Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Vieiras, Rosinei Ronconi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0254674428136048pt_BR
dc.creatorDonadia, Gleisyelle Cibien Corradini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987281346028892pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T16:38:23Z-
dc.date.available2024-12-10-
dc.date.available2025-10-22T16:38:23Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/662-
dc.description.abstractThe research analyzes the relevance of Religious Education in the Early Years of Elementary School, based on an analysis of the National Common Curricular Base and the National Curriculum Parameters for Religious Education, on the integral formation of students in the municipal school network of Colatina-ES. In this city, Religious Education is not offered in the Early Years. It seeks to answer the following question: what are the impacts of the absence of school Religious Education for the Early Years of Elementary Education in Colatina-ES, from the perspective of Religious Sciences, for the integral formation of the child? The theoretical framework of the research is built from the humanist perspective and the socio-interactionist approach, according to Lev Vygotsky. The research methodology is bibliographic, documentary and case study, which will be carried out in the school network of the Municipality of Colatina-ES. In its three chapters, the research highlights the relevance of Religious Education on the integral formation of children enrolled in the Early Years of Elementary School, describing their profile and the type of knowledge they can acquire. Then, documentary and scientific references for Religious Education are addressed. Finally, the professional proposal of the research is presented from the suggestion of matrices of teaching plans for the Early Years of Elementary School in Colatina-ES. The absence of Religious Education is a problem that falls deeply on the integral formation of children enrolled in the Early Years of the municipal school network of Colatina-ES, which must be overcome and/or mitigated. The research contributes to facing this problem and seeks to offer a pedagogical proposal for this municipal education network.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho aborda o Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma análise da Base Nacional Comum Curricular e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso, evidenciando a importância desse componente curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de constatar que a educação deve ater sua preocupação na formação integral dos/as estudantes, haja vista que necessita compreender o ser humano em suas múltiplas dimensões, incluindo a religiosa. O objetivo deste estudo é analisar a importância do ER nos Anos Iniciais e apresentar um plano de ensino para o referido componente curricular, considerando a formação integral da criança nos Anos Iniciais. O trabalho se desenvolve em três momentos, cada qual com objetivos distintos, mas que se aproximam para confirmar a relevância do Ensino Religioso desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Na primeira parte, discute-se sobre a importância do Ensino Religioso na formação integral dos/as estudantes nos Anos Iniciais, descrevendo o perfil das crianças nessa etapa e o tipo de conhecimento que elas adquirem. São apresentadas as razões para oferecer o Ensino Religioso nesse período. Por conseguinte, aborda-se o Ensino Religioso à luz da BNCC e no campo das Ciências das Religiões. São destacadas as propostas da BNCC para o Ensino Religioso e a importância das Ciências das Religiões como área de referência para esse ensino.Com o intuito de tratar do aspecto profissional da pesquisa, apresenta-se uma proposta de plano de ensino para o referido componente curricular, considerando a formação integral da criança nos Anos Iniciais em Colatina-ES. O problema da ausência do Ensino Religioso nessa etapa do Ensino Fundamental em Colatina-ES é abordado juntamente com a importância da formação integral da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-22T16:38:23Z No. of bitstreams: 1 TCC - Gleisyelle Cibien Corradini Donadia.pdf: 34433147 bytes, checksum: 6510ecad5adcd63d4a1b1b648453b5db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-22T16:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Gleisyelle Cibien Corradini Donadia.pdf: 34433147 bytes, checksum: 6510ecad5adcd63d4a1b1b648453b5db (MD5) Previous issue date: 2024-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALBERTON, Maria S. Violação da infância: crimes abomináveis humilham, machucam, torturam e matam! Porto Alegre: AGE, 2005. ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. ARRUDA, Maria R. B. Alfabetização e letramento na EJA: para além dos muros da escola. In: INFO EDUCATIVA [Site institucional]. 20 out. 2009. [n.p.]. Disponível em: http://www.info educativa.com.br/imprimir.asp?id=121. Acesso em: 20 abr. 2023. BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João F.; MOROSINI, Marília. Apresentação. In: BITTAR, Mariluce.; OLIVEIRA, João F.; MOROSINI, Marília. (orgs.). Educação superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008. p. 9-13. BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao34.htm. Acesso em: 07 fev. 2023. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. [Fixa as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 07 fev. 2023. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituicao.htm. Acesso em: 07 fev. 2023. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. [Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 07 fev. 2023. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 07 fev. 2023. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. [Dá nova redação ao art. 33 da Lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9475.htm. Acesso em: 07 fev. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 11, de 7 de julho de 2010a. [Define as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos]. Brasília: MEC, CNE, CEB. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/GEFHEMP/Texto_ 16_Grupo_1_-_9_Encontro_Resolucao_2010_-_Modalidade_Educacional_da_EdoC. pdf. Acesso em: 20 nov. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010b. [Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica]. Brasília: MEC; CNE; CEB. Disponível em: https://www.prograd.ufu.br/legislacoes/resolucao-cneceb-no-4-de-13-de-julho-de-2010. Acesso em: 20 nov. 2023. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2018. BRINGHENTI, Agenor. Ciência da Religião aplicada à ação pastoral. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 663-673. BUCHOLZ, Luize G.; DERISSO, José L. O Ensino Religioso nas leis de diretrizes e bases da educação nacional e os embates entre religiosos e laicos no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 667-681, 2020. BUJES, Maria I. E. Escola Infantil: pra que te quero. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (orgs.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 9-18. CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999. CARVALHO, Eronilda M. G. Educação infantil: percurso, dilemas e perspectivas. Ilhéus: Editus, 2003. COLATINA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Decreto nº 4.424, de 09 de fevereiro de 1998. [Autoriza firmar convênio de municipalização do Ensino com o Estado do Espírito Santo]. Colatina: Prefeitura Municipal, 1998a. COLATINA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Decreto nº 8.404, de 27 de março de 1998. [Integra à Rede Municipal os estabelecimentos da Rede Estadual municipalizadas]. Colatina: Prefeitura Municipal, 1998b. COLATINA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Regimento comum das escolas da rede municipal de Colatina-ES. Colatina: Prefeitura Municipal, 2010. Disponível em: https://colatina.es.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/regimento_comum_escolas_municipais -2010.pdf. Acesso em: 05 out. 2023. COLATINA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Proposta curricular pedagógica: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Colatina: SEMED, 2019. COLATINA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Proposta pedagógica da rede municipal de Colatina. Colatina: SEMED, 2020a. COLATINA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Mapa de Foco 1º ano: Ensino Fundamental. Colatina: SEMED, 2020b. DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vygotsky. São Paulo: Autores Associados, 1999. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ELIAS, Norbert. A civilização dos pais. Revista Sociedade e Estado, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 469-493, 2012. ESPÍRITO SANTO (Estado). Decreto-Lei nº 1.735-R, de 26 de setembro de 2006. [Dispõe sobre o reconhecimento e credenciamento do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo – CONERES como Entidade Civil representativa para o Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo]. Vitória: Governo do Estado. Disponível em: https://leisestaduais. com.br/es/decreto-n-1735-2006-espirito-santo-dispoe-sobre-o-reconhecimento-e-credenciame nto-do-conselho-de-ensino-religioso-do-estado-do-espirito-santo-coneres-como-entidade-civi l-representativa-para-o-ensino-religioso-no-estado-do-espirito-santo. Acesso em: 03 nov. 2024. ESPÍRITO SANTO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/ES nº 1900/2009. [Dispõe sobre a oferta da disciplina Ensino Religioso no Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Espírito Santo]. Vitória: Conselho Estadual de Educação, 2009. FONAPER [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://fonaper.com.br/. Acesso em: 20 fev. 2024. FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 10. ed. São Paulo: Loyola, 1999. GASPARINI, João L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. GHIRALDELLI JR., Paulo. O que é Pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2002. GOMES, Edilene B. Base Nacional Comum Curricular e Ensino Religioso. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-12, 2021. GONÇALVES, Josiane P. Ciclo vital: início, desenvolvimento e fim da vida humana – possíveis contribuições para educadores. Revista Contexto & Educação, Ijuí, a. 31, n. 98, p. 79-110, 2016. GONZALES, Keila P.; DIAS, Romualdo. O Ensino Religioso na BNCC: o estudo do fenômeno religioso na escola pública brasileira. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 31, n. 1, p. 193-212, 2022. GUIA MAPA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://guiamapa.com/es. Acesso em: 20 set. 2024. HATZENBERGER, Dionísio F.; WENCZENOVICZ. Thais J. A epistemologia do Ensino Religioso: um estudo a partir da BNCC. In: FÓRUM DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (FRME), XVII, 2019, Novo Hamburgo. Anais... Novo Hamburgo: FRME, 2019. [pdf]. p. 1-15. HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004. IBGE. Colatina. [s.d.]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/colatina/panorama. Acesso em: 20 jan. 2024. JUNQUEIRA, Sérgio. O sagrado: fundamentos e conteúdo do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2009. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Formação do professor de Ensino Religioso: um processo em construção no contexto brasileiro. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 2, p. 62-84, 2010. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 10-25, 2015a. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ensino Religioso e a interdisciplinaridade. Curitiba: IESDE Brasil, 2015b. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; GABRIEL JÚNIOR, René F.; KLUCK, Cláudia R.; RODRIGUES, Edile M. F. Socialização do saber e produção científica do Ensino Religioso. Porto Alegre: Fi, 2017. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. LIBÂNEO, José C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001. MACIEL, Maria R.; MARTINS, Karla P. H.; PASCUAL, Jesus G.; MAIA FILHO, Osterne N. A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 329-338, 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 02/97. [Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional em nível médio]. Brasília: MEC; CNE; CEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/ arquivos/pdf/RCNE_CEB02_97.pdf. Acesso em: 07 fev. 2023. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018. [Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências]. Brasília: MEC; CNE, CP. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/component/content/article?id=59331#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205%2C%20de%2028%20de%20dezembro,em%20Ci%C3%AAncias%20da%20Religi%C3%A3o%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.. Acesso em: 07 fev. 2023. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.gov. br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 20 jun. 2024. MOREIRA, Lília M. A. Desenvolvimento e crescimento humano: da concepção à puberdade. In: MOREIRA, Lília M. A. Algumas abordagens da educação sexual na deficiência intelectual. 3. ed. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 113-123. OLIVEIRA, Lilian B.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; ALVES, Luiz A. S.; KEIM, Ernesto J. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Romualdo P. Da universalização do Ensino Fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 661-690, 2007. PASSOS, João D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PENELLO, Liliane M.; LUGARINHO, Liliana M. P.; MÜLLER, Elizabeth C.; ROSARIO, Selma E. Estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis: primeiros passos para o desenvolvimento nacional. Revista Trivium, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 106-113, 2011. PEREIRA, Marciano. Por que Ensino Religioso na Educação Básica? In: NEI ALBERTO PIES [Site institucional]. 15 out. 2021. Disponível em: https://www.neipies.com/por-que-ensino-religioso-na-educacao-basica/. Acesso em: 12 out. 2024. PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. PORTAL SEMED COLATINA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://sites.google. com/view/portal-semed-colatina/in%C3%ADcio?authuser=0. Acesso em: 30 out. 2023. PNLD [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://pnld.fnde.gov.br/request-access-v2/terms-of-use . Acesso em: 12 out. 2024. PREFEITURA DE COLATINA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www. colatina.es.gov.br/. Acesso em: 20 dez. 2023. QUEIROZ, Norma L. N.; MACIEL, Diva A.; BRANCO, Angela U. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Revista Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. RÉ, Alessandro H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: implicações para o esporte. Revista Motricidade, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 55-67, 2011. RODRIGUES, Elisa. O Ensino Religioso e área de conhecimento. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi. (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 113-134. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105. 2020. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995. SANTOS, Cristiano S. O papel da escola na defesa da tolerância religiosa na sociedade: o componente curricular Ensino Religioso como promotor do respeito. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2023. SANTOS, Guilherme A. Ensino Religioso na Educação Infantil: o que prevê a Base Nacional Comum Curricular. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE” (EDUCON), XV, 2021, Sergipe. Anais... Sergipe: EDUCON, 2021. p. 1-11. [pdf]. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/597376/2/ ARTIGO%20CIENTIFICO% 20EDUCA%C3%87%C3%83O%20E%20RELIGI%C3%83O. pdf. Acesso em: 15 mar. 2023. SANTOS, Taciana B. O Ensino Religioso na Base Curricular Nacional: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, p. 1-18, 2020. SANTOS, Welison A.; AZEVEDO, Gilson X. O Ensino Religioso no Ensino Fundamental I. Revista de Estudos em Educação, Quirinópolis, v. 7, n. 1, p. 164-181, 2021. SARMENTO, Manuel J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel J.; CERISARA, Ana B. (orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEDU). Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE nº 1.900, de 26 de novembro de 2009. [Dispõe sobre a oferta da disciplina Ensino Religioso no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Espírito Santo]. Vitória: SEDU. Disponível em: https://cee.es.gov.br/Media/cee/Leis/Resolucoes/res1900-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024. SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEDU). Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE nº 3.777, de 31 de dezembro de 2014. [Fixa as normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo, e dá outras providências]. Vitória: SEDU. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Educa%C3%A7% C3%A3o%20Profissional/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEE%20n%C2%BA%203.777-20 14.pdf#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20CEE%20N%C2%BA%203.777/2014%20Fixa%20normas. Acesso em: 20 jun. 2024. SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEDU). Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE nº 5.190, de 31 de dezembro de 2018. [Institui e orienta a implementação do Currículo do Espírito Santo, a ser respeitado obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades, no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental]. Vitória: SEDU. Disponível em: https://cee.es.gov.br/Media/cee/Resolu%C3%A7%C3%B5es%20Normativas %202018/res5190-1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024. SEDU. Currículo do Espírito Santo. [s.d.]. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/curriculo-do-espirito-santo . Acesso em: 20 set. 2024. SOARES, Afonso M. L. A contribuição da Ciência da Religião para a formação de docentes ao Ensino Religioso. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 2, p. 1-10, 2015. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011. SOUZA, Juliana M.; VERÍSSIMO, Maria L. O. R. Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 23, n. 6, p. 1097-1104, 2015. STIGAR, Robson. Ensino Religioso e Ciência da Religião. In: DIA A DIA EDUCAÇÃO [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/ File/2010/artigos_teses/ENSINORELIGIOSO/artigos2/er_ciencias_religiao.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023. VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1978. VYGOTSKY, Lev. Obras selecionadas III. Madri: Visor Dis, 2000. VYGOTSKY, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. XAVIER, Alessandra S.; NUNES, Ana I. B. L. Psicologia do desenvolvimento. 4. ed. Fortaleza: EDUECE, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE COLATINA-ES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gleisyelle Cibien Corradini Donadia.pdfTCC - Gleisyelle Cibien Corradini Donadia33,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.