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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/690| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O ENSINO RELIGIOSO NO PROJETO EDUCA MAIS DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PRESIDENTE KENNEDY – ES |
| Autor(es): | Aleixo, Gilciema Batista |
| Primeiro Orientador: | Martins, Gustavo Claudiano |
| Primeiro membro da banca: | Martins, Gustavo Claudiano |
| Segundo membro da banca: | Schubert, Arlete Maria Pinheiro |
| Terceiro membro da banca: | Rosseto, Selma Correia |
| Resumo: | Este estudo tem como tema o Ensino Religioso na Educação Infantil, com foco no Projeto Educa Mais, desenvolvido no município de Presidente Kennedy (ES), e busca responder à seguinte pergunta-problema: como o Ensino Religioso vem sendo implementado nessa etapa educacional e de que forma pode ser aprimorado para contemplar uma abordagem crítica, plural e respeitosa à infância? A hipótese que orienta a pesquisa é a de que o Ensino Religioso, quando tratado de modo lúdico e não proselitista, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, favorecendo a construção de valores, a socialização e o respeito à diversidade cultural e religiosa. O objetivo geral foi analisar como essa prática se realiza na rede municipal e propor uma sequência didática fundamentada nos princípios da BNCC e das DCNEI. Para tanto, o estudo apoiou-se em referenciais teóricos que discutem infância, cultura e religiosidade, como Ariès, Kramer, Junqueira, Barbosa e Oliveira, além das legislações e diretrizes que regulamentam a Educação Infantil no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, envolvendo a análise de documentos curriculares e materiais didáticos, entrevistas com professoras da rede municipal e estudo de apostilas produzidas pela Secretaria de Educação. Os resultados evidenciaram que o Ensino Religioso ofertado no município apresenta caráter predominantemente moralizante, centrado em valores cristãos, marcado pela escassez de formação docente específica e pela ausência de materiais pedagógicos adequados à faixa etária. Também foi possível identificar que, diante dessas limitações, os professores recorrem a práticas baseadas em datas comemorativas e atividades pouco lúdicas, o que reforça a necessidade de propostas pedagógicas mais criativas e alinhadas à pluralidade cultural e religiosa, favorecendo uma aprendizagem significativa e coerente com os direitos das crianças. |
| Resumo Alternativo: | This study addresses the theme of Religious Education in Early Childhood Education, focusing on the Educa Mais Project implemented in the municipality of Presidente Kennedy (ES), and seeks to answer the following research question: how has Religious Education been developed in this educational stage and how can it be improved to foster a critical, plural, and respectful approach to childhood? The guiding hypothesis is that Religious Education, when conducted in a playful and non-proselytizing manner, can significantly contribute to the integral development of children by promoting value formation, socialization, and respect for cultural and religious diversity. The general objective was to analyze how Religious Education is practiced in the municipal network and to propose a didactic sequence based on the principles of the BNCC and the DCNEI. The theoretical framework draws on authors who discuss childhood, culture, and religiosity, such as Ariès, Kramer, Junqueira, Barbosa, and Oliveira, in addition to Brazilian educational legislation and guidelines. Methodologically, the study adopted a qualitative approach, involving the analysis of curricular documents and teaching materials, semi-structured interviews with municipal teachers, and the examination of teaching booklets produced by the local Department of Education. The findings indicate that Religious Education in the municipality is predominantly moralizing, centered on Christian values, and limited by the lack of specific teacher training and the inadequacy of teaching materials for early childhood. Furthermore, it was observed that teachers often rely on practices based on commemorative dates and non-playful activities, which highlights the need for more creative pedagogical proposals that align with cultural and religious plurality, fostering meaningful learning experiences consistent with children’s rights. |
| Palavras-chave: | Ensino Religioso Presidente Kennedy Educação Infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/690 |
| Data do documento: | 13-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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