conhecimento na construção do sujeito. O terceiro aponta propostas de um novo olhar sobre o Ensino Religioso, voltado para as Ciências das Religiões. A pesquisa revela que os processos formativos da formação dos professores de Ensino Religioso da região do Caparaó precisam ser estudados com mais profundidade, devido à complexidade para se trabalhar com esta área de conhecimento.
Resumo Alternativo: This research studies the teacher’s formation in the public school system in Caporal’s region, in the Esparto Santo state, where the Regional Superintendence of Education “Commendatory Juryman Moretz-Sohn” (SRECJM) is located. In the research with Religious Education teachers was applied a questionnaire and through the answers an analysis was made about the teach formation of these professionals, and if they are prepared to work with Religious Education. The project waselaborated in three chapters. The first contains a brief historical of the Religious Education, since the Brazil Colony until the present, it describes the legislation about Teach Religious Education in the Esparto Santo state and analyses the Common Basic Curriculum (CBC) in the discipline of Religious Education. The second chapter makes evident the formatives processes and the profiles of Religious Education teachers, indicating the difficulties of the teachers in their formation and the importance of this discipline as a knowledge area in the subject formation. The third chapter points out the proposals to a new look about Religious Teach based on Sciences of Religious. The research reveals that the formative processes of the educational formation of the Religious Education’ teachers in the region of Caparaó need a deeper study, due to the complexity to work with this knowledge area.
Palavras-chave: Legislação, Ensino Religioso, Currículo, Formação Docente.
Legislation, Religious Education, Curriculum, Religious Formation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Rubem. O enigma da religião. Petrópolis: Vozes, s/d. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005. AQUINO, Maurício de. A implantação da república e a igreja católica no Brasil e em Portugal: o caso das congregações femininas portuguesas em diáspora (1911-1921) Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano IV, n. 10, maio 2011. Disponível em:<// http://www.dhi.uem.br/gtreligiao /index.html >. Acesso em:18 de Set 2015. AZZI, Riolando. O altar unido ao trono: um projeto conservador. São Paulo: Edições Paulinas, 1992. BRANDENBURG, Laude Erandi. A interação pedagógica no ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004, p.58. BRASIL. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEF, 2007. ______. Congresso Nacional. Lei nº 9394/96: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/72
Data do documento: 2-Dez-2015
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