Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Alexandre de Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8341617023595132pt_BR
dc.creatorAraújo, Adriana Gêisa Jansen Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222720720787736pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-29T19:17:04Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-10-29T19:17:04Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/686-
dc.description.abstractThe research analyzes the manifestation of religious intolerance and religious racism against religions of African origin in Brazil, based on a case study in a high school in São Luis do Maranhão, in a time frame between 2021 and 2023. Law No. 10,639/03, described as a legal instrument for the teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture in national schools, is not being applied in the public school investigated. Therefore, it seeks to answer how religious intolerance and religious racism contributed to the silencing, either as a cause or support, of people adhering to African religions in Brazil, especially in the high school researched. The methodological path of the research proposes a blend that brings together bibliographic research, qualitative research, documentary research and case study. The theoretical framework is composed of the concepts of religious intolerance, religious racism and citizenship, the latter being carried by principles of Christianity that evoke an active participation and responsibility of Christians in defense of human rights, covering social and ethical dimensions for the construction of a just and democratic society. It is defended the hypothesis that the practical misalignment regarding Law No. 10.639/03 strengthens the manifestation of religious intolerance and religious racism in public schools in Maranhão. Religions of African origin suffer from delegitimization not only in religious aspects, but also involve the way of life of the black person, who has their history and culture denied.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisa a manifestação da intolerância religiosa e do racismo religioso contra as religiões de matrizes africanas no Brasil, a partir de um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio de São Luis do Maranhão, num recorte temporal entre 2021 a 2023. A Lei nº 10.639/03, descrita como um instrumento legal para o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas nacionais, não está sendo aplicada na escola pública investigada. Por isso, procura-se responder como a intolerância religiosa e o racismo religioso contribuíram para o silenciamento, seja como causa ou sustentação, das pessoas adeptas às religiões africanas no Brasil, em especial na escola de Ensino Médio pesquisada. O percurso metodológico da pesquisa propõe um blend que agrupa a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, pesquisa documental e realização de estudo de caso. O referencial teórico é composto pelos conceitos de intolerância religiosa, racismo religioso e cidadania, sendo esta última carregada por princípios do cristianismo que evocam uma participação ativa e responsabilidade dos cristãos e cristãs em defesa dos direitos humanos, abrangendo dimensões sociais e éticas para a construção de uma sociedade justa e democrática. Defende-se a hipótese de que o desalinhamento prático quanto à Lei nº 10.639/03 fortalece a manifestação da intolerância religiosa e do racismo religioso nas escolas públicas do Maranhão. As religiões de matrizes africanas sofrem com a deslegitimação não apenas em aspectos religiosos, mas envolve também o modo de vida da pessoa negra, que tem sua história e cultura negadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-29T19:17:04Z No. of bitstreams: 1 TCC - Adriana Gêisa Jansen Pereira Araújo.pdf: 16998982 bytes, checksum: f9457da5cd03b86aeaca9e6335866e59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-29T19:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Adriana Gêisa Jansen Pereira Araújo.pdf: 16998982 bytes, checksum: f9457da5cd03b86aeaca9e6335866e59 (MD5) Previous issue date: 2025-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Silvio L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. ALMEIDA, Sílvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. ALMEIDA, J.; SANTOS, M. Intolerância religiosa: uma análise sociológica. São Paulo: Acadêmica, 2021. AMADO, Wolmir. Religião e negritude. In: AMADO, Wolmir (org.). A religião e o negro no Brasil. São Paulo: Loyola, 1989. ANDRADE, L. S.; FERREIRA, J. R. S.; COSTA, M. A. Discriminação religiosa nas escolas maranhenses: casos documentados entre 2015-2020. Cadernos Maranhenses Interdisciplinares, São Luis, v. 1, n. 8, p. 51-67, 2021. ARANHA, Maria Lúcia A. História da educação e da pedagogia geral no Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. BAKKER, Rachel R. B. Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da lei 10.639. Tese (Doutorado em Antropologia) – Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpenetrações de civilizações. São Paulo: Livraria Pioneira, 1985. BENTES, Nilma. Aspectos da trajetória da população negra do Pará. Belém: UFPA; GEAM, 2013. BEZERRA, Holien G. Estudo de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 37-55. BITTENCOURT, Circe M. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction to theories and methods. [s.l.]: Pearson, 2007. BRANDENBURG, Laude E. A epistemologia do Ensino Religioso, suas limitações e abrangências: a confluência da educação e da religião na escola. Revista Interações, Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 221-229, 2013. BRASIL. Casa Civil. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. [Código Penal]. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm. Acesso em: 20 abr. 2024. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm.. Acesso em: 23 ago. 2024. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 23 ago. 2024. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC; SEF, 1997. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. [Altera a lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira, e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 20 abr. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, 2004. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. [Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 20 fev. 2025. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. CAMURÇA, Marcelo; RODRIGUES, Ozaias S. O debate acerca das noções de “intolerância religiosa” e “racismo religioso” para a compreensão da violência contra as religiões afro-brasileiras. Revista OQ, Salvador, n. 6, p. 5-30, 2022. CANDAU, Vera M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio F.; CANDAU, Vera M. (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-32. CANDAU, Vera M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Revista Currículo Sem Fronteira, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento de área 44: Ciências da Religião e Teologia. Brasília: MEC; CAPES, 2019. CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silencia escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2020. CENTRO DE ESTATÍSTICA RELIGIOSA E INVESTIGAÇÕES SOCIAIS (CERIS). Direitos humanos no Brasil 2: diagnóstico e perspectivas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. COSTA, R. Racismo econômico e intolerância religiosa no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2021. CUNHA JUNIOR, Henrique. Candomblés: como abordar esta cultura na escola. Revista Espaço Acadêmico, São Paulo, v. 9, p. 97-103, 2009. CUNHA, L.; ALMEIDA, R. S. Educação inclusiva: desafios na implementação da Lei nº 10.639/2003 nas escolas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Afro-Brasileira, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-36, 2020. FERREIRA, L. C. S. Formação continuada para educadores: um caminho necessário contra a intolerância religiosa nas escolas públicas do Brasil. Revista Pedagogia Crítica Contemporânea, São Paulo, v. 11, n. 14, p. 112-125, 2019. FERRETI, Sergio F. Diversidade religiosa e cultural no Maranhão. In: SEMANA DE ENSINO RELIGIOSO (IESM), I, 2001, São Luis. Anais... São Luis: IESM, 2001. p. 1-4. [pdf]. FANON, Frantz. Peles negras, máscaras brancas. Salvador: EDUDBA, 2008. FERNANDES, Nathália V. E. A raiz do pensamento colonial na intolerância religiosa contra religiões de matrizes africanas. Revista Calundu¸ Brasília, v. 1, n. 1, p. 119-136, 2017. FERRACINI, Rosemberg. A velha roupa colorida: Brasil e África na Geografia escolar. Revista Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 22, p. 1-9, 2018. FILIZOLA, Gustavo J. As crianças de candomblé e a escola: refletindo sobre o racismo religioso. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. FIOROTTI, Silas. Intolerância religiosa dos evangélicos na Educação Básica: breve análise de alguns casos. Revista Territórios, Caruaru, v. 5, n. 9, p. 214-231, 2019. FLEURI, Reinaldo M. Interculturalidade, educação e desafios contemporâneos: diversidade religiosa, decolonialidade e construção da cidadania. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria J. T. (orgs.). Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. p. 37-54. FONSECA, J. M. Intolerância religiosa nas escolas: desafios contemporâneos. São Paulo: Acadêmica, 2019. GAARDER, Joinster; HELLEN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. São Paulo: Schwarcz, 2000. GIUMBELLI, Emerson. When religion is culture: observations about state policies aimed at Afro-Brazilian religions and other Afro-Heritage 1. Sociol. Anthropol., [s.l.], v. 8, n. 2, p. 401-426, 2018. GOMES, Joaquim B. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. GOMES, Nilma L. Relações étnico raciais, educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo Sem Fronteira, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012. GOMES, N.; SOUZA, D. R. Marginalização das religiões afro-brasileiras no contexto educacional brasileiro: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 21-42, 2020. GOMES, P. R. Diversidade religiosa na escola: caminhos para uma pedagogia inclusiva. Revista Ensaio, São Paulo, v. 29, n. 110, p. 275-290, 2021. GROSFOGUEL, Ramón. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismo identitário, colonização disciplinar e epistemologias descoloniais. Revista Ciência e Cultura, São Paulo, v. 59, n. 2, p. 32-35, 2007. GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos da economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 41-91, 2009. GROSFOGUEL, Ramón. La descolonización del conocimiento: diálogo crítico entre la visión descolonial de Frantz Fanon y la sociologia descolonial de Boaventura de Souza Santos. Barcelona: CIDOB, 2011. GUIMARÃES, Marcelo R. Um novo mundo é possível. São Leopoldo: Sinodal, 2004. HARTIKAINEN, Elina I. Racismo religioso, discriminação e preconceito religioso, liberdade religiosa: controvérsias sobre as relações entre Estado e religião no Brasil atual. Revista Debates do NER, Porto Alegre, v. 21, n. 40, p. 89-114, 2021. HIGUET, Etienne A. As relações entre religião e cultura no pensamento de Paul Tillich. Revista Correlatio, São Bernardo do Campo, n. 14, p. 123-143, 2008. HINZ, Kristina; BORGES, Doriam; COUTINHO, Aline; ANDRIES, Thiago C. The rise of Brazil’s neo-Pentecostal narco-militia. Journal OpenDemocracy, United Kingdom, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2021. IBGE. Censo 2022: dados preliminares. [s.d.]. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/ . Acesso em: 20 fev. 2025. KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010. LEAL, João. O terecô (Maranhão) como “religião ordinária”. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, p. 285-289, 2021. LIMA, P. F. Reformulação curricular: a inclusão das religiões afro-brasileiras nos conteúdos educacionais. Revista Pedagogia Reflexiva, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 18-33, 2018. LIMA, R.; SANTOS, P. Educação e diversidade religiosa: práticas pedagógicas inclusivas. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2022. LODY, Raul. Candomblé: religião e resistência cultural. São Paulo: Ática, 1987. MALANCHEN, Julia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016. MARIANO, Ricardo. Pentecostais em ação: a demonização dos cultos afro-brasileiros. In: SILVA, Vagner G. (org.). Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Edusp, 2007. p. 119-148. MARTINS, Lígia M.; PASQUALINI, Juliana C. O currículo escolar sob enfoque histórico-crítico: aspectos ontológico, epistemológico, ético-político e pedagógico. Revista Nuances, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 23-37, 2020. MELO, Emerson. Da natureza afro-religiosa: a (re) significação espacial dos terreiros de candomblé em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. MELO, Tiago. Evangélicos se recusam a apresentar projeto sobre cultura africana, no AM. In: G1 [Site institucional]. 09 nov. 2012. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/ noticia/2012/11/evangelicos-se-recusam-apresentar-projeto-sobre-cultura-africana-no-am.html. Acesso em: 17 fev. 2025. MIRANDA, Ana Paula M. A “política dos terreiros” contra o racismo religioso e as políticas “cristofacistas”. Revista Debates do NER, Porto Alegre, v. 40, n. 21, p. 17-54, 2021. MIRANDA, Ana Paula M. A “política dos terreiros” contra o racismo religioso e as políticas “cristofacistas”. Revista Debates do NER, Porto Alegre, v. 21, n. 40, p. 17-54, 2021. MORAIS, Mariana R. De religião a cultura, de cultura a religião: travessias afro-religiosas no espaço público. Belo Horizonte: PUC Minas, 2018. MORAIS, Mariana R. Intolerância, racismo e genocídio religioso do povo negro: pensando sobre as categorias afro-religiosas da “política dos terreiros”. Revista Debates do NER, Porto Alegre, v. 21, n. 40, p. 137-162, 2021. MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo nas escolas. 2. ed. Brasília: MEC, 2005. MUNANGA, Kabengele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Revista Cadernos Penesb, Niterói, n. 12, p. 169-203, 2010. NASCIMENTO, Wanderson F. O fenômeno do racismo religioso: desafios para os povos tradicionais de matrizes africanas. Revista Eixo, Brasília, v. 6, n. 2, p. 49-61, 2017. NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Jandaíra, 2020. NUNES, Wellington R. O fundamentalismo e a intolerância religiosa no Brasil de hoje. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 9, p. 86654-86673, 2021. OLIVEIRA, José H. Das macumbas à umbanda: uma análise histórica da construção de uma religião brasileira. Limeira: Conhecimento, 2008. OLIVEIRA, L. Educação e diversidade religiosa. Porto Alegre: Penso, 2020. OLIVEIRA, L.; COSTA, F.; SILVA, H. Intolerância religiosa nas escolas do Maranhão: um estudo de caso sobre as religiões afro-brasileiras. Revista Maranhense de Educação, São Luis, v. 18, n. 1, p. 90-105, 2022. ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de história. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998. p. 122-143. ORLANDI, Pedro H. A.; REIS, Thaize S. Racismo religioso na escola: projeto de delineamento cultural para seu enfrentamento. Revista Perspectivas, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2022. ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999. OUCHANA, Giselle. Adolescente entra em igreja e quebra imagens em Duque de Caxias. In: O GLOBO [Site institucional]. 26 jan. 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/ adolescente-entra-em-igreja-quebra-imagens-em-duque-de-caxias-18548686. Acesso em: 17 fev. 2025. PINHO, P. R. S. Intolerância religiosa no Brasil: desafios e perspectivas. São Luis: UFM, 2021. PORFÍRIO, Francisco. Diferença entre o candomblé e a umbanda. In: BRASIL ESCOLA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/diferenca-entre-candomble-umbanda.htm. Acesso em: 23 ago. 2024. PRANDI, Reginaldo. Os candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo: Hucitec, 1991. RANQUETAT JÚNIOR, César. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Revista Tempo da Ciência, Santa Maria, v. 15, n. 30, p. 59-72, 2008. p. 62-64. ROCHA, C. R. S. F. Diversidade cultural na educação: teorias e práticas inclusivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Revista Mediações, Londrina, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2016. ROCHA, Camilo. Como a intolerância religiosa tem se manifestado no Brasil. In: NEXO [Site institucional]. 28 dez. 2023. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/ 10/11/Como-a-intoler%C3%A2ncia-religiosa-tem-se-manifestado-no-Brasil. Acesso em: 17 fev. 2025. ROCHA, Marcos P. F.; ROCHA, José G.; LIMA, Jacqueline C. P. Intolerância religiosa em escolas públicas no Rio de Janeiro. Revista Educação, Santa Maria, v. 41, n. 3, p. 709-718, 2016. RODRIGUES, Danutta. Intolerância religiosa prejudica ensino da cultura afro-brasileira, diz secretário. In: REDE BAHIA [Site institucional]. 23 nov. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/11/intolerancia-religiosa-prejudica-ensino-da-cultura-afro-brasileira-diz-secretario.html. Acesso em: 17 fev. 2025. SANTOS, Isabel A. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. p. 13-27. SANTOS, Lucival F. As religiões de matrizes africanas para além dos cultos e rituais. In: SIMPÓSIO HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL (SHRL), VIII, Santo Antônio de Jesus, 2015. Anais... Santo Antônio de Jesus: SHRL, 2015. p. 1-6. [pdf]. SANTOS, M. A. Práticas pedagógicas inclusivas: valorização das religiões afro-brasileiras na escola. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 45-59, 2019. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. SCHIMIDT, Maria A.; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2009. SILVA, J. P. Intolerância religiosa: um estudo sobre as religiões afro-brasileiras nas escolas públicas do Maranhão. Revista Brasileira de Educação Multicultural, São Luis, v. 12, n. 2, p. 45-60, 2018. SILVA, M. J. Racismo religioso: o preconceito contra as religiões afro-brasileiras no ambiente escolar. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 89-101, 2020. SILVA, J. R. Intolerância religiosa: desafios contemporâneos na educação brasileira. São Paulo: Acadêmica, 2021. SILVA, M.; PEREIRA, J. L. Intolerância religiosa nas escolas brasileiras: desafios e perspectivas educacionais inclusivas. Revista Educação & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 18-33, 2021. SILVA, Paulo S. Patrimônio cultural imaterial: conceito e instrumentos legais de tutela na atual ordem jurídica brasileira. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH), XXVI, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011. p. 1-11. [pdf]. SILVA, Lara L. M. Intolerância religiosa: estudo do papel das religiões e do Estado de Direito Brasileiro. Anápolis: Une Evangélica, 2019. SIMÕES, Anélia S. M.; SALAROLI, Tatiane P. O retrato da intolerância religiosa no Brasil e os meios de combatê-la. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 411-430, 2017. SINNER, Rudolf. Confiança e convivência: reflexões éticas e ecumênicas. São Leopoldo: Sinodal, 2007. SINNER, Rudolf. “A Santíssima Trindade é a melhor comunidade”: trindade, igreja, sociedade civil. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 48, n. 2, p. 51-73, 2008. SINNER, Rudolf. The Churches and democracy in Brazil: towards a public theology focused on citizenship. Eugene: Wipf & Stock, 2012. SINNER, Rudolf. Cidadania no Brasil: teoria, prática, teologia. In: BUTELLI, Felipe; LE BRUYNS, Clint; SINNER, Rudolf. Teologia pública no Brasil e na África do Sul: cidadania, interculturalidade e HIV/Aids. São Leopoldo: Sinodal, 2014. p. 13-46. SINNER, Rudolf. Teologia pública num Estado laico: ensaios e análises. São Leopoldo: Sinodal, 2018. SÖLLE, Dorothee. Beyond Mere Odedience: reflections on a Christian Ethic for the future. Mineapolis: Augsburg Publishing House, 1970. SOUSA, Neuza S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983. SOUZA, Leal. O espiritismo, a magia e as sete linhas da umbanda. Rio de Janeiro, 1933. SOUZA, L. F. Educação escolar: desafios na inclusão da diversidade cultural religiosa no Brasil contemporâneo. Revista Educação & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 789-804, 2019. SOUZA, R. T. A aplicação da Lei 10.639/03 em escolas do Maranhão: avanços e obstáculos na promoção da igualdade racial. Cadernos Pedagógicos Afro-Brasileiros, São Luis, v. 7, n. 1, p. 34-50, 2021. VIEIRA, Ingrid C. L. A intolerância religiosa como elemento norteador do ensino da cultura afro-brasileira na escola. Revista Unitas, Vitória, v. 5, n. 2, p. 394-411, 2017. VIGOTSKI, Lev S. Obras escolhidas II. Madrid: Centro de Publicaciones, 1993. VON, Cristina. Cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2003. ZEFERINO, Jefferson. A teologia da cidadania de Rudolf von Sinner. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 62, n. 2, p. 310-329, 2022. ZENKER, O. Authochthony, ethnicity, indigeneity and nationalism: time-honouring and state-oriented modes of rooting individual-territory-group triads in a globalizing world. Critique of Anthropology, [s.l.], v. 31, p. 63-81, 2011. ZVEITER, Luiz. Direitos Humanos e liberdades religiosas. In: SANTOS, Ivanir; FILHO, Astrogildo E. (orgs.). Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 12-29.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntolerância Religiosapt_BR
dc.subjectRacismo Religiosopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectLei nº 10.639/03pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleINTOLERÂNCIA RELIGIOSA E RACISMO RELIGIOSO CONTRA RELIGIÕES AFRICANAS BRASILEIRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUIS DO MARANHÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adriana Gêisa Jansen Pereira Araújo.pdfTCC - Adriana Gêisa Jansen Pereira Araújo16,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.