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dc.contributor.advisor1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Anna, Elcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9173397347857229pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Gustavo Claudiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855154279359993pt_BR
dc.creatorTavares, Ana Paula Mota Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282852909834450pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T15:50:15Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2025-10-22T15:50:15Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/659-
dc.description.abstractThe research proposes the application of the project-based learning methodology in Religious Education, considering it as a creative and plausible pedagogical strategy for the development of classes in this curricular component. It is asked about the contributions of this methodology to Religious Education, based on a study based on bibliographic, documentary, exploratory research and participant observation, in a public school in the Municipality of Fortaleza-CE. Project-based learning emerges as a theoretical framework and as a pedagogical path. In its chapters, the importance and place of the teaching practice of Religious Education is highlighted, considering the challenges that surround it and the Sciences of Religions as a reference area for this curricular component. Then, the historical and conceptual aspects around the concept of project-based learning are discussed, addressing its focus and potential without losing, promoting approximations by competencies between this methodology and Religious Education. Finally, the results of participant observation are discussed and proposals are presented to overcome the current teaching model from the elaboration of teaching plans for Religious Education classes based on the project-based learning methodology. It is concluded that the articulation of the methodology in question from Religious Education surpasses the traditional model of Brazilian teaching and emerges as an important pedagogical strategy. The research contributes, in this way, with a practical proposal capable of transforming the student experience into applicable knowledge from the curricular component of Religious Education.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe a aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos no Ensino Religioso, considerando-a como uma estratégia pedagógica criativa e plausível para o desenvolvimento das aulas desse componente curricular. Pergunta-se pelas contribuições dessa metodologia para o Ensino Religioso, a partir de um estudo pautado na pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e observação participante, em uma escola pública do Município de Fortaleza-CE. A aprendizagem baseada em projetos emerge como referencial teórico e como e percurso pedagógico. Em seus capítulos, ressalta-se a importância e o lugar da prática docente do Ensino Religioso, considerando os desafios que a cercam e as Ciências das Religiões como área de referência para esse componente curricular. Depois, discorre-se sobre os aspectos históricos e conceituais em torno do conceito de aprendizagem baseada em projetos, abordando seu foco e seu potencial sem perder, promovendo aproximações por competências entre essa metodologia e o Ensino Religioso. Por último, discute-se sobre os resultados da observação participante e apresentam-se propostas de superação do modelo de ensino vigente a partir da elaboração de planos de ensino para as aulas de Ensino Religioso a partir da metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Conclui-se que a articulação da metodologia em tela a partir do Ensino Religioso supera o modelo tradicional de ensino brasileiro e emerge como uma importante estratégia pedagógica. A pesquisa contribui, dessa forma, com uma proposta prática capaz de transformar a experiência discente em conhecimento aplicável a partir do componente curricular de Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-22T15:50:15Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ana Paula Mota Ribeiro Tavares.pdf: 16001033 bytes, checksum: d6cb06aa8999ec45d8c09396a1d2d678 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM POR PROJETOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO RELIGIOSO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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