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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/679Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Martins, Gustavo Claudiano | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855154279359993 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Martins, Gustavo Claudiano | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855154279359993 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Schubert, Arlete Maria Pinheiro | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3010708242466735 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Vasconcellos, Danilo Souza Mendes de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3592452346798146 | pt_BR |
| dc.creator | Lorenzoni, Marelene de Fátima Novaes | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9976107810169716 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T15:32:27Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-10 | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T15:32:27Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
| dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/679 | - |
| dc.description.abstract | This research examines the potential of the Religious Education curriculum as a promoter of a culture of peace in municipal schools in Vila Velha (ES). The general objective was to critically analyze teachers' perceptions of school violence and identify the potential of Religious Education in transforming relational dynamics. The research question asked: to what extent can Religious Education act as an agent promoting a culture of peace in schools and contribute to improving student behavior in the literacy cycle? The hypothesis was that this Curricular Component, grounded in phenomenological and anthropological approaches to religious experience, constitutes a privileged space for developing humanizing values. Philosophically, it is justified by the need to transcend merely punitive perspectives, seeking transformative educational interventions. Methodologically, field research was conducted through questionnaire application in municipal schools located in areas of socioeconomic vulnerability in Vila Velha (ES). The results showed significant recognition of the pacifying potential of Religious Education by teachers, confirming the initial hypothesis. The research concluded that principles such as respect, empathy, solidarity, and dialogue, fundamental to a culture of peace, find fertile ground in the pedagogical practices of this Curricular Component, which can act as a transversal axis in confronting school violence through multidimensional approaches articulated to the specific sociocultural context of educational institutions. | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa examina o potencial da Cultura de paz no Ensino Religioso: práticas pedagógicas no ensino fundamental das escolas municipais de Vila Velha (ES). O objetivo geral consistiu em analisar criticamente as percepções dos/as professores/as sobre violência escolar e identificar as potencialidades do Ensino Religioso na transformação das dinâmicas relacionais. A questão-problema indagou: em que medida o Ensino Religioso pode atuar como um agente promotor de uma cultura de paz na escola e contribuir para a melhoria do comportamento dos/as estudantes no ciclo de alfabetização? Partiu-se da hipótese de que este Componente Curricular, fundamentado em abordagem fenomenológica e antropológica da experiência religiosa, constitui espaço privilegiado para desenvolvimento de valores humanizadores. Filosoficamente, justifica-se pela necessidade de transcender perspectivas meramente punitivas, buscando intervenções educativas transformadoras. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de campo com aplicação de questionário em escolas municipais situadas em áreas de vulnerabilidade socioeconômica de Vila Velha (ES). Os resultados evidenciaram expressivo reconhecimento do potencial pacificador do Ensino Religioso pelos/as professores/as, confirmando a hipótese inicial. A pesquisa concluiu que princípios como respeito, empatia, solidariedade e diálogo, fundamentais à cultura de paz, encontram território fértil nas práticas pedagógicas deste Componente Curricular, que pode atuar como eixo transversal no enfrentamento da violência escolar por meio de abordagens multidimensionais articuladas ao contexto sociocultural específico das instituições educacionais. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-29T15:32:27Z No. of bitstreams: 1 TCC - Marelene de Fátima Novaes Lorenzoni.pdf: 24391402 bytes, checksum: 74b7822859a6b27c40ea66124e42bc0e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-29T15:32:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Marelene de Fátima Novaes Lorenzoni.pdf: 24391402 bytes, checksum: 74b7822859a6b27c40ea66124e42bc0e (MD5) Previous issue date: 2024-07-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
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| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
| dc.subject | Cultura da paz | pt_BR |
| dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | CULTURA DA PAZ NO ENSINO RELIGIOSO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VILA VELHA (ES) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões | |
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