Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/666
Tipo: | Dissertação |
Título: | AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NA SALA DE AULA PELA PERSPECTIVA INTERCULTURAL DO ENSINO RELIGIOSO |
Autor(es): | Medrado, Jader Souza |
Primeiro Orientador: | Sant'Anna, Elcio |
Primeiro membro da banca: | Sant'Anna, Elcio |
Segundo membro da banca: | Rocha, Abdruschin Schaeffer |
Terceiro membro da banca: | Rosseto, Selma Correia |
Resumo: | Diante das múltiplas culturas e diversas crenças religiosas que permeiam o Brasil, a escola assume um relevante papel na concretização de um ensino multicultural de valorização dos diversos povos que compõem a sociedade brasileira. A diferença cultural, religiosa, étnico-racial, nas instituições de ensino, muitas vezes é marginalizada, inferiorizada e vista como um elemento classificatório. É necessário pensar a escola como um ambiente híbrido e heterogêneo, onde culturas se entrelaçam. Neste sentido, essa dissertação teve como objetivo analisar como estão sendo abordados os conteúdos voltados às religiões afro-brasileiras na disciplina Ensino Religioso. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo o Município de Vila Velha/ES. Os dados de análise foram oriundos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados com docentes de Ensino Religioso atuantes na educação pública do referido município. A partir da análise dos dados, juntamente com o estudo das legislações educacionais acerca da temática, constatou-se que o município de Vila Velha proporciona condições favoráveis às práticas pedagógicas voltadas ao ensino das religiões afro-brasileiras. Da mesma maneira que os docentes se mostram confortáveis em abordar tais conteúdos na disciplina de Ensino Religioso. |
Resumo Alternativo: | Given the multiple cultures and diverse religions that permeate Brazil, schools play an important role in implementing a multicultural education that values the diverse peoples that make up Brazilian society. Cultural, religious, and ethnic-racial differences in educational institutions are often marginalized, demeaned, and seen as a classificatory element. It is necessary to think of schools as hybrid and heterogeneous environments where cultures intertwine. In this sense, this dissertation aimed to analyze how content focused on Afro-Brazilian religions is being included in the Religious Education discipline. To this end, the city of Vila Velha/ES was taken as the object of study. The data for analysis came from the application of semi-structured questionnaires to Religious Education teachers working in public education in that city. Based on the analysis of the data, together with the study of educational legislation on the subject, it was found that the city of Vila Velha provides developed conditions for pedagogical practices outside the teaching of Afro-Brazilian religions. In the same way, teachers are useful when addressing such content in the Religious Education discipline. |
Palavras-chave: | Ensino religioso Religiosidade afro-brasileira Cultura afro-brasileira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/666 |
Data do documento: | 13-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jader Souza Medrado.pdf | TCC - Jader Souza Medrado | 36,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.