Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee3Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.creatorVilela, Carmelia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8498168915967799pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T16:23:17Z-
dc.date.available2024-08-30-
dc.date.available2025-10-22T16:23:17Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/661-
dc.description.abstractThe research analyzes the possible relationships between science and religion, identifying gaps and/or weaknesses in the BNCC guidelines for the curricular component of Religious Education. It seeks to assess how such gaps contribute to the phenomenon of scientific denialism in public school surveyed. A methodological blend is undertaken, involving bibliographic and documentary research and the realization of a case study in a school of the municipal school of Cariacica-ES, with students enrolled in the 9th year of Elementary School. The theoretical framework of the research is structured from the thought of Ian Barbour, considering his practical proposals of integration between science and religion. The research is structured in three chapters. In the first, the possible interrelations between science and religion are explored, emphasizing the discourse that permeates scientific denialism and assessing its impact on the education of elementary school students. In the second chapter, the theoretical foundation of the Sciences of Religions for Religious Education is presented, critically analyzing the thematic units, the objects of knowledge and the skills around this curricular component, as proposed by the BNCC. In the third and last chapter, the data obtained through the case study are presented and a practical proposal to contribute to the mitigation of scientific denialism in Brazilian schools is presented. It is considered pertinent to approach science and religion, especially from the theoretical framework listed in the research, bearing in mind the urgency of arrangements on the gaps identified in the text of the BNCC in relation to the Religious Education curriculum.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisa as possíveis relações entre ciência e religião, identificando lacunas e/ou fragilidades nas orientações da BNCC para o componente curricular de Ensino Religioso. Procura-se aferir como tais lacunas contribuem para o fenômeno do negacionismo científico na escola pública pesquisada. Empreende-se um blend metodológico, envolvendo a pesquisa bibliográfica, documental e a realização de um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino de Cariacica-ES, com os/as estudantes matriculados/as no 9º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico da pesquisa se estrutura a partir do pensamento de Ian Barbour, considerando suas propostas práticas de integração entre ciência e religião. A pesquisa se estrutura em três capítulos. No primeiro, explora-se as possíveis inter-relações entre ciência e religião, enfatizando o discurso que permeia o negacionismo científico e aferindo seu impacto na formação dos/as estudantes do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se a fundamentação teórica das Ciências das Religiões para o Ensino Religioso, analisando criticamente as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades em torno desse componente curricular, segundo propõe a BNCC. No terceiro e último capítulo, apresentam-se os dados obtidos através do estudo de caso e apresenta-se uma proposta prática para contribuir para a mitigação do negacionismo científico nas escolas brasileiras. Considera-se pertinente aproximações entre ciência e religião, sobretudo a partir do referencial teórico elencado na pesquisa, tendo em mente a premência de arranjos sobre as lacunas identificadas no texto da BNCC em relação ao currículo do Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-22T16:23:17Z No. of bitstreams: 1 TCC - Carmelia Vilela.pdf: 16744911 bytes, checksum: 80bc68f708c8f9ed6e0f9a4b702017a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-22T16:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Carmelia Vilela.pdf: 16744911 bytes, checksum: 80bc68f708c8f9ed6e0f9a4b702017a0 (MD5) Previous issue date: 2024-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAMARO, Flávia R. O avanço dos fundamentalismos e a ameaça à liberdade religiosa: uma discussão de caráter urgente e imprescindível. Revista Ateo, Rio de Janeiro, v. 26, n. 70, p. 816-832, 2022. AMES, Bruna K.; MARTINS, Daniella S. M. Negacionismo científico, fundamentalismo religioso e pós-verdade: uma análise acerca dos processos de subjetivação e de sofrimento psíquico no contexto da necropolítica Brasileira. Revista Relatórios de Pesquisa, Brasília, v. 7, n. 1, p. 1-76, 2021. ANGELO, Carise M. “Escola sem Partido” ou “Escola com Mordaça”: precisamos refletir acerca do nosso papel docente. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO TÂNIA MARA TAVARES DA SILVA, VII, 2017, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 65-75. [pdf]. ANGELO, Carise M. Negacionismo científico e propagação de notícias falsas ligadas a ciência: precisamos falar sobre isso na escola. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 255-268, 2023. BAPTISTA, Mauro R. O Ensino Religioso e a nova Base Nacional Comum Curricular. Revista Religare, Cidade Universitária, v. 16, n. 1, p. 228-263, 2019. BARBOUR, Ian G. Tipos de relación entre ciência y teologia. In: RUSSEL, Robert J. (org.). Física, filosofia y teologia: uma busquéda común. México: Edamex, 2002. p. 52-69. BARBOUR, Ian G. Quando a ciência encontra a religião: inimigas estranhas ou parceiras? São Paulo: Cultrix, 2004. BORGES, Ianni S. O Negacionismo em sala de aula: e agora professor (a)? Dissertação (Mestrado Profissional em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, 2022. BRANDENBURG, Laude E.; CAMPOS, Fernando B.; SOUZA, Pablo R. C. C. A contribuição das dez competências gerais da BNCC na área do ensino religioso: princípios normativos de coesão e esperança. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, a. XXVII, n. 94, p. 61-74, 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018a. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 5, de 28 de dezembro de 2018b. [Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião]. Brasília: MEC. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/ Resolucao%2005-2018%20CNE.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024. CARIAS, Celso P. Ciência e religião: chega de briga. Revista CREatividade. Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-5, 2013. CHARLOT, Bernard; CHARLOT, Veleida A. C. S. O negacionismo: uma crise social da relação com a verdade na sociedade contemporânea. Revista Internacional Educo, São Cristóvão, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2021. CHIZZOTTI, Antônio; ALMEIDA, Maria E. B. Currículo e utopias em meio ao negacionismo. Revista Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 1-9, 2021. COLONETTI, Marciel; SANCHES, Mário A. Percepção das relações entre ciência e religião em contexto acadêmico. In: OLIVEIRA, Paulo E.; TESCAROLO, Ricardo (orgs.). Ensaios sobre ciência e fé. Curitiba: Círculo de Estudos Bandeirantes, 2012. p. 75-98. COSTA, Otávio B. R. Onde estamos? Considerações antropofilosóficas sobre ciência, cultura digital, negacionismo e revisionismo e a Covid 19. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, Icó, v. 3, n. 3, p. 1553-1567, 2020. D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de Fake News. Barueri: Faro, 2018. DAVID, Mariano G.; CORREA, Mônica F. As diversas faces da dúvida: ceticismo, negacionismo e confiança nas ciências. Revista em Construção, Rio de Janeiro, n. 8, p. 158-172, 2020. DIAS, Murilo P.; CUNHA, Isadora E. E. A.; BARJA, Paulo R. Fundamentalismo religioso e acirramento da intolerância no Brasil pandêmico: Freud explica. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (UNIVAP), XXIV, 2021, São José dos Campos. Anais... São José dos Campos: (UNIVAP), 2021. p. 1-6. [pdf]. ESTEVES, Tiago J. Q. Teologia e ciência em diálogo: análise da trilogia A Scientific Theology de Alister E. McGrath. Tese (Doutorado em Teologia) –Programa de Pós-Graduação em Teologia, Faculdade de Teologia, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2021. FASKOMY, Thayana L.; MENDES, Marta F. A. Relações entre os aspectos científicos e religiosos no ensino de evolução biológica: uma abordagem sócio-histórica na sala de aula. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA (UEPB), XVI, 2018, Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2018, p. 1-17. [pdf]. FERREIRA, Renan C.; BRANDENBURG, Laude E. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v.17, n. 2, p. 508-522, 2019. FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. FREITAS, Eliane M. L. M. Bem-me-quer, malmequer: um estudo sobre a presença do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) –Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola ‘sem’ partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP; Uerj, 2017. GABATZ, Celso; ANGELIN, Rosângela. Por quem os sinos tocam: reflexões acerca dos discursos negacionistas e os fundamentalismos religiosos em tempos de pandemia no Brasil – as configurações das identidades em tempos de intolerâncias e fundamentalismos. Foz do Iguaçu: Claec, 2021. GATTI, Bernardete A. Contemporaneidade: educação, modernidade e pós-modernidade. Revista Práxis Educacional, São Paulo, v. 19, n. 50, p. 1-16, 2022. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, Edilene B. Base Nacional Comum Curricular e Ensino Religioso. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.3, p.1-12, 2021. GOMES, Saulo Q.; FIGUEIROA, Silvia Fernanda de Mendonça. Ciência, Religião e Escola. O que dizem as pesquisas? Revista Prometeica, São Paulo, n. 25, p. 66-82, 2022. GOMES, Saulo Q.; FIGUEIRO A, Silvia F. M. Ciência, religião e escola. Revista de Filosofia e Ciências, São Paulo, n. 25, p. 66-82, 2022. GONÇALVES, Rafael B. Discurso laico e discurso religioso em tempos de Coronavírus. Revista Ciências Sociais e Religião, Campinas, v. 23, p. 1-42, 2021. GONZALES, Keila P.; DIAS, Romulo. O Ensino Religioso na BNCC: o estudo do fenômeno religioso na escola pública brasileira. Revista Temas de Educação, João Pessoa, v. 31, n. 1, p. 193-212, 2022. GRAFFUNDER, Karine G.; CAMILLO, Cintia M. Análise do tema divulgação científica na Base Nacional Comum Curricular e levantamento de websites para uso no âmbito da Educação Básica. Revista Society and Development, Itabira, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2022. GUERREIRO, Clayton; ALMEIDA, Ronaldo. Negacionismo religioso: Bolsonaro e lideranças evangélicas na pandemia Covid-19. Revista Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 49-74, 2021. GUILHERME, Alexandre A.; PICOLI, Bruno A. Escola sem partido: elementos totalitários em uma democracia moderna – uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-23, 2018. GUIMARÃES, Cátia C. Negacionismo científico: do debate epistemológico à luta de classes. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1-7, 2022. HARRISON, Peter. Ciência e religião: construindo os limites. Revista Rever, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-33, 2017. HATZENBERGER, Dionísio F.; WENCZENOVICZ, Thaís J. A epistemologia do Ensino Religioso: um estudo a partir da BNCC. In: FÓRUM DE REDE MUNICIPAL DE ENSINO (SENA), XVII, 2019, Novo Hamburgo. Anais... Novo Hamburgo: SENA, 2019. p. 18-27. [pdf]. HEGEL, Georg F. W. Filosofia da história. Brasília: UnB, 1995. JAPIASSÚ, Hilton. A revolução científica moderna. Rio de Janeiro: Imago, 1985. JAPIASSU, Hilton. Ciência e religião: articulação dos saberes. In: SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (SOTER) (ed.). Religião, ciência e tecnologia. São Paulo: Paulinas, 2009. p. 105-133. JORGE, Wellington J.; TERUYA, Teresa K.; SOUZA, Izaque P. Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): possibilidades e desafios. Canoas: SBECE, 2017. LE BON, Gustave. Psicologia das multidões. Lisboa: Roger Delraux, 1985. LÓPEZ, María A. A. Negacionismo: concepto. Revista Eunomía, Madrid, v. 1, n. 24, p. 250-260, 2023. MARIA, Tayná L.; CHEVITARESE, André L. Fundamentalismo religioso cristão: em busca de um conceito. In: CHEVITARESE, André L.; CAVALCANTI, Juliana; DUSILEK, Sérgio; MARIA, Tayná L. (orgs.). Fundamentalismo religioso cristão: olhares transdisciplinares. Rio de Janeiro: Klíne, 2021. p. 9-21. MARTINEZ, Flávia W.; CARRERI, Márcio L.; SALIBA, Maurício G. Educação, tensões e desafios contemporâneos: negacionismo, Covid-19, ensino remoto e outras questões do nosso tempo. São Carlos: Pedro & João; Cornélio Procópio; UENP, 2022. MCINTYRE, Lee. Post-truth. Cambridge: MIT Press, 2018. MIGUEL, Mário L.; SANTOS, Leandro J.; SOUZA, Leonardo A. Algumas percepções de estudantes do Ensino Médio sobre ciências, pseudociência e movimentos anticientíficos. Revista Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 191-222, 2022. MONTEIRO, Paula; GIRARDI, Dirceu. Religião e laicidade no STF: as figurações do secular no debate brasileiro sobre o Ensino Religioso público. Revista Rever, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 349-366, 2019. NICHELE, Patrícia T.; MELLO, Maria Aparecida S. Gestão escolar na perspectiva da educação democrático-participativa e a função social da escola. Revista Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 4, n. 3, p. 323-343, 2020. OLIVEIRA, Juliana M. P.; STRIEDER, Dulce M.; GIANOTTO, Dulcinéia E. P. Cultura científica e formação de professores: desafios e possibilidades. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, p. 489-497, 2018. PASSOS, João D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PEIXOTO, Cintia T. B. Ciência e religião: um mapeamento de artigos nacionais que abordam a relação entre esses campos. Revista Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 169-187, 2021. PERES, V. Ciência e religião como formas de conhecimento. In: FALCÃO, Eliane B. M. (ed.). Fazer ciência, pensar a cultura: estudos sobre a ciência e a religião. Rio de Janeiro: CCS; UFRJ, 2006. p. 145-178. PETERS, Michael A. Education in a Post-truth World. In: PETERS, Michael A.; HYVÖNEN, Mats; RIDER, Sharon; BESLEY, Tina. (orgs.). Post-Truth, Fake News Viral Modernity & Higher Education. Singapore: Springer, 2018. p. 133-157. PETERS, Ted; BENNETT, Gaymon. Construindo pontes entre a ciência e a religião. São Paulo: Loyola; UNESP, 2003. PINTO, Gisnaldo A. Divulgação científica e práticas educativas. Curitiba: CRV, 2010. PIEPER, Frederico. Ciências da Religião nas universidades públicas brasileiras: modelos de implementação e desafios. Revista Rever, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 22-36, 2019. PIEPER, Frederico. Entre o passado e o futuro: horizontes para a fenomenologia da religião. Revista Religare, Cidade Universitária, v. 19, n.2, p. 259-288, 2022. PY, Fábio. Evangélicos, bolsonarismo e a pandemia fundamentalista. Revista Topoi, Rio de Janeiro, v. 22, n. 48, p. 821-825, 2021. RABELLO, Priscila F. M.; SILVA, Joana D’Arc A.; OLIVEIRA, Heloisio C.; MORAES, Onildo S.; GARCIA, Monique L.; SIPRIANO, Luciene. Ao discurso negacionista/religioso e científico em tempos de pandemia, COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 12, p. 111831-111844, 2021. RABÊLO, Fabiano C.; MARTINS, Karla P. H. O negacionismo: uma leitura psicanalítica de o castelo Branco de o Pamuk. Revista Ide, São Paulo, v. 43, n. 72, p. 129-140, 2021. RECEPUTI, Caian C. Currículo narrativo: uma proposta de ensino crítico para enfrentar o negacionismo científico. Revista Balbúrdia, São Paulo, n. 3, p. 40-41, 2021. REIS, Marcos V. F.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O sagrado em tempo de pandemia diálogos a partir do campo religioso brasileiro. Rio de Janeiro: Nepan, 2021. RIBEIRO, Lucas M. O papel da religião no paradigma pré-moderno e suas consequências para o direito: a passagem da pré-modernidade para a modernidade e as visões acerca da religião nas teorias sociológicas de Durkheim, Marx e Weber. Revista Jus Navigandi, Teresina, a. 25, n. 6098, p. 19-33, 2020. RICETO, Bernardo V.; COLOMBO, Pedro D. Diálogos entre ciência e religião: as temáticas sob a ótica de futuros professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 169-190, 2019. ROCHA, Hélida C. Concepção de professores de Ensino Médio em Ceilândia: Distrito Federal sobre as teorias criacionista e evolucionista e sua influência no ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. RODRIGUES, Elisa. Ciência da Religião e Ensino Religioso: efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. Revista Rever, São Paulo, a. 15, n.2. p. 55-66, 2015. RODRIGUES, Marcel H. Ciência e religião, conciliáveis? Revista Caminhos, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 179-182, 2014. ROMANO, Jorge O.; BITTENCOURT, Thais P.; BALTHAZAR, Paulo A. A.; FEITOSA, Annagesse C. A disputa de discursos sobre a pandemia. In: LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL [site institucional]. 01 jun. 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-disputa-de-discursos-sobre-a-pandemia/. Acesso em: 11 dez. 2023. ROQUE, Tatiana M. O negacionismo no poder: como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política. In: REVISTA PIAUÍ [Site institucional]. 01 fev. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-negacionismo-no-poder/. Acesso em: 20 dez. 2023. SANTOS, Mirinalda A. R. O Ensino Religioso nas políticas de currículo: o caso da Base Nacional Comum Curricular. Revista Pragmatizes, Rio de Janeiro, v. 13, n. 162, p. 62-82, 2018. SANTOS, Rodrigo O. Ciência da religião aplicada ao currículo do Ensino Religioso. Revista Rever, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 71-88, 2022. SANTOS, Taciana B. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, p. 1-12, 2021. SCHEID, Neusa M. J. Ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 233-248, 2018. SELLES, Sandra E.; VENÂNCIO Bruno. Contribuições da escola para a superação do negacionismo científico. Revista Bio-Grafia, Bogotá, n. 1, p.3175-3178, 2022. SEPÚLVEDA, Cláudia; EL-HANI, Charbel. Quando visões de mundo se encontram: religião e ciência na trajetória de formação de alunos protestantes de uma licenciatura em ciências biológicas. Revista Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, v. 2, n. 9, p. 137-175, 2004. SEPULVEDA, José Antônio M.; MENDONÇA, Amanda A. Laicidade e pandemia em tempos conservadores. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 69, p. 384-396, 2022. SILVA, José C. O currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, 2018. SILVA, Leodefane B. Terrorismo moderno e fundamentalismo religioso: uma era de incertezas no âmbito global. Revista Akrópolis, Akrópolis, v. 23, n. 2, p. 181-189, 2015. SILVA, Yask G. Fenômeno religioso: uma busca pela verdade. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 22, n. 4, p. 345-353, 2012. SIMMEL, Georg. Religião: ensaios. São Paulo: Olho d’Água, 2009. SIQUEIRA, Rosângela S. Ensino Religioso e a Ciência da Religião na Educação Básica: a importância dos estudos regionais. In: REIS, Marcos V. F.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; SILVA, Rosângela S. (orgs). Ensino Religioso x Ciência da Religião: práticas pedagógicas e a diversidade no contexto local. Rio Branco: Nepan, 2020. p. 251-272. SOLLERO, Pina E. D. N. Caminhos da docência contra o negacionismo científico. Revista Balbúrdia, São Paulo, n. 3, p. 36-39, 2021. SOUZA, Catiane; CHÉQUER, Priscila. Fundamentalismo religioso e político na pandemia: “é isso mesmo”, “e daí?”. Caderno Teológico, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 123-137, 2021. STF. STF conclui julgamento sobre Ensino Religioso nas escolas públicas. 27 set. 2017. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=357099& ori=1. Acesso em: 20 jun. 2024. STIGAR, Robson. O tempo e o espaço na construção do Ensino Religioso: um estudo sobre a concepção do Ensino Religioso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. STIGAR, Robson; MASSAMBANI, Vanessa R. Ciência da Religião: um novo paradigma para o Ensino Religioso. Revista Acadêmica Online, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 63-82, 2012. TEIXEIRA, Faustino. O “ensino do religioso” e as Ciências da Religião. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 23, p. 839-861, 2011. TEIXEIRA, Pedro. Ensino de evolução e religiosidade dos estudantes: reflexões para a prática pedagógica. Revista da SBEnBio, São Paulo, n. 7, p. 6161-6172, 2014. TEIXEIRA, Ricardo R. P.; BICUDO, Rodrigo S. Uso de vídeos em atividades educacionais de divulgação científica sobre movimentos de negação da ciência. Revista Educitec, Manaus, v. 7, p. 1-16, 2021. VILELA, Mariana L.; SELLES, Sandra E. É possível uma educação em ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectNegacionismo Científicopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCIÊNCIA E RELIGIÃO: FRAGILIDADES NA BNCC E O NEGACIONISMO CIENTÍFICOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carmelia Vilela.pdfTCC - Carmelia Vilela16,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.