Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/687
Tipo: Dissertação
Título: SEMENTES DE TOLERÂNCIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Autor(es): Batista, Débora Simplício Marvila
Primeiro Orientador: Martins, Gustavo Claudiano
Primeiro membro da banca: Martins, Gustavo Claudiano
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Martins, Nathália Ferreira de Sousa
Resumo: A educação infantil impacta significativamente o desenvolvimento das crianças em múltiplas dimensões, onde se formam não apenas habilidades cognitivas, mas também valores, crenças e identidades e a diversidade religiosa emerge como um aspecto relevante a ser considerado nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar e avaliar como a diversidade religiosa tem sido abordada no ensino religioso da educação infantil em uma amostra representativa de uma escola da rede municipal de Presidente Kennedy-ES, no período de fevereiro e março de 2025, com foco nas práticas pedagógicas dos professores e na percepção dos desafios enfrentados na promoção da diversidade religiosa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, com roteiro predefinido, e análise dos dados realizada por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados demonstraram a necessidade de mais suporte, seja com formação continuada, materiais didáticos ou orientações institucionais, para trabalhar a diversidade religiosa com crianças pequenas e há pouca ou nenhuma orientação clara por parte da Secretaria Municipal de Educação sobre como abordar a temática. A pesquisa revelou que os professores estão abertos a aprender, adaptar suas práticas e contribuir para uma educação mais inclusiva. Conclui-se, assim, que o tratamento da diversidade religiosa na Educação Infantil é um desafio urgente e necessário, que exige compromisso ético, formação qualificada e atuação colaborativa entre todos os atores envolvidos no processo educativo.
Resumo Alternativo: Early childhood education significantly impacts children's development in multiple dimensions, where not only cognitive skills are formed, but also values, beliefs, and identities, and religious diversity emerges as a relevant aspect to be considered in pedagogical practices. In this context, this study aims to analyze and evaluate how religious diversity has been addressed in religious education in early childhood education in a representative sample of a school in the municipal network of Presidente Kennedy-ES, in the period from February to March 2025, focusing on the pedagogical practices of teachers and the perception of the challenges faced in promoting religious diversity. This is a qualitative, exploratory and descriptive research, with data collection carried out through individual semi-structured interviews, with a predefined script, and data analysis carried out through Thematic Content Analysis. The results demonstrated the need for more support, whether with continuing education, teaching materials, or institutional guidelines, to work on religious diversity with young children, and there is little or no clear guidance from the Municipal Department of Education on how to approach the topic. The research revealed that teachers are open to learning, adapting their practices and contributing to a more inclusive education. It is therefore concluded that addressing religious diversity in Early Childhood Education is an urgent and necessary challenge, which requires ethical commitment, qualified training and collaborative action among all actors involved in the educational process.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino Religioso
Diversidade
Formação de Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/687
Data do documento: 27-Jun-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Débora Simplício Marvila Batista.pdfTCC - Débora Simplício Marvila Batista37,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.