Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/685| Tipo: | Dissertação |
| Título: | ENSINO RELIGIOSO E AÇÃO DOCENTE: LEGISLAÇÃO E PRÁTICA NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA-MG |
| Autor(es): | Rosa, Fernando Moreira |
| Primeiro Orientador: | Sant'Anna, Elcio |
| Primeiro membro da banca: | Sant'Anna, Elcio |
| Segundo membro da banca: | Gonçalves, José Mario |
| Terceiro membro da banca: | Reis, Gustavo Soldati |
| Resumo: | O estudo investigou a história do ensino religioso no Brasil, com foco em sua implementação nas escolas públicas municipais de Uberlândia-MG, analisando as práticas docentes e a adequação às legislações vigentes. A pesquisa teve início no primeiro semestre de 2023 com uma revisão bibliográfica e avançou no segundo semestre do mesmo ano, incorporando a aplicação de um questionário direcionado aos professores, além da realização de uma pesquisa de campo. Em 2024, com base em novas evidências, o trabalho foi concluído, respondendo às questões-problema da pesquisa de forma abrangente e fundamentada. Uma das questões centrais tratadas foi "Quem ensina o Ensino Religioso em Uberlândia?", a pesquisa evidenciou lacunas significativas na formação inicial e continuada dos professores. Outro ponto analisado foi "O que e como é ensinado?", constatou-se que nos anos iniciais do ensino fundamental, o foco está em valores como respeito, mas há uma tendência de evitar temas relacionados à religiosidade, negligenciando assim o que deve ser ensinado conforme as legislações nacionais e municipais. Apesar do município complementar a Base Nacional Comum Curricular de forma eficaz através de suas Diretrizes Curriculares Municipais, há problemas no uso e no conhecimento da bibliografia recomendada, agravados pela baixa participação dos professores nas formações ofertadas. Por fim, sobre a questão "O município de Uberlândia segue a legislação vigente?", pode se afirmar que, quanto à formação inicial dos professores, a legislação ainda não é cumprida. Enfim, embora os conteúdos da BNCC sejam contemplados, as práticas pedagógicas precisam de maior alinhamento. Com base nas evidências apresentadas ao longo da pesquisa, ao final foram elaboradas sugestões para minimizar ou solucionar os problemas identificados, promovendo uma melhoria na qualidade do ensino e no conteúdo apresentado. Essas ações visam contribuir para uma formação mais completa e reflexiva, tanto para os alunos, quanto para professores. |
| Resumo Alternativo: | The study investigated the history of religious education in Brazil, with a focus on its implementation in municipal public schools in Uberlândia-MG, analyzing teaching practices and compliance with current legislation. The research began in the first half of 2023 with a literature review and progressed in the second half of the same year, incorporating the application of a questionnaire to teachers, as well as field research. In 2024, based on new evidence, the work was completed, answering the research problem questions in a comprehensive and well-founded manner. One of the central questions addressed was “Who teaches Religious Education in Uberlândia?” The research revealed significant gaps in teachers' initial and continuing training. Another point analyzed was “What and how is it taught?” It was found that in the early years of elementary school, the focus is on values such as respect, but there is a tendency to avoid topics related to religiosity, thus neglecting what should be taught according to national and municipal legislation. Although the municipality complements the National Common Core Curriculum effectively through its Municipal Curriculum Guidelines, there are problems in the use and knowledge of the recommended bibliography, aggravated by the low participation of teachers in the training offered. Finally, on the question “Does the municipality of Uberlândia follow the legislation in force?”, it can be said that, in terms of initial teacher training, the legislation is still not complied with. In short, although the contents of the BNCC are covered, teaching practices need to be better aligned. Based on the evidence presented throughout the research, at the end suggestions were made to minimize or solve the problems identified, promoting an improvement in the quality of teaching and in the content presented. These actions aim to contribute to a more complete and reflective education for both students and teachers. |
| Palavras-chave: | Ensino Religioso Escolar Prática Docente Legislação Escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/685 |
| Data do documento: | 23-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Fernando Moreira Rosa.pdf | TCC - Fernando Moreira Rosa | 22,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.