Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/66
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A INTER-RELAÇÃO ENTRE LITERATURA INFANTIL, ÉTICA E ENSINO RELIGIOSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA HISTÓRIA “COMO NASCEU A ALEGRIA”, DE RUBEM ALVES
metadata.dc.creator: GAGNO, NILCÉIA MACHADO CORONEL
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, José Mário
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.referee2: Abdruschin Schaeffer Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, José Mário
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação teve o propósito de relacionar a literatura da obra "Como nasceu a alegria" do autor Rubem Alves com a prática pedagógica do Ensino Religioso na perspectiva da ética, tendo como público da pesquisa de campo alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola do município de Vila Velha -ES. Buscando-se também em documentos oficiais da educação brasileira para revisão bibliográfica, subsidiada por uma metodologia do ponto de vista epistemológico, levando para discussão temas relacionados à valores que puderam ser vivenciados através do projeto realizado com a referida obra literária. Conclui-se, então que a literatura não somente possibilitou o ensino da ética como legitimou tal adaptação atendendo de forma relevante os objetivos pretendidos pelos componentes curriculares do Ensino Religioso.
Abstract: This paper seeks to expose the necessity of relationship between literature and ethics on the pedagogical practice os Religious Education. This is to excel the possible connections between literary theory, ethics and religiousness, including those mentioned by the official documents of Brazilian Education, to countersign the transversality as pedagogical practice par excellence within the curricular component of Religious Education of the basic education. For this, it relies on how the work “Como nasceu a alegria”, from the author Rubem Alves, as well as his pedagogical theory, can subsidize a more effective and robust methodology from the epistemological point of view. It concludes suggesting a Pedagogical Project that, from the indicated material, meets the expectations of the competences and abilities proposed by the available guidelines that manage the Religious Education.
Keywords: : Ensino Religioso. Literatura infantil. Rubem Alves. Ética. Moral.
Religious Education. Children’s literature. Rubem Alves. Ethics. Moral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citation: ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 3ª ed. São Paulo: ARS Poética, 1994. ______. Conversas com quem gosta de ensinar. 26ª ed. São Paulo: Cortez, 1991. . ______. Creio na Ressurreição do corpo. São Paulo: Paulus, 2005. ______. O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender. Campinas: Fundação EDUCAR D Paschoal, 2004. ______. O papel do professor. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU>. Acesso em: 08 mai.2015. ______. O que é religião? 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2008. ______. O Enigma da Religião. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2006. ______. Rubem Alves: entrevista [2009]. Texto Cynthia Costa e Juliana Bernardino. Abril: 2014. Entrevista concedida à revista Educar para Crescer. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/entrevista-rubem-alves->471231.shtml#.> Acesso em: 07 jan.2015. AMAZING Grace [Uma jornada pela liberdade]. Direção: Michael Apted. Reino Unido e EUA. Distribuição: Imagem Filmes, 2006, 117min. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2009. ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História: história geral e do Brasil. 12ª ed. São Paulo: Ática, 1996. AZEVEDO, Marcos Antônio Farias de. Uma breve abordagem sócio-cultural, antropológica e religiosa na pós-modernidade. Revista Reflexus, v. 1, nº 1, 2007, Vitória: Editora Unida, 2007. BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 37ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001. BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acessado em: 24 abr. 2014. ______. Ministério da Educação. Parâmetro Curriculares Nacionais (1ª A 4ª SÉRIE). Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997a. ______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª A 4ª Série). Ética (Volume 08.2). Brasília: MEC/SEF, 1997b. BROZEK, Josef; GUERRA, Erlaine. Que fazem os historiógrafos? Uma leitura de Josef Brožek. In.: CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). História da Psicologia: Pesquisa, formação, ensino. Rio de Janeiro: Centro Edelstein, 2008, p.4-20. BULTMANN, Rudolf. Demitologização: Coletânea de Ensaios. São Leopoldo: Sinodal, 1999. CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Porto Alegre: L&PM, 2010. CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. Literatura infantil: estudos. São Paulo: Lotus, [19--?]. CERVANTES-ORTIZ, Leopoldo. O manancial eterno: teologia, poesia e liberdade em Rubem Alves. In.: NUNES, Antônio Vidal (Org.). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007, p. 243-244. CORTELLA, Mario Sérgio. Filosofia nas escolas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hLFwNP3uKRI> Acessado em: 29 dez.2014. CORTINA, Adela; MARTÍNEZ, Emílio. Ética. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2012. COSTA, César Augusto Soares da. Uma leitura da não religião a partir da reflexão sociológica contemporânea: da secularização à (re) descoberta do sagrado na sociedade. Biblioteca Virtual de Derecho, Economía y Ciencias Sociales, 2010. Disponível em: <http://www.eumed.net/libros-gratis/2010d/760/A%20RELIGAO%20E%20O%20RETORNO%20DO%20SAGRADO.htm> acesso em: 10 fev. 2015 CRUXÊN, Orlando. A sublimação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. CUNHA, João Geraldo Martins da. Estudo sobre algumas notas de Wittgenstein. Revista Estudos Filosóficos, nº 2, 2009, versão eletrônica. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/artigo1-rev2.pdf.> Acesso em: 22 abr. 2014. DAFOE, Daniel. Robinson Crusoe: a aventura de um náufrago em uma ilha deserta. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. DESCARTES, René. O discurso do método. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico da Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000. FREUD, Sigmund. Moisés e o monoteísmo. In.: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 2006, v. XXIII GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1991. GONÇALVES, Jaci Rocha; IUNSKOVSKI, Roberto. Experiência do sagrado e religião: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2011. GRENZ, Stanley J. Pós-modernismo: um guia para entender a filosofia de nosso tempo. 2ª ed. São Paulo: Vida Nova, 2008. GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004. HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2000 HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. LEWIS, C. S. A Abolição do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 2005a. ______. Cristianismo Puro e Simples. São Paulo: Martins Fontes, 2005b. LYOTARD, J. A Condição Pós-Moderna. 2ª ed. trad. de Bragança de Miranda. Gradiva: Lisboa, 1989 MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. MCLUHAN, Marshall. The Medium is the Message: An Inventory of Effects, Harmondsworh: Penguin, 1967. MEIRELLES, Fernando. O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener). EUA, Reino Unido: Universal, 2005. 128 min, drama, color, 14 anos. MORAIS, Regis de. Pensamento social de Rubem Alves. In.: NUNES, Antônio Vidal (Org.). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007. NICHOLI JR. Armand M. Deus em Questão: C.S. Lewis e Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida. Viçosa: Ultimato, 2005. NUNES, Antônio Vidal (Org.). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007. NUNES, Antônio Vidal. Etapas do itinerário reflexivo de Rubem Alves: a dança da vida e dos símbolos. In.: NUNES, Antônio Vidal (Org.). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007. ORO, Ivo Pedro. O fenômeno religioso: como entender. São Paulo: Paulinas, 2013. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. POUILLON, Jean. O tempo no romance. Trad. de Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix/EdUSP, 1974. PRADO, Adélia. O Poder Humanizador da Poesia. Projeto Sempre um Papo. Edição: Caturra Digital, 58’’. São Paulo: SESC de Vila Mariana-SP, 2008. Disponível em: <http://www.sempreumpapo.com.br/audiovideo/player.php?id=127>. Acesso em: 22 abr. 2014. RACHELS, James. Elementos de filosofia moral. Lisboa: Gradiva, 2004. REIS, Homero. Uma cozinha com cheiro de céu, ou a teologia de Rubem Alves. In.: NUNES, Antônio Vidal (Org.). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007. SALINAS, Daniel; ESCOBAR, Samuel. Pós-modernidade: novos desafios à fé cristã. 2ª ed. São Paulo: ABU, 2002. SANTA ANA, Julio. Fiel às suas origens. In: In.: NUNES, Antônio Vidal (Org.). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007. SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2008. SILVA, Ezequiel. T. da. Ler é, antes de tudo, compreender. In: SILVA, Ezequiel T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1981. STEFANI. Jaqueline. Considerações sobre a ética do discurso. Revista Controvérsias, v.1, nº 1, 2005. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/7128>. Acesso em: 16 set. 2012. TALLAFERRO, Alberto. Curso básico de psicanálise. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. TANCARA, Juan Jacobo. Florestas profundas, mares desconhecidos: o corpo e a nostalgia no pensamento de Rubem Alves. In.: NUNES, Antônio Vidal (Org.). O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia. São Paulo: Paulus, 2007. VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do Capitalismo. 4ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2009. WIKIPEDIA. Criança selvagem, publicado em 12 fev. 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a_selvagem> Acesso em: 10 jun. 2015. WIKIPEDIA. Ludwig Wittgenstein. Publicado em 18 jun. 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Wittgenstein> Acesso em: 4 ago. 2015. ZANELLA, Diego Carlos. A ética comunicativo-discursiva de Jürgen Habermas. Thaumazein, Ano V, Número 10, Santa Maria. 2012, p. 131-149. Disponível em: <http://sites.unifra.br/Portals/1/Numero10/Zanella_10.pdf>. Acessado em: 24 abr. 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/66
Issue Date: 24-Jun-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Nilceia M C Gagno.pdfDissertação - Nilceia M C Gagno11,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.