Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/661
Tipo: | Dissertação |
Título: | CIÊNCIA E RELIGIÃO: FRAGILIDADES NA BNCC E O NEGACIONISMO CIENTÍFICO |
Autor(es): | Vilela, Carmelia |
Primeiro Orientador: | Rocha, Abdruschin Schaeffer |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Abdruschin Schaeffer |
Segundo membro da banca: | Sant'Anna, Elcio |
Terceiro membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Resumo: | A pesquisa analisa as possíveis relações entre ciência e religião, identificando lacunas e/ou fragilidades nas orientações da BNCC para o componente curricular de Ensino Religioso. Procura-se aferir como tais lacunas contribuem para o fenômeno do negacionismo científico na escola pública pesquisada. Empreende-se um blend metodológico, envolvendo a pesquisa bibliográfica, documental e a realização de um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino de Cariacica-ES, com os/as estudantes matriculados/as no 9º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico da pesquisa se estrutura a partir do pensamento de Ian Barbour, considerando suas propostas práticas de integração entre ciência e religião. A pesquisa se estrutura em três capítulos. No primeiro, explora-se as possíveis inter-relações entre ciência e religião, enfatizando o discurso que permeia o negacionismo científico e aferindo seu impacto na formação dos/as estudantes do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se a fundamentação teórica das Ciências das Religiões para o Ensino Religioso, analisando criticamente as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades em torno desse componente curricular, segundo propõe a BNCC. No terceiro e último capítulo, apresentam-se os dados obtidos através do estudo de caso e apresenta-se uma proposta prática para contribuir para a mitigação do negacionismo científico nas escolas brasileiras. Considera-se pertinente aproximações entre ciência e religião, sobretudo a partir do referencial teórico elencado na pesquisa, tendo em mente a premência de arranjos sobre as lacunas identificadas no texto da BNCC em relação ao currículo do Ensino Religioso. |
Resumo Alternativo: | The research analyzes the possible relationships between science and religion, identifying gaps and/or weaknesses in the BNCC guidelines for the curricular component of Religious Education. It seeks to assess how such gaps contribute to the phenomenon of scientific denialism in public school surveyed. A methodological blend is undertaken, involving bibliographic and documentary research and the realization of a case study in a school of the municipal school of Cariacica-ES, with students enrolled in the 9th year of Elementary School. The theoretical framework of the research is structured from the thought of Ian Barbour, considering his practical proposals of integration between science and religion. The research is structured in three chapters. In the first, the possible interrelations between science and religion are explored, emphasizing the discourse that permeates scientific denialism and assessing its impact on the education of elementary school students. In the second chapter, the theoretical foundation of the Sciences of Religions for Religious Education is presented, critically analyzing the thematic units, the objects of knowledge and the skills around this curricular component, as proposed by the BNCC. In the third and last chapter, the data obtained through the case study are presented and a practical proposal to contribute to the mitigation of scientific denialism in Brazilian schools is presented. It is considered pertinent to approach science and religion, especially from the theoretical framework listed in the research, bearing in mind the urgency of arrangements on the gaps identified in the text of the BNCC in relation to the Religious Education curriculum. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Negacionismo Científico Religião Ciência BNCC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/661 |
Data do documento: | 30-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Carmelia Vilela.pdf | TCC - Carmelia Vilela | 16,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.