Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/691Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Martins, Gustavo Claudiano | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855154279359993 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Martins, Gustavo Claudiano | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855154279359993 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Adriano, Odete Liber de Almeida | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3168905755890590 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Stephanini, Valdir | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5136346521376309 | pt_BR |
| dc.creator | Ferreira, Meriele Lima Batalha | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0049687857403216 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-30T16:41:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-13 | - |
| dc.date.available | 2025-10-30T16:41:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
| dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/691 | - |
| dc.description.abstract | This study analyzes Religious Education as a curricular component capable of contributing to the implementation of comprehensive education in elementary school, discussing its inclusion in school curricula from a critical, pluralistic, and secular perspective. Based on the question of pedagogical strategies that can foster the comprehensive development of students, the research was based on the hypothesis that contextualized and innovative methodologies broaden the educational reach of this component. The work was based on references on comprehensive education, citizenship, and Religious Education, with emphasis on authors such as Ana Cavaliere and Moacir Gadotti, as well as current educational legislation. The research followed a qualitative approach, developed in three stages: a bibliographic survey on Comprehensive Education and Religious Education, semi-structured interviews with four teachers from the municipal school system of Marataízes, Espírito Santo, and content analysis of the empirical data. Based on this process, an e-book was produced as an educational product, systematizing pedagogical strategies applicable to the school environment. The main findings show that, although Religious Education is recognized by teachers as a space conducive to promoting human values, respecting diversity, and strengthening citizenship, challenges remain related to low interdisciplinarity, limited student engagement, and insufficient continuing education for teachers, factors that limit the educational potential of this component. | pt_BR |
| dc.description.resumo | O estudo analisa o Ensino Religioso como componente curricular capaz de contribuir para a efetivação da educação integral no Ensino Fundamental, ao discutir sua inserção nos currículos escolares sob uma perspectiva crítica, plural e laica. Partindo da indagação acerca das estratégias pedagógicas que podem favorecer a formação integral dos estudantes, a investigação sustentou-se na hipótese de que metodologias contextualizadas e inovadoras ampliam o alcance formativo desse componente. O trabalho fundamentou-se em referenciais sobre educação integral, cidadania e Ensino Religioso, com destaque para autores como Ana Cavaliere e Moacir Gadotti, além da legislação educacional vigente. A pesquisa seguiu abordagem qualitativa, desenvolvida em três etapas: levantamento bibliográfico sobre Educação Integral e Ensino Religioso, realização de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes da rede municipal de Marataízes/ES e análise de conteúdo dos dados empíricos. A partir desse percurso, foi produzido um e-book como produto educacional, sistematizando estratégias pedagógicas aplicáveis à realidade escolar. Os principais achados evidenciam que, embora o Ensino Religioso seja reconhecido pelas professoras como espaço propício à promoção de valores humanos, ao respeito à diversidade e ao fortalecimento da cidadania, persistem desafios relacionados à baixa interdisciplinaridade, ao engajamento discente limitado e à insuficiência de formação continuada para os docentes, fatores que restringem a potencialidade formativa do componente. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-30T16:41:44Z No. of bitstreams: 1 TCC - Meriele Lima Batalha Ferreira.pdf: 35522114 bytes, checksum: 0222e4a58441074e5ae6f01b6f33fa1a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-30T16:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Meriele Lima Batalha Ferreira.pdf: 35522114 bytes, checksum: 0222e4a58441074e5ae6f01b6f33fa1a (MD5) Previous issue date: 2025-08-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
| dc.relation.references | ALMEIDA, Ana Maria Galvão de Barros; ALMEIDA JUNIOR, Fernando Frederico de. Jacques Delors e os Pilares da Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Curitiba, a. 03, ed. 03, v. 02, p. 12-25, mar. 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/artigo-cientifico/pdf/pilares-da-educacao.pdf. Acesso em: 27 ago. 2025. ALVIM, Tássia Beatriz Machado; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. A disciplina de Ensino Religioso na formação Básica do cidadão: as representações sociais de discentes de pedagogia. Revista Docentes, Fortaleza, v. 8, n. 23, p. 56-66, 2023. Disponível em: https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/614/327. Acesso em: 20 ago. 2025. AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Renato José de; SOUZA, Evelin Christine Fonseca de. Argumentos para a formação do professor de ensino religioso no projeto pedagógico do curso de Ciências das Religiões da UFPB: que docente se pretende formar. Revista Brasileira de Estudos Pedagogia, Brasília, v. 98, n. 249, p. 270-292, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y5Qhpn9KFD9dWBYYcb7xwqG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2025. AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Renato José de; SOUZA, Evelin Christine Fonseca de. Modelos de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: espaços e tempos de disputas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 236-256, 2020. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestácio.periodicoscientificos.com.br. Acesso em: 18 set. 2025. ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58 n. 1 p. 42-56 jan./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3261. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3261. Acesso em: 10 set. 2025. ARAÚJO, Elísia Paes de. As práticas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 6., 2019, João Pessoa. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br. Acesso em: 23 ago. 2025. ARAÚJO, Maria José de; OLIVEIRA FILHO, Ivanaldo Santos de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Bases epistemológicas da interdisciplinaridade no Ensino Religioso. Revista de Cultura Teológica, a, XXVIII, n. 96, p. 309-330, maio/ ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i96.47414. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/47414. Acesso em: 26 set. 2025. ARAÚJO, Carlos Wagner Costa; BARCELOS, Renata Gerhardt; CÉLIA, Luciana dos Santos; MOLL, Jaqueline. Aspectos da educação integral no Brasil: disputas conceituais, ideológicas e políticas. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia-MG, v. 12, n. 1, p. 421-440, dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66468. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66468. Acesso em: 30 ago. 2025. BACH JUNIOR, Jonas; GUERRA, Melanie Gesa Mangels. O currículo da pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 857-878, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29520. Acesso em: 30 set. 2025. BARDIN, Laurenci. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. 229p. BATISTA, Eraldo Leme. A Igreja Católica e o Ensino Religioso no Brasil (1889–1930). Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião-Horizonte, Belo Horizonte-MG,v. 18, n. 55, p. 61-76, jan./ abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p61. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/21606/17226. Acesso em: 28 ago. 2025. BITTENCOURT, Jane. Educação Integral no contexto da BNCC. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1759-1780, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1759-1780. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/41726. Acesso em: 20 ago. 2025. BOONE, Renata de Oliveira Marcelino; ULRICH, Claudete Beise. O Ensino Religioso e os esforços contra a intolerância religiosa. Revista Foco, Curitiba – PR, v. 16, n. 7, e2723, p. 01-21, jul. 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/2723/1730. Acesso em: 27 set. 2025. BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS, p. 01-46, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/23639/história%20do%20ensino%20religioso%20no%20brasil.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 29 set. 2025. BRANDENBURG, Laude Erandi. A epistemologia do Ensino Religioso, suas limitações e abrangências: a confluência da educação e da religião na escola. Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 221-229, jul./ dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.19838478.2013v8n14p221/6241. Acesso em: 27 set. 2025. BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do Ensino Superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, nov. 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 jul. 2025. BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, set. 1969. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-869-12-setembro-1969-375468-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 28 ago. 2025. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ago. 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/llegin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 jul. 2025. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 jul. 2025. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, jul. de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 10 set. 2025. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 29 ago. 2025. BRASIL. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, jul. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9475.htm. Acesso em: 8 ago. 2025. BRASIL. Lei nº 12.527, 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art.º, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: https://www.transparenciacultura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Lei_de_acesso_a_informacao_n_12.527_2011.pdf. Acesso em: 20 set. 2025. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, pp. 41 a 44, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 23 ago. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, p. 01-581. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 20 ago. 2025. BRITO, Leonardo Leonidas de; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Anarquismo e educação em São Paulo em princípios do século XX: a criação das Escolas Modernas 1 e 2. História Revista (UFG), Goiânia, v. 27, n. 1, p. 86–106, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74216. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/74216/39836. Acesso em: 30 ago. 2025. CARDOSO, Marcos Antônio. Breve trajetória do Ensino Religioso no Brasil. Revista Unitas, v. 5, n. 2, p. 223-239, dez. 2017. Disponível em: https://revista.fuv.edu.br/index.php/unitas/article/view/529/479. Acesso em: 22 jul. 2025. CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação Integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 247-270, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LYGC8CQ8G66G6vrdJkcBjwL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 set. 2025. CAVALIERI, Ana Maria Villela. Anísio Teixeira e a educação integral. Revista Paidéia, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, p. 249-259, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/VqDFLNVBT3D75RCG9dQ9J6s/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2025. CECCHETTI, Elcio; SANTOS, Ademir Valdir dos. O ensino religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 38, n. 2, p. 131-141, abr./ jun. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/424545. Acesso em: 21 jun. 2025. COELHO, Lígia Martha da Costa. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, 2009. Disponível em: http://www.pmgv.rs.gov.br/documentos/Ligia_CoelhoHistoria_da_educacao_integral.pdf. Acesso em: 24 ago. 2025. CORONA, George Francisco; CASTELUBER, Daniel Louzada. A educação para a cidadania do futuro em Edgar Morin e o problema da fragmentação do ensino. Cadernos da Fucamp, Campinas, SP, v. 18, n. 35, p. 97-113, out. 2019. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1894. Acesso em: 28 ago. 2025. CUNHA, Luiz Antônio; CARRASQUEIRA, Karina. Dimensionamento do Ensino Religioso nas escolas públicas de Ensino Fundamental (2011–2017). Educação em Sociedade, Campinas, v. 44, e265872, p. 01-15, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.265872. Disponível em: https://www.scielo.br/ j/es/a/kFTZCsQNvjXm75nRKvsfdTc/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 17 set. 2025. CUNHA, Luiz A. Ensino religioso nas escolas públicas: origem e desenvolvimento do projeto católico. Revista USP, n. 142, p. 75-90, 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i142p75-90. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/227957. Acesso em: 22 set. 2025. CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e religião: a secularização da escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 493-507, 2002. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 183-191, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ch8ZMxtpx7ZshtgZW355HtP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2025. ESPÍRITO SANTO. Lei nº 4.619, de 14 de janeiro de 1992. Dispõe sobre a organização do Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, Vitória, ES, 15 jan. 1992. Disponível em: https://www3.al.es.gov.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/LO%204619.html. Acesso em: 10 set. 2025. ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE-ES nº 5.190, de 12 de dezembro de 2018. Institui e orienta a implementação do Currículo do Espírito Santo, a ser respeitado obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades, no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, p. 01-13, 2018. Disponível em: https://cee.es.gov.br/Media/cee/Resoluções%20Normativas%202018/res5190.pdf. Acesso em: 12 set. 2025. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Espírito Santo. Vitória: SEDU, p. 01-13, 2018. Disponível em https://cee.es.gov.br/Media/cee/Resoluções%20Normativas%202018/res5190.pdf. Acesso em: 24 set. 2025. FÁVERO, Maria de Lourdes de A. Resenha de: TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 176-180, ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Xjjb7nFp8bjfyyyWDVsqWPG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 maio 2025. FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa da. Pesquisa epistemológica: metodologia e prática na investigação sobre o estatuto disciplinar da comunicação. Comunicação & Sociedade - C&S – São Bernardo do Campo, v. 37, n. 3, p. 73-103, set./dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v37n3p73-103. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1059587/1/Epistemologia.pdf. Acesso em: 20 set. 2025. FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Seminários Nacionais de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPERS): anais. XVII SEFOPER – Seminário de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 19-21 out. 2023. Disponível em: https://doity.com.br/xvii-sefoper. Acesso em: 20 set. 2025. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2019. 253p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019. 144p. GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: Inovações em Processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. 143p. GALAK, Eduardo; SÁ, Elizabeth Figueiredo de; CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. A pesquisa histórica sobre a educação no período da ditadura cívico-militar: à guisa de apresentação e debate. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, v. 25, n. e367, 2, p. 01-14, 2025. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e367 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/wYFkMFpNs9PJKqxWSWc45yc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2025. GOMES, Marco Antônio de Oliveira. O manifesto dos pioneiros da educação nova e a defesa da ordem: o embate entre liberais e católicos no campo da educação. Revista ISTEDBR On-line, Campinas, SP, n. 68, p. 109-124, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643925/14391. Acesso em: 10 set. 2025. GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 129-135, 2006. Disponível em: https://cefort.ufam.edu.br/repositoriocp/curriculo-cultura-e-conhecimento-escolar/reflexoes-sobre-educacao-integral-e-escola-de-tempo-integral/. Acesso em: 29 ago. 2025. GONÇALVES, Antônio Baptista. Direitos Humanos e (in)tolerância religiosa. 2011. 209f. Tese (Doutorado em Filosofia do Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. GONÇALVES, Alexsandra; DELGADO, Sueli Aparecida do Prado. O Ensino Religioso nas Escolas do Brasil: um olhar sensível na Escola Pública. Revista Acadêmica Online, São Paulo, SP, v. 6, n. 31, p. 01-29, mar./ abr. 2020. Disponível em: https://revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/view/725. Acesso em: 28 ago. 2025. GUARÁ, Isa Maria Freire Rodrigues. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-80, 2009. Disponível em: https://rbep.inep.gov. br. Acesso em: 29 jun. 2025. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2023: notas estatísticas. Brasília: INEP, p. 01-18, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2023.pdf. Acesso em: 25 set. 2025. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Município de Marataízes – ES. Rio de Janeiro: IBGE, [s.d.]. Disponível em: Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/bibliotecacatalogo.html?view=detalhes&id=33959. Acesso em: 10 set. 2025. LANZA, Fabio; PATRICINIO, Luís Gustavo; OLIVEIRA, Ana Cláudia R. de. Educação multicultural e o contexto religioso brasileiro: contribuições das ciências sociais para o debate sobre tolerância e reconhecimento das diferenças. In: REIS, Marcos Vinicius de Freitas; SARDINHA, Antônio Carlos; JUNQUEIRA, Sérgio. Diversidade e o campo da educação: diálogos sobre (in)tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, p. 39-71, out. 2017. Disponível em: https://observatoriodh.com.br/wp-content/uploads/2020/05/diversidade-e-o-campo-da-educacao-intolerancia-religiosa.pdf. Acesso em: 23 jul. 2025. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 382p. LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva; ALBUQUERQUE, Caricelma. A integralidade do ser: dialogando com Waldorf e Morin em uma experiência pedagógica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 11, a. 04, ed. 03, p. 45-59, mar. 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/integralidade-do-ser. Acesso em: 28 ago. 2025. LIMA, Virna Lumara Souza. Os manifestos de 1932 e 1959 e suas contribuições para as Diretrizes e Bases da Educação. Revista Communitas, Acre, v.1, n.1, p. 247-267, jan./ jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br. Acesso em: 05 set. 2025. LIMA, Antônio Carlos Santos de; CORREIA, Aurineide Profírio Barros; VALIDO, Janeíne de Oliveira; SANTOS, José Edno da Silva. Formação integral na BNCC: reflexos na Educação Profissional e Tecnológica. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, jul. 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/31328/26939. Acesso em: 10 set. 2025. LIMA, Matheus Henrique de. O fenômeno religioso como objeto do Ensino Religioso. Souza EAD Revista Acadêmica Digital, São Paulo, v. 6, n. 67, p. 01--18, set./ nov. 2023. Disponível em: https://souzaeadrevistaacademica.com.br/revista/67-novembro-2023/09-matheus-henrique-de-lima.pdf. Acesso em: 30 set. 2025. MARATAÍZES. Espírito Santo. Lei Complementar nº 1.790, de 19 de junho de 2015. Institui o Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2025 e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Marataízes, Marataízes, ES, 19 jun. 2015. Disponível em: https://marataizes.legislacaocompilada.com.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/C17902015.html. Acesso em: 15 set. 2025. MARATAÍZES. Espírito Santo. Lei Municipal nº 2.363, de 14 de dezembro de 2023. Altera a identificação das unidades públicas de ensino da rede municipal de Marataízes/ES. 2023. Disponível em: https://marataizes.camarasempapel.com.br/legislacao/norma.aspx?id=6210&temas=39&ano=2023. Acesso em: 15 set. 2025. METZ, Graciela Deise; WACHHOLZ, Neusa Regina; CANAN, Silvia Regina. Currículo escolar, BNCC e formação integral. Revista Cocar, Belém-Pará, v. 14, n. 30, p. 1-16, set./ dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br. Acesso em: 20 ago. 2025. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 130p. PASSOS, João Décio. Epistemologia do Ensino Religioso: do Ensino à Ciência, da Ciência ao Ensino. Revista REVER, São Paulo – SP, a. 15, n. 02, p. 26-44, jul./ dez. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26182/18846. Acesso em: 18 set. 2025. PEREIRA, Júnia Sales; MIRANDA, Sônia Regina. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 99-120, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661108. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/M46XptpRLGTJSvmfYG4hTDn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2025. PESTANA, Simone Freire Paes. Afinal, o que é educação integral? Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, p. 24-41, jan./ jun. 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1713/1562. Acesso em: 28 ago. 2025. PIRES, Cesar de Araújo; SILVA, Bruna Letícia da; MEZZOMO, Agnaldo Luiz; SANTOS, Ademar Alves dos; PIRES, Gislayne Carvalho; LINS, Adriana Vieira. Educação Integral e BNCC: desafios e oportunidades para o desenvolvimento integral dos alunos. Revista IOSR de Humanidades e Ciências Sociais, v. 29, n. 8, séries 1, p. 35-39, ago. 2024. Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.29-Issue8/Ser-1/G2908013539.pdf. Acesso em: 12 set. 2025. PREFEITURA DE MARATAÍZES – ES. Perfil Histórico. Marataízes, ES: Prefeitura, (s.d.). Disponível em: https://www.marataizes.es.gov.brpagina/ler/1002/perfil_historico. Acesso em: 29 ago. 2025. RAMOS, Leonardo; RAMOS, Érica Marcelo Feliciano; SOARES, André. O Ensino Religioso na Educação Escolar: contribuição para formação cidadã. Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, v. 3, n. 26, p. 9-33, 2022. DOI: https://doi.org/10.36066/compcs.v3i26.15453. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/compcs/article/view/15453. Acesso em: 29 ago. 2025. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Revista de Estudos de Tecnologia e Ciências da Religião da PUC Minas, v. 18, n. 55, p. 77-105, jan./ abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p77. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/22257. Acesso em: 18 set. 2025. SALLES, Walter; GEMTILINI, Maria Augusta. Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 856-875, jul./ set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145320. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fw4YP4J9xMgJmJkg4j474cL/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2025. SALVIANO FILHO, Edilson; FERREIRA, Fernanda Busanello. Trajetória do Ensino Religioso no Brasil: resquícios do Estado confessional no Estado Democrático. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, v. 39, n. 2, p. 667-689, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br. Acesso em: 28 ago. 2025. SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 37, n. e20016, p. 01-18, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820016. Disponível em: https://www.scielo.br/edur/a/q53vWMgXQr68jNhtP6SZHPm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2025. SILVA, Janaina Almeida da Costa. Qualidade na Educação. São Paulo: Cengage, 2016. 90p. SILVA, Maria Cristiani Gonçalves. A educação integral: a escola como direito na perspectiva da humanização e da cidadania. Filos. e Educação, Campinas, SP, v.10, n.1, p.136-153, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br. Acesso em: 29 ago. 2025. SILVA, Adilson Xavier da; CUSATI, Iracema Campos; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 979-996, jul./set., 2018. p. 486. SILVA, Laudemir A.; SILVA, Edeson dos A. A Formação religiosa dos/das professores/as e a abordagem de gênero no Ensino Religioso. Revista Interdisciplinar Cadernos Cajuína, v. 10, n. 01, p. 01-14, 2023. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcajv10i1.956. Disponível em¨ https://v3.cadernoscajuina.pro.br/ index.php/revista/article/view/956. Acesso em: 30 set. 2025. SILVA, Isabelle Araújo. Religião e a formação integral do aluno. Revista Foco, Curitiba, v. 18, n. 5, e8670, p. 01-22, maio, 2025. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/8570. Acesso em: 20 ago. 2025. SILVA, Vinícius Carvalho da. Teoria do Conhecimento e Epistemologia das Ciências. Em SciELO Preprints, p. 01-19, fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11306. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/11306/version/11917. Acesso em: 27 set. 2025. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Formação Docente. Revista REVER, São Paulo, p. 01-18, 2009. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso em: 26 set. 2025. SOARES, Raquel. Programa Escola Integrada: uma política social. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Realize Editora, p. 01-10, 2013. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2013/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1186_74e9429942d0aa6fde0b8af23b31d86d.pdf. Acesso em: 23 ago. 2025. SÔNEGO, Fabricia; GAMA, Maria Eliza Rosa. A escola na perspectiva da Educação Integral. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 7, n. 14, p. 135-145, jan./ abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133829225. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/29225. Acesso em: 02 set. 2025. TAVARES, Ana Paula Mota Ribeiro; PAIXÃO, Wallace Soares da. Ensino Religioso e Metodologias Ativas: proposta didática a partir das histórias em quadrinhos. Revista Davar Polissêmica, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, P. 719-729, jul.-dez., 2023. DOI: https://orcid.org/0000-0002-1502-350X. Disponível em: https://revista.fbmg.edu.br/index.php/davar/article/view/89.Acesso em: 29 ago. 2025. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
| dc.subject | Abordagens pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | ENSINO RELIGIOSO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Meriele Lima Batalha Ferreira.pdf | TCC - Meriele Lima Batalha Ferreira | 34,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.