Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/691
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Ferreira, Meriele Lima Batalha
Primeiro Orientador: Martins, Gustavo Claudiano
Primeiro membro da banca: Martins, Gustavo Claudiano
Segundo membro da banca: Adriano, Odete Liber de Almeida
Terceiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Resumo: O estudo analisa o Ensino Religioso como componente curricular capaz de contribuir para a efetivação da educação integral no Ensino Fundamental, ao discutir sua inserção nos currículos escolares sob uma perspectiva crítica, plural e laica. Partindo da indagação acerca das estratégias pedagógicas que podem favorecer a formação integral dos estudantes, a investigação sustentou-se na hipótese de que metodologias contextualizadas e inovadoras ampliam o alcance formativo desse componente. O trabalho fundamentou-se em referenciais sobre educação integral, cidadania e Ensino Religioso, com destaque para autores como Ana Cavaliere e Moacir Gadotti, além da legislação educacional vigente. A pesquisa seguiu abordagem qualitativa, desenvolvida em três etapas: levantamento bibliográfico sobre Educação Integral e Ensino Religioso, realização de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes da rede municipal de Marataízes/ES e análise de conteúdo dos dados empíricos. A partir desse percurso, foi produzido um e-book como produto educacional, sistematizando estratégias pedagógicas aplicáveis à realidade escolar. Os principais achados evidenciam que, embora o Ensino Religioso seja reconhecido pelas professoras como espaço propício à promoção de valores humanos, ao respeito à diversidade e ao fortalecimento da cidadania, persistem desafios relacionados à baixa interdisciplinaridade, ao engajamento discente limitado e à insuficiência de formação continuada para os docentes, fatores que restringem a potencialidade formativa do componente.
Resumo Alternativo: This study analyzes Religious Education as a curricular component capable of contributing to the implementation of comprehensive education in elementary school, discussing its inclusion in school curricula from a critical, pluralistic, and secular perspective. Based on the question of pedagogical strategies that can foster the comprehensive development of students, the research was based on the hypothesis that contextualized and innovative methodologies broaden the educational reach of this component. The work was based on references on comprehensive education, citizenship, and Religious Education, with emphasis on authors such as Ana Cavaliere and Moacir Gadotti, as well as current educational legislation. The research followed a qualitative approach, developed in three stages: a bibliographic survey on Comprehensive Education and Religious Education, semi-structured interviews with four teachers from the municipal school system of Marataízes, Espírito Santo, and content analysis of the empirical data. Based on this process, an e-book was produced as an educational product, systematizing pedagogical strategies applicable to the school environment. The main findings show that, although Religious Education is recognized by teachers as a space conducive to promoting human values, respecting diversity, and strengthening citizenship, challenges remain related to low interdisciplinarity, limited student engagement, and insufficient continuing education for teachers, factors that limit the educational potential of this component.
Palavras-chave: Educação Integral
Ensino Religioso
Abordagens pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/691
Data do documento: 13-Ago-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Meriele Lima Batalha Ferreira.pdfTCC - Meriele Lima Batalha Ferreira34,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.