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Tipo: Dissertação
Título: AS INTERFACES DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Autor(es): Batalha, Alvimara Lima
Primeiro Orientador: Sant'Anna, Elcio
Primeiro membro da banca: Sant'Anna, Elcio
Segundo membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Terceiro membro da banca: Martins, Nathália Ferreira de Sousa
Resumo: O Ensino Religioso na Educação Infantil constitui uma temática sensível e complexa, especialmente em um país laico como o Brasil, onde a pluralidade cultural e religiosa deve ser respeitada no ambiente escolar. A presença desse campo de experiência na educação das crianças pequenas requer abordagens pedagógicas que valorizem a diversidade, promovam a tolerância e favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as interfaces do Ensino Religioso na Educação Infantil, com foco nos desafios e oportunidades apresentados no contexto escolar, especialmente no que tange à diversidade religiosa, à imparcialidade no ensino e à formação docente. Pretende-se responder ao seguinte questionamento: Diante da diversidade religiosa brasileira e das exigências legais de um ensino laico e imparcial, como os professores do Projeto na Educação Infantil, enfrentam os desafios de abordar o Ensino Religioso de forma inclusiva e ética? A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem a educação religiosa na infância, a laicidade do Estado e as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. O estudo também envolveu uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas pelo Google Forms com cinco docentes do Projeto Kennedy Educa Mais em Presidente Kennedy - ES. Os resultados apontam que os principais desafios envolvem a formação inicial e continuada dos docentes, a ausência de materiais didáticos adequados e a confusão entre religiosidade e religiosidade institucionalizada, o que pode levar ao proselitismo. Em contrapartida, quando conduzido de forma crítica, reflexiva e cultural, o Ensino Religioso pode contribuir significativamente para a construção de valores como respeito, empatia e convivência democrática desde os primeiros anos da escolarização.
Resumo Alternativo: Religious Education in Early Childhood Education constitutes a sensitive and complex theme, especially in a secular country such as Brazil, where cultural and religious plurality must be respected within the school environment. The presence of this field of experience in the education of young children requires pedagogical approaches that value diversity, promote tolerance, and foster the holistic development of students. In this context, the present study aims to analyze the interfaces of Religious Education in Early Childhood Education, focusing on the challenges and opportunities presented in the school context, particularly regarding religious diversity, impartiality in teaching, and teacher training. It seeks to answer the following question: Given Brazil’s religious diversity and the legal requirements for a secular and impartial education, how do teachers in the Early Childhood Education Project address the challenges of approaching Religious Education in an inclusive and ethical manner? The methodology adopted was bibliographic research, based on authors who discuss religious education in childhood, the secularity of the State, and the national curricular guidelines for Early Childhood Education. The study also involved field research with semi-structured interviews conducted through Google Forms with five teachers from the Kennedy Educa Mais Project in Presidente Kennedy – ES. The results indicate that the main challenges involve initial and continuing teacher education, the absence of adequate teaching materials, and the confusion between personal religiosity and institutionalized religion, which may lead to proselytism. On the other hand, when conducted in a critical, reflective, and cultural way, Religious Education can significantly contribute to the construction of values such as respect, empathy, and democratic coexistence from the earliest years of schooling.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Educação Infantil
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/689
Data do documento: 13-Ago-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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