Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/675| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O DIÁLOGO ENTRE RELIGIÃO E CULTURA NA “UMEI TEREZINHA AGOSTINI PAGOTTI” A PARTIR DA FESTA JUNINA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO COM OS PAIS E RESPONSÁVEIS. |
| Autor(es): | Prado, Juliana Vidal |
| Primeiro Orientador: | Marlow, Sergio Luiz |
| Primeiro membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Abdruschin Schaeffer |
| Terceiro membro da banca: | Manske, Cione Marta Raasch |
| Resumo: | A pesquisa tem por tema: O diálogo entre religião e cultura na “UMEI Terezinha Agostini Pagotti” a partir da festa junina na escola: um estudo de caso com os pais e responsáveis. Este tema se justifica, dentre outros motivos, pela percepção da pesquisadora sobre os preconceitos que ocorrem no interior da comunidade escolar no que tange à participação das crianças nas festas juninas. Nota-se todos os anos, durante o período de realização das festas juninas, entre os meses de julho e agosto, que algumas crianças não participam das atividades da festa por falta de autorização por parte de seus pais e responsáveis. Por isso, a questão central que norteia a pesquisa é seguinte: Qual a percepção dos pais, mães e responsáveis das crianças que estudam na UMEI “Terezinha Agostini Pagotti” em relação à festa junina e por que eles/as não autorizam a participação de seus filhos/as nessa festa na escola? Como objetivo geral, busca-se identificar qual a percepção dos pais em relação a festa junina e em que medida a decisão dos pais, das mães e dos/as responsáveis pela não autorização da participação das crianças nas festas juninas na escola esbarra nas atitudes de intolerância e preconceito religioso no ambiente escolar. Os objetivos específicos da pesquisa compreendem a necessidade de: investigar a tradição cultural e religiosa da festa junina no Brasil e nas instituições escolares; identificar se as manifestações da festa junina são mencionadas nos documentos curriculares educacionais do sistema educacional de Vila Velha-ES; contribuir com o diálogo entre religião e cultura, através da reflexão sobre o fenômeno da festa junina, investigando possíveis atitudes de intolerância religiosa; elaborar um estudo dirigido sobre a religião e a cultura na escola, com o intuito de dialogar com os pais, mães e responsáveis pelas crianças matriculadas na UMEI “Terezinha Agostini Pagotti”, no início do ano letivo, objetivando esclarecer sobre a metodologia e a realização da festa junina na escola. A metodologia pauta-se na pesquisa bibliográfica e estudos exploratórios, a partir do referencial teórico das Ciências das Religiões para interpretação dos fenômenos religiosos. Sugere-se, ao final deste estudo, um “estudo dirigido” sobre a importância da festa junina na escola, visando romper com o racismo religioso e com a intolerância religiosa. |
| Resumo Alternativo: | The research has as its theme: The dialogue between religion and culture with parents and guardians at UMEI "Terezinha Agostini Pagotti" from the June party at school. This theme is justified, among other reasons, by the researcher's perception of the prejudices that occur within the school community regarding the participation of children in the June festivals. It is noted every year, during the period of the June festivals, between the months of July and August, that some children do not participate in the activities of the festival due to lack of authorization from their parents and guardians. Therefore, the central question that guides the research is the following: What is the perception of the fathers, mothers and guardians of the children who study at UMEI "Terezinha Agostini Pagotti" in relation to the June festival and why do they not authorize the participation of their children in this party at school? As a general objective, it seeks to identify to what extent the decision of fathers, mothers and guardians for not authorizing the participation of children in the June festivities at school comes up against attitudes of intolerance and religious prejudice in the school environment. The specific objectives of the research include the need to: investigate the cultural and religious tradition of the June festival in Brazil and in school institutions; to identify whether the manifestations of the June festival are mentioned in the educational curriculum documents of the educational system of Vila Velha-ES; contribute to the dialogue between religion and culture, through reflection on the phenomenon of the June festival, investigating possible attitudes of religious intolerance; to prepare a directed study on religion and culture at school, with the aim of dialoguing with the fathers, mothers and guardians of the children enrolled in the UMEI "Terezinha Agostini Pagotti", at the beginning of the school year, aiming to clarify the methodology and the realization of the June festival at school. The methodology is based on bibliographic research and exploratory studies, based on the theoretical framework of the Sciences of Religions for the interpretation of religious phenomena. At the end of this study, a "directed study" on the importance of the June festival in school is suggested, aiming to break with religious racism and religious intolerance. |
| Palavras-chave: | Cultura Religião Festa Junina Educação Infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
| Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/675 |
| Data do documento: | 13-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Juliana Vidal Prado.pdf | TCC - Juliana Vidal Prado | 15,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.