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Tipo: Dissertação
Título: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E RACISMO RELIGIOSO CONTRA RELIGIÕES AFRICANAS BRASILEIRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUIS DO MARANHÃO
Autor(es): Araújo, Adriana Gêisa Jansen Pereira
Primeiro Orientador: Sant'Anna, Elcio
Primeiro membro da banca: Sant'Anna, Elcio
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Castro, Alexandre de Carvalho
Resumo: A pesquisa analisa a manifestação da intolerância religiosa e do racismo religioso contra as religiões de matrizes africanas no Brasil, a partir de um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio de São Luis do Maranhão, num recorte temporal entre 2021 a 2023. A Lei nº 10.639/03, descrita como um instrumento legal para o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas nacionais, não está sendo aplicada na escola pública investigada. Por isso, procura-se responder como a intolerância religiosa e o racismo religioso contribuíram para o silenciamento, seja como causa ou sustentação, das pessoas adeptas às religiões africanas no Brasil, em especial na escola de Ensino Médio pesquisada. O percurso metodológico da pesquisa propõe um blend que agrupa a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, pesquisa documental e realização de estudo de caso. O referencial teórico é composto pelos conceitos de intolerância religiosa, racismo religioso e cidadania, sendo esta última carregada por princípios do cristianismo que evocam uma participação ativa e responsabilidade dos cristãos e cristãs em defesa dos direitos humanos, abrangendo dimensões sociais e éticas para a construção de uma sociedade justa e democrática. Defende-se a hipótese de que o desalinhamento prático quanto à Lei nº 10.639/03 fortalece a manifestação da intolerância religiosa e do racismo religioso nas escolas públicas do Maranhão. As religiões de matrizes africanas sofrem com a deslegitimação não apenas em aspectos religiosos, mas envolve também o modo de vida da pessoa negra, que tem sua história e cultura negadas.
Resumo Alternativo: The research analyzes the manifestation of religious intolerance and religious racism against religions of African origin in Brazil, based on a case study in a high school in São Luis do Maranhão, in a time frame between 2021 and 2023. Law No. 10,639/03, described as a legal instrument for the teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture in national schools, is not being applied in the public school investigated. Therefore, it seeks to answer how religious intolerance and religious racism contributed to the silencing, either as a cause or support, of people adhering to African religions in Brazil, especially in the high school researched. The methodological path of the research proposes a blend that brings together bibliographic research, qualitative research, documentary research and case study. The theoretical framework is composed of the concepts of religious intolerance, religious racism and citizenship, the latter being carried by principles of Christianity that evoke an active participation and responsibility of Christians in defense of human rights, covering social and ethical dimensions for the construction of a just and democratic society. It is defended the hypothesis that the practical misalignment regarding Law No. 10.639/03 strengthens the manifestation of religious intolerance and religious racism in public schools in Maranhão. Religions of African origin suffer from delegitimization not only in religious aspects, but also involve the way of life of the black person, who has their history and culture denied.
Palavras-chave: Intolerância Religiosa
Racismo Religioso
Cidadania
Lei nº 10.639/03
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/686
Data do documento: 25-Jun-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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