Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Francisco de Assis Souza dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240820674289937 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Beltrão, Monique Ferreira Monteiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6145528698451408 | pt_BR |
dc.creator | Soares, Maria Angela Sabina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4263198341924026 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T15:41:56Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20 | - |
dc.date.available | 2025-10-09T15:41:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/657 | - |
dc.description.abstract | The present study has the general objective of sensitizing public institutions in the Municipality of Vila Velha, to implement real projects, legitimized with beneficial actions in the fight against teaching evil, proposing a differentiated service work for RE teachers with multi-professionals (psychologists). As specific objectives, the following were outlined: studying the challenges faced by RE teachers and their historical trajectory from the colonial period to the present day; create spaces in RE teaching training from the perspective of proposing dialogical practices, enabling dynamics of support and reception; investigate and analyze psychosomatic symptoms in the RE teaching class in the municipality of Vila Velha that may affect mental health; propose preventive and significant actions as a way of mitigating the impacts suffered by external factors such as: double or triple working hours, stress, depression, religious intolerance, salary devaluation, prejudice against the RE curricular component and teachers ) involved with her, throughout her professional career. In this way, we intend to elucidate the following problem: “How the specific demands of ER in the initial grades of Elementary School I impact the mental health of teachers, especially considering the challenges related to religious diversity in Brazil and the additional pressures imposed by the coronavirus pandemic COVID-19?". The research methodology chosen was phenomenological, which has psychology as one of its areas of activity, as it allows me to relate my personal-existential experience with professionalism, such as my existence as a person in the face of internal conflicts and complexity and oscillations. of feelings. “go to the phenomenon itself to unveil it, as it appears in itself, independent of theories about it”. Finally, it is concluded that RE is a discipline that is still undervalued, which often tends not to value and recognize the importance of professionals who work in the area. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem o objetivo geral de sensibilizar as instituições públicas no Município de Vila Velha, para implementação de projetos reais, legitimados com ações benéficas no combate ao mal docente, propondo um trabalho de atendimento diferenciado aos professores de ER com multiprofissionais (psicólogos). Como objetivos específicos, foram traçados os seguintes: estudar os desafios enfrentados pelo(a) professor(a) de ER e sua trajetória histórica desde o período colonial até os dias atuais; criar espaços nas formações docentes de ER na perspectiva da proposta de práticas dialógicas, possibilitando dinâmicas de amparo e acolhimento; investigar e analisar no município de Vila Velha sintomas psicossomáticos na classe docente de ER que podem afetar saúde mental; propor ações preventivas e significativas como forma de amenizar os impactos sofridos por fatores externos tais como: dupla ou tripla jornada de trabalho, estresse, depressão, intolerância religiosa, desvalorização salarial, preconceito com o componente curricular de ER e os(as) professores(as) envolvidos com ela, ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, pretende-se elucidar a seguinte problemática: “Como as demandas específicas do ER nas séries iniciais do Ensino Fundamental I impactam a saúde mental dos professores, especialmente considerando os desafios relacionados à diversidade religiosa no Brasil e as pressões adicionais impostas pela pandemia do COVID-19?”. A metodologia de pesquisa escolhida foi à fenomenológica, que tem na psicologia uma das suas áreas de atuação, uma vez que esta proporciona relacionar a minha vivência pessoal-existencial com a profissionalidade, como meu existir enquanto pessoa diante de conflitos internos e uma complexidade e oscilações de sentimentos. “ir ao próprio fenômeno para desvendá-lo, tal como se mostra em si mesmo, independente de teorias a seu respeito”. Por fim, conclui-se que o ER é uma disciplina ainda desvalorizada, que por muitas vezes, tende a não valorizar e reconhecer a importância dos profissionais que atuam na área. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-09T15:41:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - Maria Angela Sabino Soares.pdf: 21897249 bytes, checksum: 5f80034aa41b6d0c42f96c078a5582a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-09T15:41:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Maria Angela Sabino Soares.pdf: 21897249 bytes, checksum: 5f80034aa41b6d0c42f96c078a5582a7 (MD5) Previous issue date: 2024-09-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | AFFONSO, Luciane Marina Zimerman; CANFIELD, Ráisa Lammel; MÖBS, Adriane da Silva Machado; SANTOS, Valter Borges dos; SILVA, Itala Daniela da. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ALCÂNTARA, Vírnia Ponte; VIEIRA, Camilla Araújo Lopes; ALVES, Samara Vasconcelos. Perspectivas acerca do conceito de saúde mental: análise das produções científicas brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 351-361. ANDRADE, Rosana C. R. Ensino religioso e formação docente: uma análise a partir do curso de graduação em Ciências da Religião da Unimontes, no período de 2001 a 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, São Paulo, 2016. ARAGÃO, Gilbraz de Souza. Dos magistérios eclesiásticos para os magistérios acadêmicos. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. ARAGÃO, Gilbraz; OUZA, Mailson Fernandes. Trajetórias e modelos do ensino religioso. Paralellus. São Paulo, v. 7, p. 425-438, 2016 ARAUJO, Maria Dalva de Oliveira. Laicidade e Ensino Religioso: desafio aos docentes e formação humana. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. ARAÚJO, Tânia Maria de; TORRENTÉ, Mônica de Oliveira Nunes de. Saúde Mental no Brasil: desafios para a construção de políticas de atenção e de monitoramento de seus determinantes. Revista do SUS, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 1-7, 2023. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO (SBPOT). Os impactos da pandemia para o trabalhador e suas relações com o trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2020. BAKKER, A. B.; DEMEROUTI, E. The job demands-resources model: state of the art. Journal of Managerial Psychology, v. 22, n. 3, p. 309-328, 2007. BALL, S. J. The Teacher’s Soul and the Terrors of Performativity. Journal of Education Policy, v. 18, n. 2, p. 215–228, 2003. BAPTISTA, Paulo Agostinho N. Ensino Religioso: de volta para o futuro. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. BARBOSA, P. M.; OLIVEIRA, S. R. Pandemia de COVID-19 e saúde mental dos professores: um estudo sobre as percepções e desafios enfrentados. Revista de Psicologia Educacional, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 34-52, 2021. BEIJAARD, Douwe; BREKELMANS, Mieke; BROUWERS, André. Stress e burnout entre professores: abordagens para o apoio e a valorização no ambiente escolar. Educational Research Review, v. 33, p. 100410, 2021. BOCK, Ana Mercês; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Conselho Nacional da Educação, 2018. BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. BRITO, Sávio Breno Pires; BRAGA, Isque Oliveira; CUNHA, Carolina Coelho; PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Revista Vigilância Sanitária em debate, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. BUENO, Flávia Thedim Costa; SOUTO, Ester Paiva; MATTA, Gustavo Corrêa. In: MATTA, Gustavo Corrêa; REGO, Sergio; SOUTO, Ester Paiva; SEGATA, Jean (Orgs.). Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de Janeiro: Fiocruz, p. 27-36, 2021. CAMBI, Eduardo. Pandemia da Covid-19: reflexões sobre a sociedade e o planeta. Curitiba: Escola Superior do MPPR, 2020. CARLOTTO, Mary Sandra. A Síndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em estudo, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 21 - 29, 2002. CARON, Lurdes; MARTINS FILHO, Lourival. Ensino religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso na BCC. Petrópolis: Vozes, p.52-71, 2020. CECCHETTI, Élcio. Ensino Religioso: contextos e perspectivas atuais. Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 10, 2020. COSTA, R.; BRITTO, A.; WALTENBERG, F. Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 50, n. 3, p. 369–409, set. 2020. DIAS, Raquel Aparecida Fromming. O sofrimento psíquico na área do trabalho. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Santa Rosa, 2018. FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508522, 2019. FORGUIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia Fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Leaming, 2004. FÓRUM PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: AM Edições, 1997. FOSTER, Eugênia da Luz; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Educação para o respeito às diferenças étnico-raciais e religiosas: tensões, avanços e desafios. In: REIS, Marcos Vinicius de Freitas; SARDINHA, Antonio Carlos; JUNQUEIRA, Sérgio. Diversidade e o campo da educação: diálogos sobre (in)tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, p.31-50, 2017. GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919. Acesso em: 4 jul. 2024. GOBATTO, Caroline Amado; ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Religiosidade e Espiritualidade em oncologia: concepções de profissionais da saúde. Psicologia USP, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 11-34, 2013. GOMES, Cândida Braga Vanderlei. Um clima de incertezas? Crise do coronavírus e seus reflexos no clima organizacional de uma empresa de serviços gráficos em São Luís- Maranhão. Dissertação (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. GONÇALVES, Jorge Carvalho. A gestão escolar perante o desafio me ofertar o componente curricular Ensino Religioso na escola pública. Tese (Mestrado em Ciências da Religião) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. GUIMARÃES, Emanuele; CRUZ, Príncela Santana da. O impacto da COVID-19 em uma instituição que promove a saúde. Santa Catarina: UNC, p.20-50, 2020. GUTH, Clarissa de Moraes; VEITH, Carlos Alberto. Ansiedade no mundo contemporâneo e sua influência na educação. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 57-68, 2019. HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso e diversidade religiosa: desafios e perspectivas em sala de aula. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, p.12-20, 2021. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Processo de Escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio; MENEGHETTI, Rosa. WASCHOWICZ, L. Ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, p. 29, 2002. KELCZESKI, Jéssica; LEMOS, Jessica Nathana Dutra. Como enfrentar a ansiedade e o estresse na organização em tempo de crise. Santa Catarina: UNC, p.50-70, 2020. KINA, Sandra Oyafuso; MECONE, Marcia Cristina da Cruz; BONINI, Bárbara Barrionuevo; SANCHES, Ricardo Padovani. EAD: ganhos e perdas. In: SOUZA, Isabel Weiss de (Ed.). Saúde Mental: desafios contemporâneos. Santana de Parnaíba: Manole, p.70-92, 2023. LEÃO, Luís Henrique da Costa; VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de. Cadeias produtivas e a vigilância em saúde, trabalho e ambiente. Revista Saúde & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1232- 1243, 2015. LEITE, Geisa Maria Campos; CHRISTOVÃO, Sergio de Lima. Reconhecimento e valorização docente: desafios e perspectivas na educação básica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 36, n. 3, p. 977-996, 2020. LEMOS, Vanderson Lisboa Lemos. Abordando a Síndrome do Pensamento Acelerado na Atenção em Saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) Delamare, Japeri-RS. Dissertação (Especialista em Atenção Básica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023. LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Psicologia do trabalho: psicossomática, valores e práticas organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2008. LOMBA, M. L. R.; FARIA FILHO, L. M. Docência na Educação Infantil: percursos de vida, formação e condições institucionais das experiências de professoras no cuidado e educação de crianças de 4 e 5 anos. Repositório da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/34717. Acesso em: 4 jul. 2024. LUCCHETTI, Giancarlo; LUCCHETTI, Alessandra Lamas Granero; AVEZUM JÚNIOR, Álvaro. Religiosidade, Espiritualidade e Doenças Cardiovasculares. Rev Bras Cardiol., São Paulo, v. 24, n. 1, p. 55-57, 2011. MATTA, Gustavo Corrêa; SOUTO, Ester Paiva; REGO, Sergio; SEGATA, Jean. A Covid-19 no Brasil e as várias faces da pandemia. In: MATTA, Gustavo Corrêa; REGO, Sergio; SOUTO, Ester Paiva; SEGATA, Jean (Orgs.). Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de Janeiro: Fiocruz, p.102-124, 2021. MELO, Flávia Silva; CARVALHO, Vivian Daniela de. A importância da psicoterapia: Síndrome do pensamento acelerado em profissionais da enfermagem. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2022. MIRANDA, A. M. DE J. D. O. et al. Formação docente em Ensino Religioso: um diálogo com a Política Nacional. Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião, v. 18, n. 5, p. 10, 2 fev. 2021. MOCELLIN, Teresinha Maria. Ensino Religioso: história, interpretação, perspectivas. 2. ed. São Paulo: Edições 70, 2023. NOGUEIRA, Sandra Vidal; BEISE, Claudete Ulrich; SILVA, Edeson dos Anjos. Ensino Religioso Plural na Educação Básica: uma área do conhecimento humano em consolidação. Revista Caminhos, Goiânia, v. 18, p. 28-44, 2020. NUNES, José Mendes. Saúde Mental. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, v. 22, n. 5, p. 591-594, 2006. OLIVEIRA, Fábio Roberto. O ensino religioso na escola: uma indagação difícil. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 01-13, 2019. PASSOS, João Décio. A intolerância religiosa: mecanismos e antídotos. Revista REVER, São Paulo, ano 17, n. 3. 2017. PEREIRA, Ana Maria T. Benevides. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. PERES, J. S.; OLIVEIRA, M. F. Suporte emocional no ambiente escolar: estratégias para o bem-estar dos professores. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 37-50, 2021. RIBEIRO, Claudio de Oliveira; ABIJAUDI, André Yuri Gomes. Espiritualidade em tempos de pandemia. In: PIEPER, Frederico; MENDES, Danilo (Orgs.). Religião em tempos de crise. São Paulo: Ambigrama, p. 90-108, 2020. SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Almedina, 2020. SANTOS, Milton Silva dos. Religião e demanda: o fenômeno religioso em escolas públicas. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322533. Acesso em: 20 abr. 2024. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. As duas faces da educação: do proselitismo cristão ao Ensino Religioso como promotor dos Direitos Humanos das mulheres. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso na prática. Florianópolis: AMAR; FOGO, p.100-152, 2021. SANTOS, Rodrigo Oliveira. Ciência da Religião e Ciência da Religião Aplicada à Educação. Revista de Educação ANEC, Brasilia, v. 45, n. 158, p. 87-104, 2019. SCARANO, Renan Costa Valle; DORETO, Daniella Tech; ZUFFO, Sílvia; SCHEIFLER, Anderson Barbosa; OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; AFFONSO, Ligia Maria Fonseca; SCHOLZE, Martha Luciana. Direitos humanos e diversidade. Porto Alegre; SAGAH, 2018. SEVALHO, Gil. Uma abordagem histórica das representações sociais de saúde e doença. Caderno de Saúde Pública, Maceió, v. 9, n. 3, p. 349-363, 1993. SILVA, Hengrid Graciely Nascimento, SANTOS Luis Eduardo dos; OLIVEIRA, Ana Karla Sousa de. Efeitos da pandemia no novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. J. nurs. health, São Paulo, v. 10, p. 1-10, 2020. SILVA, João Bernardino da; SILVA, Lorena Bandeira da. Relação entre religião, espiritualidade e sentido da vida. Revista Logos & Existência, São Paulo,v. 3, n. 2, p. 203215, 2014. SOUZA, Isabel Weiss de; Pinto, Alexandre de Rezende. Transtornos de ansiedade. In: SOUZA, Isabel Weiss de (Ed.). Saúde Mental: desafios contemporâneos. Santana de Parnaíba: Manole, p. 30-46, 2023. TOMAZ, Henrique Cisne; TARJA, Fábio Solon; LIMA, Andrea Conceição Gomes; SANTOS, Marize Melo dos. Síndrome de Burnout e fatores associados em profissionais da Estratégia Saúde da Família. Revista Interface, Botucatu, v. 24, p. 1-15, 2020. ULRICH, Claudete Beise; GONÇALVES, José Mário. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. VULCÃO, Maria de Lourdes Sanches; FONSÊCA, Kátia de Nazaré Santos. Ensino Religioso num país laico: entre a ciência e a fé. In: REIS, Marcos Vinicius de Freitas; SARDINHA, Antonio Carlos; JUNQUEIRA, Sérgio. Diversidade e o campo da educação: diálogos sobre (in)tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, p. 73-93, 2017. XAVIER, Magno de Carvalho. A formação continuada de docentes de Ensino Religioso para o ensino fundamental (anos iniciais). 2023. Dissertação de Mestrado, UFPB/CE, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30460/1/MagnoDeCarvalhoXavier_Dis s ert.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024. ZAIDAN, José. M.; GALVÃO, Antônio.C. “COVID 19 e os abutres do setor educacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. São Paulo: Instituto Defesa da classe Trabalhadora, p.26-37, 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | IMPLEMENTAÇÃO EMPÍRICA DE ALGUMAS AÇÕES PREVENTIVAS NA SAÚDE MENTAL LABORAL DOCENTE: PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NAS SÉRIES INICIAIS EM VILA VELHA – ES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Angela Sabino Soares.pdf | TCC - Maria Angela Sabino Soares | 21,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.