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Tipo: Dissertação
Título: COMUNIDADE IMAGINÁRIA: A IURD E O HABITUS NEO-JUDAICO A PARTIR DO NOVO TEMPLO DE SALOMÃO
Autor(es): RODRIGUES, NELSON LELLIS RAMOS
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Matos, Sonia Missagia de
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Resumo: À luz da Sociologia Figuracional e do conceito de comunidade imaginária, esta dissertação visa analisar a apropriação de um discurso (aqui denominado) “neo-judaico” pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) a partir de seu mais novo empreendimento – equipamento – estrutural, o Templo de Salomão (TdS), construído no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, em julho de 2014. Elencando comportamentos dotados de ritos, discursos e elementos simbólicos para uma fundamentação identitária romântica de origem, relacionando exclusivamente o fiel no novo TdS, buscou-se compreender as clivagens desse novo habitus, ou seja, dessa segunda natureza (ou “saber social incorporado”) instaurada na vida, na personalidade do membro/frequentador daquele espaço cúltico. A partir do registro dos principais equipamentos (físicoestrutural; simbólico-imagético; litúrgico/retórico-ritual) capazes de inspirar no fiel iurdiano um (novo/outro) comportamento baseado nos modelos de fé do Antigo Testamento, percebeu-se que o TdS trabalha exclusivamente o habitus neo-judaico, por fazer uso de “memórias” bíblicas como em nenhum outro templo iurdiano.
Resumo Alternativo: In the light of Sociology figurational and the concept of imaginary community, this dissertation analyzes the appropriation of a speech (here called) “neo-Jewish” by the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG) from his younger enterprise - equipment - structural, the Temple of Solomon (ToS), built in the neighborhood of Brás, in São Paulo in July 2014. Listening behaviors endowed rites, speeches and symbolic elements for a romantic identity grounds of origin, relating exclusively the faithful in the new ToS, we sought to understand the cleavages of this new habitus, that is, this second nature (or “know corporate social”) established in life, the member’s personality / goer that cultic space. From the record of major equipment (physical-structural, symbolic and imagistic, liturgical / rhetorical-ritual) able to inspire the faithful iurdiano one (new / other) behavior based on the models of Old Testament faith, it was realized that the ToS it works exclusively neo-Jewish habitus, to make use of “memories” Bible like no other iurdiano temple.
Palavras-chave: Igreja Universal do Reino de Deus; Templo de Salomão; Norbert Elias; Habitus; Comunidade Imaginária.
Universal Church of the Kingdom of God; Temple of Solomon; Norbert Elias; Habitus; Imaginary Community.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Cíntia Marques; LOPES, Ederaldo José. Falsas Memórias: questões teóricometodológicas. Paidéia: UFU, 17(36), 2007. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. __________. Nação e Consciência Nacional. São Paulo: Ed. Ática, 1989. BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. In: Enciclopédia Einaudi, ed. portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985. BARBOSA, Carlos Antônio Carneiro. Novos tempos, novo(s) templo(s)? O novo Templo de Salomão e a possível ressignificação na tipologia e na práxis da Igreja Universal do Reino de Deus. In: OLIVEIRA, David Mesquiati de (org.). Pentecostalismos em diálogo. São Paulo: Fonte Editorial, 2014. __________. O (novo) Templo Pentecostal: entre a urgência, a emergência, a abstinência e a extinção dos símbolos na unidade cristã entre os pentecostais. In: OLIVEIRA, David Mesquiati (org.). Pentecostalismos em Unidade. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Data do documento: 22-Jul-2016
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