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    http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/692Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Marlow, Sergio Luiz | - | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee1 | Marlow, Sergio Luiz | - | 
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee2 | Schubert, Arlete Maria Pinheiro | - | 
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3010708242466735 | pt_BR | 
| dc.contributor.referee3 | Manske, Cione Marta Raasch | - | 
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4458349006529735 | pt_BR | 
| dc.creator | Silva, Darlene Glória Baptista Rodrigues da | - | 
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1858458662213898 | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-30T17:00:56Z | - | 
| dc.date.available | 2025-08-26 | - | 
| dc.date.available | 2025-10-30T17:00:56Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-08-26 | - | 
| dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/692 | - | 
| dc.description.abstract | This study aims to reflect on religious practices in Early Childhood Education, based on a case study with children aged 3 to 5 at UMEI Maria Vereza Elisa Coutinho, in Vila Velha (ES). The research is based on the need to promote a critical, emancipatory education aligned with the principles of the State's secularism, considering the cultural and religious diversity present in the school environment. It is observed that, although Religious Education is not a mandatory curricular component in Early Childhood Education, practices with a religious nature are present in the daily life of institutions, especially through festivities such as Carnival, Easter, June festivals and Christmas. Such practices, when decontextualized, can generate conflicts and exclusions, especially when they do not consider the cultural and religious identity of children and their families. Methodologically, a qualitative, descriptive and exploratory approach is adopted, using thematic design as an instrument, which allows access to children's perception of the cultural and religious phenomena present in the school. The theoretical basis is mainly based on the conceptions of childhood based on the National Common Curricular Base and the municipal guidelines of Vila Velha-ES. The results point to the need to build pedagogical practices that value sensitive listening to children, promoting inclusion, respect for differences and the appreciation of multiple cultural and religious identities in the school environment, without violating the principles of secularism through Religious Sciences. | pt_BR | 
| dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas de religiosidade na Educação Infantil, a partir de um estudo de caso realizado com crianças de 3 a 5 anos, no contexto da UMEI Maria Elisa Vereza Coutinho, em Vila Velha-ES. A pesquisa parte da necessidade de promover uma educação crítica, emancipadora e alinhada aos princípios da laicidade do Estado, considerando a diversidade cultural e religiosa presente no ambiente escolar. Observa-se que, embora o Ensino Religioso não seja um componente curricular obrigatório na Educação Infantil, as práticas com cunho religioso estão presentes no cotidiano das instituições, especialmente através de festividades como carnaval, páscoa, festas juninas e natal. Tais práticas, quando descontextualizadas, podem gerar conflitos e exclusões, sobretudo quando não consideram a identidade cultural e religiosa das crianças e de suas famílias. Em termos metodológicos, adota-se uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como instrumento o desenho temático, que permite acessar a percepção infantil sobre os fenômenos culturais e religiosos presentes na escola. A fundamentação teórica apoia-se, principalmente, nas concepções de infâncias, nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e nas diretrizes municipais de Vila Velha-ES. Os resultados apontam para a necessidade de construção de práticas pedagógicas capazes de valorizar a escuta sensível das crianças, promovendo a inclusão, o respeito às diferenças e a valorização das múltiplas identidades culturais e religiosas no ambiente escolar, sem ferir os princípios da laicidade através das Ciências das Religiões. | pt_BR | 
| dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-30T17:00:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - Darlene Glória Baptista Rodrigues da Silva.pdf: 22193371 bytes, checksum: 3b8d56a9a4142ed36197df434f782436 (MD5) | en | 
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-30T17:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Darlene Glória Baptista Rodrigues da Silva.pdf: 22193371 bytes, checksum: 3b8d56a9a4142ed36197df434f782436 (MD5) Previous issue date: 2025-08-26 | en | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR | 
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR | 
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| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR | 
| dc.subject | Ciências das Religiões | pt_BR | 
| dc.subject | Diversidade Cultural | pt_BR | 
| dc.subject | Infância | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR | 
| dc.title | A (RE) LEITURA DE PRÁTICAS DE RELIGIOSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE VILA VELHA: UM ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS NA UMEI MARIA ELISA VEREZA COUTINHO | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões | |
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