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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/664
Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO RELIGIOSO E A FORMAÇÃO DO SER HUMANO: Contribuições de Wolfgang Gruen |
Autor(es): | Barros, Edward Wagner Belone |
Primeiro Orientador: | Sant'Anna, Elcio |
Primeiro membro da banca: | Sant'Anna, Elcio |
Segundo membro da banca: | Oliveira, David Mesquiati de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Edeson dos Anjos |
Resumo: | Esta dissertação, intitulada "Ensino Religioso e a Formação do Ser Humano: Contribuições de Wolfgang Gruen", investiga o ensino religioso no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, com foco nas contribuições do pensador Wolfgang Gruen para a formação integral do ser humano. A pesquisa parte de uma análise das incompreensões e desafios que permeiam o debate nacional sobre o ensino religioso, explorando aspectos epistemológicos e metodológicos fundamentais. A dissertação analisa como o pensamento de Gruen, influenciado por Paul Tillich, tem promovido uma mudança significativa no enfoque do ensino religioso no Brasil. Gruen propõe uma abordagem que transcende a catequese tradicional, integrando a religiosidade de forma mais profunda e reflexiva no currículo escolar. A pesquisa examina o impacto das ideias de Gruen antes e depois de suas contribuições, discutindo como o ensino religioso pode evoluir para abordar não apenas a transmissão de conhecimentos factuais sobre religiões, mas também a promoção de uma compreensão mais profunda da experiência religiosa e da formação cidadã. Utilizando uma metodologia qualitativa e exploratória, a pesquisa se baseia em uma análise extensiva da bibliografia relevante, incluindo livros, artigos, revistas e documentos eletrônicos, além de entrevistas com Wolfgang Gruen. A dissertação se alinha ao projeto "Religião e Educação" da Faculdade Unida de Vitória, visando entender a formação humana sob a perspectiva da religiosidade e suas contribuições para a sociedade contemporânea. Os principais objetivos da dissertação são: investigar as publicações de Gruen, examinar a religiosidade dentro do ensino religioso, e verificar as mudanças paradigmáticas no pensamento do autor. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o Ensino Religioso e sua contribuição para a formação integral do ser humano, focando nas contribuições de Wolfgang Gruen e diferenciando os conceitos de ensino religioso e religiosidade, e o impacto desse debate nos estudos relacionados à disciplina. Objetivos específicos: 1. Investigar as publicações de Wolfgang Gruen sobre o Ensino Religioso. 2. Examinar como a religiosidade é abordada no Ensino Religioso. 3. Verificar as mudanças paradigmáticas no pensamento de Gruen sobre a disciplina. A pesquisa propõe que um ensino religioso mediado por fatores culturais, étnicos- raciais e multiculturais, conforme sugerido por Gruen, pode educar alunos para serem agentes de transformação social. A dissertação conclui que o ensino religioso, quando abordado de forma inclusiva e respeitosa, pode desempenhar um papel crucial na formação integral dos alunos, promovendo a diversidade, o respeito mútuo e a Aceitação Mútua. |
Resumo Alternativo: | This dissertation, titled "Religious Education and Human Formation: Contributions of Wolfgang Gruen," investigates religious education within the context of Brazil's National Com- mon Curricular Base (BNCC), focusing on the contributions of the thinker Wolfgang Gruen to the integral formation of the human being. The research starts with an analysis of the misun- derstandings and challenges that pervade the national debate on religious education, exploring fundamental epistemological and methodological aspects. The dissertation examines how Gru- en's thought, influenced by Paul Tillich, has significantly promoted a shift in the approach to religious education in Brazil. Gruen proposes an approach that transcends traditional catechesis, integrating religiosity more deeply and reflectively into the school curriculum. The research explores the impact of Gruen's ideas before and after his contributions, discussing how religious education can evolve to address not only the transmission of factual knowledge about religions but also the promotion of a deeper understanding of religious experience and civic formation. Utilizing a qualitative and exploratory methodology, the research is based on an extensive analysis of relevant literature, including books, articles, journals, and electronic documents, as well as interviews with Wolfgang Gruen. The dissertation aligns with the "Religion and Edu- cation" project of the Faculdade Unida de Vitória, aiming to understand human formation from the perspective of religiosity and its contributions to contemporary society. The main objectives of the dissertation are to investigate Gruen's publications, examine religiosity within religious education, and verify the paradigmatic shifts in the author's thinking. The research proposes that religious education, mediated by cultural, racial, and sexual factors, as suggested by Gruen, can educate students to be agents of social transformation. The dissertation concludes that reli- gious education, when approached inclusively and respectfully, can play a crucial role in the integral formation of students, promoting diversity, mutual respect, and Mutual Acceptance. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Formação Humana Wolfgang Gruen Diversidade Religiosa Aceitação Mútua Educação Integral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/664 |
Data do documento: | 23-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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