Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/693| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AFROCENTRICIDADE E ESCREVIVÊNCIA: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA UM ENSINO RELIGIOSO ANTIRRACISTA | 
| Autor(es): | Coelho, Helder Edino | 
| Primeiro Orientador: | Sant'Anna, Elcio | 
| Primeiro membro da banca: | Sant'Anna, Elcio | 
| Segundo membro da banca: | Martins, Gustavo Claudiano | 
| Terceiro membro da banca: | Berger, William | 
| Resumo: | Este trabalho, como dissertação de mestrado em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória, tem como tema práticas pedagógicas de Ensino Religioso em “afrocentricidade” e “escrevivência”. Para tanto mobiliza fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade, partindo do pressuposto de que a Educação Básica deve desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, em especial as habilidades e competências, e o que vem depois disso é apenas reflexo e maturação do que foi construído. Partimos dos “valores afrocêntricos”, segundo Cheik Anta Diop pelas “escrevivências”, na acepção de Conceição Evaristo, como valores civilizatórios e método de trabalho na formação de professores capazes de gerar alteridade e cidadania antirracista para nossos educandos e a sociedade. O referencial teórico vai do geral ao particular, pensando o Ensino Religioso nas escolas públicas de educação básica do século XVI aos dias atuais e a enorme dificuldade para se trabalhar reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade a partir de um olhar afrocentrado. Faz uso da metodologia descritiva, de natureza qualitativa, revisão bibliográfica e documental do tema que nos apresenta um mapa do debate produzido no campo da Ciências da Religião e do Ensino Religioso. Este estudo, de natureza qualitativa, apresenta inicialmente em seu percurso uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental buscando artigos, dissertações e teses sobre o tema nos principais portais tais como CAPES, Scielo, Lilács e Scopus. Tem como problema de pesquisa a seguinte pergunta: é possível pensar uma educação antirracista a partir da “afrocentricidade” e das “escrevivências” de educadores religiosos de matriz africana? Parte então da hipótese de que a perspectiva “afrocêntrica” e a “escrevivência” de educadores religiosos de matrizes africanas potencializa a cidadania e uma educação antirracista e inclusiva. Para tanto na segunda parte realiza a escrevivência do autor deste trabalho como exemplo práxico que articula vida e obra de educadores religiosos de matrizes africanas e seus desafios cotidianos nas escolas. | 
| Resumo Alternativo: | This work, as a master's thesis in Religious Sciences at Faculdade Unida de Vitória, has as its theme pedagogical practices of Religious Education in “Afrocentricity” and “writing”. To this end, it mobilizes the foundations, customs and values of the various religions existing in society, based on the assumption that Basic Education must develop the student, ensure them the essential training for exercising citizenship and provide them with the means to progress at work and in subsequent studies, especially skills and competencies, and what comes after that is just a reflection and maturation of what has been built. We start from “Afrocentric values”, according to Cheik Anta Diop, through “writings”, in the sense of Conceição Evaristo, as civilizing values and a working method in the training of teachers capable of generating alterity and anti-racist citizenship for our students and society. The theoretical framework ranges from the general to the particular, thinking about Religious Education in public basic education schools from the 16th century to the present day and the enormous difficulty in working on reflections on the foundations, customs and values of the various religions existing in society from an Afro-centered perspective. It uses a descriptive methodology, of a qualitative nature, a bibliographic and documentary review of the topic that presents us with a map of the debate produced in the field of Religious Sciences and Religious Education. This study, of a qualitative nature, initially presents an exploratory research of a bibliographic and documentary nature, searching for articles, dissertations and theses on the topic in the main portals such as Capes, Scielo, Lilács and Scopus. The research problem is the following question: is it possible to think about anti-racist education based on “Afrocentricity” and the “writings” of religious educators of African origin? It then starts from the hypothesis that the “Afrocentric” perspective and the “writing” of religious educators from African backgrounds enhances citizenship and anti-racist and inclusive education. To this end, the second part presents the writing of the author of this work as a practical example that articulates the life and work of religious educators from African backgrounds and their daily challenges in schools. | 
| Palavras-chave: | Práticas Pedagógicas Afrocentricidade Escrevivência Educação Antirracista Religiões de Matrizes Africanas | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões | 
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/693 | 
| Data do documento: | 4-Set-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Helder Edino Coelho.pdf | TCC - Helder Edino Coelho | 16,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
