Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/672
Tipo: Dissertação
Título: A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO PACIENTE EM UNIDADE HOSPITALAR
Autor(es): Monteiro, Jean Mota
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Terceiro membro da banca: Brotto, Léia Damasceno de Aguiar
Resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece oficialmente a espiritualidade como um fator que contribui para a saúde e a qualidade de vida. Atualmente, estudos na área da saúde evidenciam que a fé e a esperança desempenham um papel essencial na compreensão do processo de recuperação e no enfrentamento de enfermidades. Nesse contexto, a espiritualidade se consolida como um fator significativo na formulação de indicadores de saúde, contribuindo para a promoção de um cuidado integral. Nesse âmbito, a pergunta-problema que se busca responder é: qual a influência da espiritualidade no processo de recuperação do paciente hospitalar? A hipótese que se apresenta é a de que a espiritualidade, assim como a religiosidade, atua beneficamente na saúde do paciente, diminuindo o tempo de seu processo de recuperação, o que traz diversos benefícios, como a diminuição de gastos e a melhoria da qualidade de vida do paciente como um todo. A metodologia adotada é a bibliográfica, realizada por meio de ampla pesquisa em plataformas e bancos de dados científicos como Scielo, BVS e BDTD. Os resultados indicam que a espiritualidade, pelos benefícios evidentes à saúde do paciente hospitalizado, como a melhor evolução do processo de recuperação, deve ser mais bem explorada por profissionais de saúde durante a internação em unidade hospitalar.
Resumo Alternativo: The World Health Organization (WHO) officially recognizes spirituality as a factor that contributes to health and quality of life. Currently, studies in the field of health highlight that faith and hope play an essential role in understanding the recovery process and in coping with illnesses. In this context, spirituality establishes itself as a significant factor in the development of health indicators, contributing to the promotion of comprehensive care. Within this scope, the research question to be addressed is: what is the influence of spirituality on the recovery process of hospitalized patients? The hypothesis presented is that spirituality, as well as religiosity, positively influences patient health, reducing the length of the recovery process, which brings various benefits, such as lower costs and improved overall quality of life for the patient. The methodology adopted is bibliographic, carried out through extensive research on platforms and scientific databases such as Scielo, BVS, and BDTD. The results indicate that spirituality, due to its evident benefits to the health of hospitalized patients—such as improved recovery outcomes—should be further explored by healthcare professionals during hospital admission.
Palavras-chave: Espiritualidade
Unidade hospitalar
Assistência ao paciente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/672
Data do documento: 17-Fev-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jean Mota Monteiro.pdfTCC - Jean Mota Monteiro14,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.