Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/662
Tipo: | Dissertação |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE COLATINA-ES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA |
Autor(es): | Donadia, Gleisyelle Cibien Corradini |
Primeiro Orientador: | Marlow, Sergio Luiz |
Primeiro membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
Segundo membro da banca: | Santos, Francisco de Assis Souza dos |
Terceiro membro da banca: | Vieiras, Rosinei Ronconi |
Resumo: | O trabalho aborda o Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma análise da Base Nacional Comum Curricular e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso, evidenciando a importância desse componente curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de constatar que a educação deve ater sua preocupação na formação integral dos/as estudantes, haja vista que necessita compreender o ser humano em suas múltiplas dimensões, incluindo a religiosa. O objetivo deste estudo é analisar a importância do ER nos Anos Iniciais e apresentar um plano de ensino para o referido componente curricular, considerando a formação integral da criança nos Anos Iniciais. O trabalho se desenvolve em três momentos, cada qual com objetivos distintos, mas que se aproximam para confirmar a relevância do Ensino Religioso desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Na primeira parte, discute-se sobre a importância do Ensino Religioso na formação integral dos/as estudantes nos Anos Iniciais, descrevendo o perfil das crianças nessa etapa e o tipo de conhecimento que elas adquirem. São apresentadas as razões para oferecer o Ensino Religioso nesse período. Por conseguinte, aborda-se o Ensino Religioso à luz da BNCC e no campo das Ciências das Religiões. São destacadas as propostas da BNCC para o Ensino Religioso e a importância das Ciências das Religiões como área de referência para esse ensino.Com o intuito de tratar do aspecto profissional da pesquisa, apresenta-se uma proposta de plano de ensino para o referido componente curricular, considerando a formação integral da criança nos Anos Iniciais em Colatina-ES. O problema da ausência do Ensino Religioso nessa etapa do Ensino Fundamental em Colatina-ES é abordado juntamente com a importância da formação integral da criança. |
Resumo Alternativo: | The research analyzes the relevance of Religious Education in the Early Years of Elementary School, based on an analysis of the National Common Curricular Base and the National Curriculum Parameters for Religious Education, on the integral formation of students in the municipal school network of Colatina-ES. In this city, Religious Education is not offered in the Early Years. It seeks to answer the following question: what are the impacts of the absence of school Religious Education for the Early Years of Elementary Education in Colatina-ES, from the perspective of Religious Sciences, for the integral formation of the child? The theoretical framework of the research is built from the humanist perspective and the socio-interactionist approach, according to Lev Vygotsky. The research methodology is bibliographic, documentary and case study, which will be carried out in the school network of the Municipality of Colatina-ES. In its three chapters, the research highlights the relevance of Religious Education on the integral formation of children enrolled in the Early Years of Elementary School, describing their profile and the type of knowledge they can acquire. Then, documentary and scientific references for Religious Education are addressed. Finally, the professional proposal of the research is presented from the suggestion of matrices of teaching plans for the Early Years of Elementary School in Colatina-ES. The absence of Religious Education is a problem that falls deeply on the integral formation of children enrolled in the Early Years of the municipal school network of Colatina-ES, which must be overcome and/or mitigated. The research contributes to facing this problem and seeks to offer a pedagogical proposal for this municipal education network. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Formação Integral Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/662 |
Data do documento: | 10-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gleisyelle Cibien Corradini Donadia.pdf | TCC - Gleisyelle Cibien Corradini Donadia | 33,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.