Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/679
Tipo: Dissertação
Título: CULTURA DA PAZ NO ENSINO RELIGIOSO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VILA VELHA (ES)
Autor(es): Lorenzoni, Marelene de Fátima Novaes
Primeiro Orientador: Martins, Gustavo Claudiano
Primeiro membro da banca: Martins, Gustavo Claudiano
Segundo membro da banca: Schubert, Arlete Maria Pinheiro
Terceiro membro da banca: Vasconcellos, Danilo Souza Mendes de
Resumo: Esta pesquisa examina o potencial da Cultura de paz no Ensino Religioso: práticas pedagógicas no ensino fundamental das escolas municipais de Vila Velha (ES). O objetivo geral consistiu em analisar criticamente as percepções dos/as professores/as sobre violência escolar e identificar as potencialidades do Ensino Religioso na transformação das dinâmicas relacionais. A questão-problema indagou: em que medida o Ensino Religioso pode atuar como um agente promotor de uma cultura de paz na escola e contribuir para a melhoria do comportamento dos/as estudantes no ciclo de alfabetização? Partiu-se da hipótese de que este Componente Curricular, fundamentado em abordagem fenomenológica e antropológica da experiência religiosa, constitui espaço privilegiado para desenvolvimento de valores humanizadores. Filosoficamente, justifica-se pela necessidade de transcender perspectivas meramente punitivas, buscando intervenções educativas transformadoras. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de campo com aplicação de questionário em escolas municipais situadas em áreas de vulnerabilidade socioeconômica de Vila Velha (ES). Os resultados evidenciaram expressivo reconhecimento do potencial pacificador do Ensino Religioso pelos/as professores/as, confirmando a hipótese inicial. A pesquisa concluiu que princípios como respeito, empatia, solidariedade e diálogo, fundamentais à cultura de paz, encontram território fértil nas práticas pedagógicas deste Componente Curricular, que pode atuar como eixo transversal no enfrentamento da violência escolar por meio de abordagens multidimensionais articuladas ao contexto sociocultural específico das instituições educacionais.
Resumo Alternativo: This research examines the potential of the Religious Education curriculum as a promoter of a culture of peace in municipal schools in Vila Velha (ES). The general objective was to critically analyze teachers' perceptions of school violence and identify the potential of Religious Education in transforming relational dynamics. The research question asked: to what extent can Religious Education act as an agent promoting a culture of peace in schools and contribute to improving student behavior in the literacy cycle? The hypothesis was that this Curricular Component, grounded in phenomenological and anthropological approaches to religious experience, constitutes a privileged space for developing humanizing values. Philosophically, it is justified by the need to transcend merely punitive perspectives, seeking transformative educational interventions. Methodologically, field research was conducted through questionnaire application in municipal schools located in areas of socioeconomic vulnerability in Vila Velha (ES). The results showed significant recognition of the pacifying potential of Religious Education by teachers, confirming the initial hypothesis. The research concluded that principles such as respect, empathy, solidarity, and dialogue, fundamental to a culture of peace, find fertile ground in the pedagogical practices of this Curricular Component, which can act as a transversal axis in confronting school violence through multidimensional approaches articulated to the specific sociocultural context of educational institutions.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Cultura da paz
Violência escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/679
Data do documento: 10-Jul-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marelene de Fátima Novaes Lorenzoni.pdfTCC - Marelene de Fátima Novaes Lorenzoni23,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.