Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Schubert, Arlete Maria Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010708242466735pt_BR
dc.contributor.referee3Manske, Cione Marta Raasch-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458349006529735pt_BR
dc.creatorSilva, Darlene Glória Baptista Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858458662213898pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-30T17:00:56Z-
dc.date.available2025-08-26-
dc.date.available2025-10-30T17:00:56Z-
dc.date.issued2025-08-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/692-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on religious practices in Early Childhood Education, based on a case study with children aged 3 to 5 at UMEI Maria Vereza Elisa Coutinho, in Vila Velha (ES). The research is based on the need to promote a critical, emancipatory education aligned with the principles of the State's secularism, considering the cultural and religious diversity present in the school environment. It is observed that, although Religious Education is not a mandatory curricular component in Early Childhood Education, practices with a religious nature are present in the daily life of institutions, especially through festivities such as Carnival, Easter, June festivals and Christmas. Such practices, when decontextualized, can generate conflicts and exclusions, especially when they do not consider the cultural and religious identity of children and their families. Methodologically, a qualitative, descriptive and exploratory approach is adopted, using thematic design as an instrument, which allows access to children's perception of the cultural and religious phenomena present in the school. The theoretical basis is mainly based on the conceptions of childhood based on the National Common Curricular Base and the municipal guidelines of Vila Velha-ES. The results point to the need to build pedagogical practices that value sensitive listening to children, promoting inclusion, respect for differences and the appreciation of multiple cultural and religious identities in the school environment, without violating the principles of secularism through Religious Sciences.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas de religiosidade na Educação Infantil, a partir de um estudo de caso realizado com crianças de 3 a 5 anos, no contexto da UMEI Maria Elisa Vereza Coutinho, em Vila Velha-ES. A pesquisa parte da necessidade de promover uma educação crítica, emancipadora e alinhada aos princípios da laicidade do Estado, considerando a diversidade cultural e religiosa presente no ambiente escolar. Observa-se que, embora o Ensino Religioso não seja um componente curricular obrigatório na Educação Infantil, as práticas com cunho religioso estão presentes no cotidiano das instituições, especialmente através de festividades como carnaval, páscoa, festas juninas e natal. Tais práticas, quando descontextualizadas, podem gerar conflitos e exclusões, sobretudo quando não consideram a identidade cultural e religiosa das crianças e de suas famílias. Em termos metodológicos, adota-se uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como instrumento o desenho temático, que permite acessar a percepção infantil sobre os fenômenos culturais e religiosos presentes na escola. A fundamentação teórica apoia-se, principalmente, nas concepções de infâncias, nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e nas diretrizes municipais de Vila Velha-ES. Os resultados apontam para a necessidade de construção de práticas pedagógicas capazes de valorizar a escuta sensível das crianças, promovendo a inclusão, o respeito às diferenças e a valorização das múltiplas identidades culturais e religiosas no ambiente escolar, sem ferir os princípios da laicidade através das Ciências das Religiões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-30T17:00:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - Darlene Glória Baptista Rodrigues da Silva.pdf: 22193371 bytes, checksum: 3b8d56a9a4142ed36197df434f782436 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-30T17:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Darlene Glória Baptista Rodrigues da Silva.pdf: 22193371 bytes, checksum: 3b8d56a9a4142ed36197df434f782436 (MD5) Previous issue date: 2025-08-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Lucimary B. P. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. ABUMANSSUR, Edin S. Religião e democracia, questões à laicidade do estado. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https:// pt.scribd.com/document/389439380/Psicologia-e-relacoes-com-laicidade-e-religiosidade-pdf. Acesso em: 25 jul. 2024. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. ARROYO, Miguel G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores, seus direitos e o currículo. Brasília: MEC; SEB, 2008. BARROS, Zulmira L. M. Laicidade e religião: possibilidades pedagógicas no contexto da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021. BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Koinonia, 2003. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituicao.htm. Acesso em: 25 jul. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. [Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 20 jul. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http//www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645. Acesso em: 04 set. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. [Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 fev. 2024. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base: Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC; SEF, 1998. BRASIL ESCOLA. Religião. [s.d.]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao. Acesso em: 23 fev. 2024. BRANDENBURG, Laude E. A epistemologia do Ensino Religioso, suas limitações e abrangências: a confluência da Educação e da Religião na escola. Revista Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 221-229, 2013. CAMURÇA, Marcelo A. Por uma perspectiva simétrica entre o saber e o religioso e o das Ciências da Religião. In: SILVEIRA, Emerson J. S. (org.). Como estudar as religiões: metodológicas e estratégicas. Petrópolis: Vozes, 2018. p. 7-40. CAMPOS, Luiz F. L. Métodos e técnicas de pesquisa em Psicologia. 5. ed. Campinas: Alínea, 2004. CAVALCANTI, Maria L. V. C.; GONÇALVES, Renata S. Carnaval sem fronteiras: as escolas de samba e suas artes mundo afora. Rio de Janeiro: Mauad, 2020. CORREIOS. Campanha 2024. 10 out. 2024. Disponível em: https://blog.correios.com.br/2024/ 11/28/o-natal-esta-a-caminho/. Acesso em: 20 mar. 2025. CURY, Carlos R. J. Ensino Religioso e escola pública: o curso histórico de uma polemica entre a igreja e o Estado no Brasil. Revista Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 17, p. 20-37, 1993. CRUZ, Silvia H. V.; CRUZ, Rosimeire C. A. O ambiente na Educação Infantil e a construção a identidade da criança. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 71-81, 2017. DRAGO, Rogério. Inclusão na Educação Infantil. Rio de Janeiro: WAK, 2011. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992. FERREIRA, Aurélio. Criança. In: FERREIRA, Aurélio. Novo dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Régis, 2004. FERREIRA, Aurélio. Infância. In: FERREIRA, Aurélio. Novo dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Régis, 2004. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GRESCHAT, Hans Jürgen. O que é Ciências da Religião? São Paulo: Paulinas, 2005. GOLDBERG, Luciane G.; YUNES, Maria A. M.; FREITAS, José V. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 97-106, 2005. GOVERNO ES. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.es.gov.br/. Acesso em: 20 fev. 2024. GÓES, Margarete Sacht.; FRADE, I.; MESQUITA, M.; MARTINS, M. C.; SOUZA, R. Dos corpos dóceis aos interatores? Como ensinar arte na educação infantil quando a perda do enquadramento faz com que a arte se misture à vida?. In: Margarete Sacht Góes; Isabela Frade; Monica Mesquita; Mirian Celeste Martins; Rubens de Souza. (Org.). Utopia, Distopia, Heterotopia: paisagens culturais e políticas de formação. 1ed.Vitória: Ufes Digital PROEX, 2021, v. 1, p. 184-192 IPEA. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/. Acesso em: 20 fev. 2024. HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. São Paulo: Loyola, 2010. KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Ática, 1991. KRAMER, Sônia. Infância e Educação infantil. 6. ed. Campinas: Papirus, 1999. KUHLMANN, M.; FERNANDES, R. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, Luciano M. (org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 37-52. LAJOLO, Marisa. Infância de papel e tinta. In: FREITAS, M. C. (org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006. p. 213-237. LACERDA, Gustavo B. Sobre as relações entre igreja e estado: conceituando a laicidade. In: CNMP [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.academia.edu/33848060/ Gustavo_Biscaia_de_Lacerda_2005_Separa%C3%A7%C3%A3o_Igreja_Estado_pdf. Acesso em: 20 mar. 2025. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. MAZZOCCO, Izabel. Escola e família: influências religiosas na Educação Infantil da rede municipal de Vila Velha-ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021. MAZUCO, Maria Catarina A. Ensino Religioso e democracia: expressões religiosas das festas juninas na Educação Infantil pública de Vila Velha-ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº 1, de 7 de abril de 1999. [Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil]. Brasília: MEC. NIEHUES, Mariane R.; COSTA, Marli O. Concepções de infância ao longo da história. Revista Técnico Científica, Santa Catarina, v. 3, n. 1, p. 284-289, 2012. PASSOS, João D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas. 2007. PASSOS, João D. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Revista Ciberteologia, São Paulo, a. VII, n. 34, p. 118-125, 2011. PINTO, Antônio L. T.; WINDT, Márcia C. V. S.; SIQUEIRA, Luiz E. A. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. PINTO, Ana B. D. O que as tradições juninas revelam sobre a cultura religiosa do Brasil? Revista Bem Paraná, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2025. PRUDÊNCIO, Patrícia. A precoce escolarização na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Infantil) – Núcleo de Desenvolvimento Infantil, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. SANTOS, Tália A. S. Laicidade do Estado e Ensino Religioso no Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. p. 10-25. SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, Vera M. R.; SARMENTO, Manuel J. Infância (in) visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007. p. 19-42. SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A.; ZAGO, N. (orgs). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. p. 121-144. SILVEIRA, Emerson J. S. Intolerância, laicidade e Ensino Religioso. In: REIS, Marcos V. F.; SARDINHA, Antônio C.; JUNQUEIRA, Sérgio. (orgs.). Diversidade e o campo da educação: diálogos sobre (in) tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, 2017. p. 97-114. SOUZA, Maurício. Carnaval turma da Mônica. [s.d.]. São Paulo: Turma da Mônica, 2025. (1 min 51s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PHlfXtwTn2M&t=21s. Acesso em: 20 abr. 2024. UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (UMEI) MARIA ELISA VEREZA COUTINHO. Plano de ação. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, 2025. VIGOTSKI, Lev S. Sobre a dinâmica de formação do caráter infantil. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 23, p. 279-292, 2006. VILA VELHA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/. Acesso em: 20 fev. 2024. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Portaria nº 16/2018, Portaria nº 17/2019, Portaria nº 12/2020. [Considerações da equipe de monitoramento e acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Vila Velha-ES]. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/midia/paginas/Relatorio%20de%20Monitora mento%20PMEVV%20-%202020(1).pdf. Acesso em: 20 mar. 2024. TILLICH, Paul. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte, 2009. OLENIKI, Marilac L. R.; DALDEGAN, Viviane M. Encantar: uma prática pedagógica do Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2003. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. In: UNICEF [Site institucional]. 1948. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-declara%C3%A7%C3%A3o-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 20 abr. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA (RE) LEITURA DE PRÁTICAS DE RELIGIOSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VILA VELHA: UM ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS NA UMEI MARIA ELISA VEREZA COUTINHOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Darlene Glória Baptista Rodrigues da Silva.pdfTCC - Darlene Glória Baptista Rodrigues da Silva21,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.