Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/682| Tipo: | Dissertação |
| Título: | CAMINHANDO PELAS ENCRUZILHADAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DOCENTE DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ICONHA/ES |
| Autor(es): | Moreira, Gerliani Lucas |
| Primeiro Orientador: | Martins, Gustavo Claudiano |
| Primeiro membro da banca: | Martins, Gustavo Claudiano |
| Segundo membro da banca: | Sant'Anna, Elcio |
| Terceiro membro da banca: | Martins, Nathália Ferreira de Sousa |
| Resumo: | A abordagem das religiões de matriz africana no ambiente escolar ainda enfrenta diversos entraves no Brasil, especialmente em municípios de forte herança cultural europeia, como é o caso de Iconha/ES. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure a liberdade religiosa e leis como a LDB, a BNCC e a Lei 10.639/2003 determinem a valorização da cultura afro-brasileira no currículo escolar, ainda há uma lacuna significativa entre a legislação e a prática pedagógica. Esse descompasso revela-se no despreparo docente, na resistência institucional e no preconceito social que afetam o ensino das religiões de matriz africana. O presente estudo tem como objetivo geral identificar metodologias e práticas pedagógicas que orientem os professores de Ensino Religioso e História da rede municipal de Iconha/ES na abordagem das religiões de matriz africana. Como objetivos específicos, busca-se: (a) identificar as influências africanas na cultura capixaba; (b) analisar o respaldo legal existente para o ensino da história e cultura africana nas escolas; e (c) examinar como essas religiões estão sendo tratadas nas instituições municipais de ensino em Iconha/ES. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, composta por duas etapas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A primeira envolve a revisão de obras, artigos e documentos oficiais que fundamentam teoricamente a discussão sobre a inclusão das religiões de matriz africana no currículo escolar. A segunda consiste na coleta de dados empíricos por meio de entrevistas e questionários aplicados a professores e alunos da rede municipal de Iconha/ES, com o intuito de compreender as percepções, desafios e práticas adotadas em sala de aula. Os dados revelam que, apesar do arcabouço legal que sustenta a inclusão das religiões de matriz africana no currículo, sua implementação efetiva ainda é limitada, especialmente pela falta de formação adequada dos docentes e pela persistência de preconceitos sociais. Contudo, o estudo também evidencia possibilidades de avanço por meio da adoção de práticas pedagógicas mais críticas, reflexivas e culturalmente sensíveis. Assim, a valorização da pluralidade religiosa no espaço escolar não apenas contribui para uma formação cidadã mais justa e inclusiva, mas também fortalece o compromisso com uma educação antirracista e democrática. |
| Resumo Alternativo: | The approach to religions of African origin in schools still faces several obstacles in Brazil, especially in municipalities with a strong European cultural heritage, such as Iconha/ES. Although the 1988 Federal Constitution guarantees religious freedom and laws such as the LDB, the BNCC and Law 10.639/2003 determine the valorization of Afro-Brazilian culture in the school curriculum, there is still a significant gap between legislation and pedagogical practice. This mismatch is revealed in the lack of teacher preparation, institutional resistance and social prejudice that affect the teaching of religions of African origin. The present study has the general objective of identifying methodologies and pedagogical practices that guide Religious Education and History teachers in the municipal school system of Iconha/ES in the approach to religions of African origin. The specific objectives are: (a) to identify African influences on the culture of Espírito Santo; (b) to analyze the existing legal support for the teaching of African history and culture in schools; and (c) examine how these religions are being treated in municipal educational institutions in Iconha/ES. The research uses a qualitative approach, consisting of two stages: bibliographical research and field research. The first involves the review of works, articles and official documents that theoretically support the discussion on the inclusion of religions of African origin in the school curriculum. The second consists of collecting empirical data through interviews and questionnaires applied to teachers and students of the municipal school system of Iconha/ES, with the aim of understanding the perceptions, challenges and practices adopted in the classroom. The data reveal that, despite the legal framework that supports the inclusion of religions of African origin in the curriculum, its effective implementation is still limited, especially due to the lack of adequate training of teachers and the persistence of social prejudices. However, the study also highlights possibilities for progress through the adoption of more critical, reflective and culturally sensitive pedagogical practices. Thus, the appreciation of religious plurality in the school environment not only contributes to a more fair and inclusive civic education, but also strengthens the commitment to anti-racist and democratic education. |
| Palavras-chave: | Religiões de Matriz Africana Ensino Religioso Desafios |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/682 |
| Data do documento: | 4-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Gerliani Lucas Moreira.pdf | TCC - Gerliani Lucas Moreira | 19,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.