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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Schubert, Arlete Maria Pinheiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3010708242466735 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Quintão, Leandro do Carmo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2846668210944422 | pt_BR |
dc.creator | Gonçalves, Andreia Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7845015918253893 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T15:13:08Z | - |
dc.date.available | 2024-08-28 | - |
dc.date.available | 2025-10-09T15:13:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/654 | - |
dc.description.abstract | This dissertation (TCC) has as its theme: Physical education classes, religious education and the use of the congo as an instrument of culture. The search to answer how physical education and Religious Education teachers can work on this topic using interdisciplinarity, made us follow the paths of the curriculum from a critical perspective. I understand the curricular components of physical education and religious education in the BNCC structure since the two curricular components used in the research so, after this immersion, you can learn about the history of the Congo in Brazil and how this dance arrived in Espírito Santo. We focused on the case study with teachers who work in elementary schools in Cachoeiro de Itapemirim-ES due to this researcher’s place of work. In this understanding, we conclude that teachers of Religious Education and Physical Education need to know the history of Congo and discuss how they can rescue this culture using interdisciplinarity as a methodology and that is why we have constructed a suggestion for a pedagogical project that can encourage teachers to implement Culture of Congo in Physical Education and Religious Education classes. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação (TCC) tem como tema: As aulas de educação física, ensino religioso e o uso do congo como instrumento de cultura. A busca por responder como os docentes de educação Física e Ensino Religioso podem trabalhar esse tema utilizando a interdisciplinaridade nos fez percorrer os caminhos do currículo na perspectiva crítica, entendendo os componentes curriculares de educação física e ensino religioso na estrutura da BNCC, visto que os dois componentes são utilizados na pesquisa para, após essa imersão, conhecer a história do Congo no Brasil e como essa dança chegou ao Espírito Santo. Direcionamos metodologicamente o estudo de caso com docentes que atuam nas escolas de Ensino Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim-ES por ser o local de trabalho desta pesquisadora. Nesse entendimento, concluímos que os docentes de Ensino Religioso e Educação Física precisam conhecer a história do Congo e discutir como podem resgatar esta cultura utilizando a interdisciplinaridade como metodologia e por isso construímos uma sugestão de projeto pedagógico que possa incentivar os docentes a implementar a Cultura do Congo nas aulas de Educação Física e Ensino Religioso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-09T15:13:08Z No. of bitstreams: 1 TCC - Andreia Soares Gonçalves.pdf: 18245229 bytes, checksum: 9c9f92a65110bf9966863ac6f9b5161b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-09T15:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Andreia Soares Gonçalves.pdf: 18245229 bytes, checksum: 9c9f92a65110bf9966863ac6f9b5161b (MD5) Previous issue date: 2024-08-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | ABREU, Dayanna. O ensino dos esportes de rede com implementos nas aulas de Educação Física: do jogo possível ao protagonismo discente. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. BRANCO, Emerson P. A implantação da BNCC no contexto das políticas neoliberais. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2017. BRANDÃO, Carlos R. A cultura na rua. Campinas: Papirus, 1989. BRANDENBURG, Laude E. A epistemologia do Ensino Religioso, suas limitações e abrangências: a confluência da educação e da religião na escola. Revista Interações, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 221-229, 2013. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Congo | pt_BR |
dc.subject | Sincretismo | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade cultural | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO RELIGIOSO, E O USO DO CONGO COMO INSTRUMENTO DE CULTURA, NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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