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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Filho, Jose Adriano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4072349375688174 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Filho, Jose Adriano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4072349375688174 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Nelson Lellis Ramos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8929607194487987 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vargas, Cristina Lens Bastos de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6340081271734723 | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Késia Milleri | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4189729023677283 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T14:20:48Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14 | - |
dc.date.available | 2025-10-09T14:20:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/651 | - |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the influence of religion on student participation in school events, focusing on the perspective of integral education at the Rubens Vervloet Gomes Municipal School Unit in Vila Olímpica. The research addresses the complex relationship between the secularity of the State and educational practice, highlighting how students' religious beliefs impact their participation in cultural and pedagogical activities. The methodology used included the application of questionnaires to teachers and students, aiming to understand how religion influences teaching practices and student participation. The data revealed that many students refrain from participating in events such as Carnival, June festivals, and Halloween due to religious beliefs. The transition to a full-time school emphasized the importance of a school environment that respects religious diversity, promoting inclusion and mutual respect. The analysis of teachers' perceptions indicated a need for greater preparation and resources to address religious issues effectively. Continuous teacher training and developing inclusive school policies are essential for integral education that values diversity. It is concluded that the influence of religion on student participation is a multifaceted phenomenon that requires an integrated and sensitive approach. Promoting integral education and respect for religious diversity is fundamental to forming critical and tolerant citizens. This dissertation reinforces the need for educational policies that promote equality and inclusion, allowing all students to fully participate in school life, regardless of their religious beliefs. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga a influência da religião na participação dos alunos em eventos escolares, com foco na perspectiva da educação integral na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Rubens Vervloet Gomes a Vila Olímpica. A pesquisa aborda a complexa relação entre a laicidade do Estado e a prática educativa, destacando como as crenças religiosas dos estudantes impactam sua participação em atividades culturais e pedagógicas. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários aos professores e alunos, visando compreender como a religião influencia a prática docente e a participação discente. Os dados revelaram que muitos alunos se abstêm de participar de eventos como Carnaval, festas juninas e Halloween devido às suas crenças religiosas. A transição para uma escola de tempo integral ressaltou a importância de um ambiente escolar que respeite a diversidade religiosa, promovendo inclusão e respeito mútuo. A análise das percepções dos professores indicou que há uma necessidade de maior preparo e recursos para lidar com questões religiosas de forma eficaz. A formação contínua dos docentes e o desenvolvimento de políticas escolares inclusivas são essenciais para uma educação integral que valorize a diversidade. Conclui-se que a influência da religião na participação discente é um fenômeno multifacetado que requer uma abordagem integrada e sensível. A promoção da educação integral, aliada ao respeito pela diversidade religiosa, é fundamental para a formação de cidadãos críticos e tolerantes. Esta dissertação reforça a necessidade de políticas educacionais que promovam a igualdade e a inclusão, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de participar plenamente da vida escolar, independentemente de suas crenças religiosas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-10-09T14:20:48Z No. of bitstreams: 1 TCC - Késia Milleri Pinto.pdf: 14698751 bytes, checksum: da743194d3a9e30f0139bf1673493a76 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-09T14:20:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Késia Milleri Pinto.pdf: 14698751 bytes, checksum: da743194d3a9e30f0139bf1673493a76 (MD5) Previous issue date: 2024-08-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.subject | Festa Junina | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM EVENTOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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