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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/671Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Sant'Anna, Elcio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9173397347857229 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sant'Anna, Elcio | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9173397347857229 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ulrich, Claudete Beise | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Maia, Cleiton Machado | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7569300631114273 | pt_BR |
| dc.creator | Silva, Isabelle Araújo | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4158159290694568 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T19:30:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-13 | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T19:30:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/671 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation investigates the relationship between religion and the integral education of students in the school context, analyzing how the religious dimension can be incorporated in a pedagogical and respectful manner into educational practices. It is based on the hypothesis that there is a gap in the training of education professionals, particularly with regard to their preparation to address the religious phenomenon and its implications in the school environment. The central question of the research is to verify whether it is possible to ensure an integral education without considering fundamental aspects of the human condition, such as religiosity. To this end, a study was conducted in a public school, using the focus group technique for data collection, with the participation of teachers and staff. The results indicate that, although religiosity represents a relevant dimension of the human experience, its approach in the school environment is still superficial, often due to insufficient teacher training. This lack contributes to the perpetuation of prejudices and limits the potential of the school as a space for dialogue and inclusion. As a practical contribution, an interdisciplinary project is proposed that involves the school community, fostering critical and reflective debate on religious diversity. Furthermore, the need for ongoing training for teachers is highlighted, so that they can deal with religious plurality in a sensitive and respectful manner. It is concluded that the integration of religiosity into comprehensive education is essential for the formation of critical, ethical and supportive citizens, capable of valuing diversity and promoting harmonious coexistence in a plural society. | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação investiga a relação entre a religião e a formação integral do aluno no contexto escolar, analisando como a dimensão religiosa pode ser incorporada de maneira pedagógica e respeitosa nas práticas educacionais. Parte-se da hipótese de que existe uma lacuna na formação dos profissionais da educação, particularmente no que diz respeito ao preparo para abordar o fenômeno religioso e suas implicações no espaço escolar. A questão central da pesquisa consiste em verificar se é possível assegurar uma educação integral sem considerar aspectos fundamentais da condição humana, como a religiosidade. Para tanto, realizou-se um estudo em uma escola pública, utilizando a técnica de grupo focal para a coleta de dados, com a participação de docentes e funcionários. Os resultados indicam que, embora a religiosidade represente uma dimensão relevante da experiência humana, sua abordagem no ambiente escolar ainda é superficial, frequentemente em decorrência da insuficiência na formação docente. Essa carência contribui para a perpetuação de preconceitos e limita o potencial da escola como espaço de diálogo e inclusão. Como contribuição prática, propõe-se um projeto interdisciplinar que envolva a comunidade escolar, fomentando o debate crítico e reflexivo sobre a diversidade religiosa. Ademais, ressalta-se a necessidade de formação continuada para os professores, a fim de que possam lidar com a pluralidade religiosa de forma sensível e respeitosa. Conclui-se que a integração da religiosidade na educação integral é indispensável para a formação de cidadãos críticos, éticos e solidários, capazes de valorizar a diversidade e promover a convivência harmoniosa em uma sociedade plural. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-23T19:30:58Z No. of bitstreams: 1 TCC - Isabelle Araújo Silva.pdf: 36201494 bytes, checksum: c091ae0370a49186b13b31c319c7bbd3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-23T19:30:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Isabelle Araújo Silva.pdf: 36201494 bytes, checksum: c091ae0370a49186b13b31c319c7bbd3 (MD5) Previous issue date: 2025-03-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
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| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Religião | pt_BR |
| dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
| dc.subject | Laicidade | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade Religiosa | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| dc.title | ENSINO RELIGIOSO NÃO SE DISCUTE?: UMA ANALISE DO ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS/ALUNAS NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões | |
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