Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/683| Tipo: | Dissertação |
| Título: | CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE |
| Autor(es): | Fonseca, Maria Luiz Dias |
| Primeiro Orientador: | Martins, Gustavo Claudiano |
| Primeiro membro da banca: | Martins, Gustavo Claudiano |
| Segundo membro da banca: | Rodrigues, Nelson Lellis Ramos |
| Terceiro membro da banca: | Ferreira, Ismael de Vasconcelos |
| Resumo: | A pesquisa investiga os desafios da prática docente e elabora uma proposta de curso de formação continuada para os professores de Ensino Religioso da rede municipal de Fortaleza/CE. Trata-se o Ensino Religioso como um espaço de valorização da pluralidade religiosa e formação integral dos estudantes. No entanto, sua implementação demanda uma formação docente pertinente para a atuação em uma perspectiva capaz de assegurar o respeito às diversas crenças e filosofias de vida. Procura-se uma resposta para seguinte questão problema: de que maneira a formação continuada, pautada nas Ciências das Religiões, pode aprimorar a atuação dos professores de Ensino Religioso dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Fortaleza/CE? Considera-se como hipótese que a prática pedagógica desse componente curricular na rede municipal investigada se caracteriza pela ausência de formação inicial e continuada em Ciências das Religiões. Os objetivos específicos da pesquisa consistem em: analisar o componente curricular Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); refletir sobre a trajetória da formação docente no Brasil; e analisar as práticas pedagógicas e os desafios docentes no Ensino Religioso seguido da elaboração de uma proposta de Programa de Curso de Formação Continuada. O referencial teórico da pesquisa está estruturado nas contribuições de Elisa Rodrigues, Sérgio Junqueira, Nathália Martins, Francisco Palheta, dentre outros. Pretende-se destacar a relevância da formação docente a partir das Ciências das Religiões, demonstrando que essa atitude pode assegurar a abordagem do Ensino Religioso não confessional. A metodologia segue o percurso da pesquisa bibliográfica, reunindo livros, artigos e trabalhos científicos; pesquisa documental, com uma exploração das legislações que normatizam o Ensino Religioso; e pesquisa de campo, cuja análise recai sobre as informações e percepções da prática pedagógica no contexto da rede de ensino pesquisada. O produto final da dissertação é o Programa de Curso de Formação Continuada. Ao concluir esta pesquisa, almeja-se contribuir para a concretização do Ensino Religioso e proporcionar aos docentes a oportunidade de qualificação profissional e a consequente criação de um ambiente democrático, ético e inclusivo nas escolas públicas do Município de Fortaleza/CE. |
| Resumo Alternativo: | The research investigates the challenges of teaching practice and develops a proposal for a continuing education course for Religious Education teachers in the municipal school system of Fortaleza, Ceará. Religious Education is approached as a space for valuing religious pluralism and the integral development of students. However, its implementation requires appropriate teacher training to enable an approach that ensures respect for diverse beliefs and life philosophies. The study seeks to answer the following research question: How can continuing education, grounded in the Sciences of Religion, enhance the performance of Religious Education teachers in the early years of elementary education within the municipal school system of Fortaleza/CE? The hypothesis is that the pedagogical practice of this curricular component in the investigated municipal system is characterized by a lack of both initial and continuing training in the Sciences of Religion. The specific objectives of the research are: to analyze the Religious Education curricular component within the National Common Curricular Base (BNCC); to reflect on the history of teacher training in Brazil; and to analyze pedagogical practices and teaching challenges in Religious Education, followed by the development of a proposal for a Continuing Education Course Program. The theoretical framework of the research is based on contributions from Elisa Rodrigues, Sérgio Junqueira, Nathália Martins, Francisco Palheta, among others. The study aims to highlight the relevance of teacher training based on the Sciences of Religion, demonstrating that this approach can ensure a non-confessional Religious Education. The methodology follows the path of bibliographic research, gathering books, articles, and academic works; documentary research, exploring legislation that regulates Religious Education; and field research, focusing on information and perceptions of pedagogical practice within the context of the investigated school network. The final product of the dissertation is the Continuing Education Course Program. Upon completion of this research, the aim is to contribute to the realization of Religious Education and provide teachers with the opportunity for professional development, thereby fostering the creation of a democratic, ethical, and inclusive environment in public schools in the Municipality of Fortaleza, CE. |
| Palavras-chave: | Ensino Religioso Formação Continuada Diversidade Religiosa BNCC |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/683 |
| Data do documento: | 2-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - MARIA LUIZ DIAS FONSECA.pdf | TCC - MARIA LUIZ DIAS FONSECA | 33,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.