Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/63
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.creatorSILVA, PAULO LUIZ DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942315660865717pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-21T18:46:24Z-
dc.date.available2017-07-06-
dc.date.available2018-08-21T18:46:24Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationARAUJO, Luiz Bernardo Leite. religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Loyola, 1996. BURITY, Joanildo. religião e cidadania. Sergipe: São Cristóvão, 2001. BAUMAN, Zygmunt Bauman. o mal-estar da pós-modernidade. Rio de janeiro: Zahar, 1998. BOEING, Antônio. o ensino religioso e cidadania. In: Seminário. São Paulo: (falta editora), 1999. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases, 1997. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Am edições, 1997. BRASIL. Parâmetro curricular nacional - Ensino Religioso. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. BURITY, Joanildo. Religião e Cidadania. São Cristóvão-SE, 2001. CATÃO, Francisco: O fenômeno religioso; Ensino Religioso escolar, São Paulo Editora letras & letras, 1995. CNBB, Conselho Nacional dos Bispos do Brasil 1996, p. 38. CARON, Lurdes (Org.); Equipe do GRERE. O Ensino Religioso na nova LDB: Histórico, Exigências, Documentário. Petrópolis: Vozes, 1997. (Coleção ensino religioso escolar-Série Fundamentos). CARNEIRO, Moacir Alves, LDB fácil. Petrópolis: Vozes, 2008. A Educação no mundo pluralista: por uma educação da liberdade. São Paulo: Paulinas, 1993. (Atualidade em diálogo). CAMARGO, Cesar da Silva et al. Terra e alteridade: pesquisas e práticas pedagógicas em ensino religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007. CAMUS, Albert. O homem revoltado. Rio de janeiro: Record, 1997. FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&RM, 2015. FERNANDES, Madalena S. Fernandes. A final o que é o ensino religioso? São Paulo: Paulus, 2000. FIGUEIREDO, Anisia de Paulo. Ensino religioso, perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1994. FONAPER - Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 2. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997. GRUEN, Wolfgang. Ensino religioso na escola 2. Petrópolis: Vozes, 1995. GUERRIERO, Silas. Novos movimentos religiosos: o quadro brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2006. HABERMAS, Jurgen. Entre o naturalismo e a Religião. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. JUNQUEIRA, Sergio. história, legislação e fundamentos do ensino religioso. Curitiba: Ibpex, 2008 JUNQUEIRA, Sergio. o processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002 MESZARÓ, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. MACHADO, Nilson José. educação: Cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escritura, 2016. METTE, Norbert. Pedagogia da religião. Petrópolis: Vozes, 2002. MICHEL, Meslin. Fundamentos de antropologia religiosa - a experiência humana do divino. Petrópolis: Vozes, 2014. MONDIN, Batista. Quem é Deus. Rio de Janeiro: Paulus, 1980. MORIN, Edgar: Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2012. NERY, J. J. O ensino religioso escolar no Brasil (ERE) no contexto da história e das leis. Revista de educação. Brasília: AEC do Brasil, v. 22, n.88, 1993. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção Temas do Ensino Religioso). PINSKY, Jaime (Org). história da cidadania. São Paulo: Contexto, 2016. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de: Epistemologia e educação: bases conceituas e racionalidades cientificas RJ: Vozes, 2016. SENA, Luzia. Ensino Religioso e formação do docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: paulinas, 2007 SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo religioso: as religiões do mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2006. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil: Campinas: Autores Associados, 2013. TOURAINE, Elain. Crítica da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 226. USARSKI, Frank: Constituintes da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2006. WACHS, Manfredo Carlos et al. Ensino Religioso e práticas educativas. São Leopoldo: Sinodal; Est, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/63-
dc.description.abstractThe present work investigated the importance of Religious Education in an asymmetrical and epistemological construction, through bibliographical research and field research, having as subject of the investigation the students, professor of the discipline and the director of the Adventist school, located in the city of Maceió, State of Alagoas . As a methodological resource, a questionnaire was applied to these subjects; Through the answers, we carried out an analysis about the importance of Religious Education in the citizens' formation of the students. In order for the research to achieve its expected success, it was necessary to carry out a retrospective of Religious Education in Brazil, looking for, in its origin, the path that was being drawn by it, as well as the directions and challenges it faced; To take a course to show the challenge of religious multiculturalism in schools, in order to show the importance of Religious Education in the construction of citizenship and how it can symmetrically and epistemologically contribute to the construction of citizenship, based on the conceptions of Habermas, João Passos, Sergio Junqueira and others; Analysis of data from field research at the Adventist College, with the aim of ascertaining whether the discipline of Religious Education contributes, in fact, to the formation of this student for citizenship. As a result of the research, we show that, even with its pedagogical and methodological deficiencies, the Adventist school has contributed directly or indirectly to the formation of its students.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende pesquisar a importância do Ensino Religioso numa construção simétrica e epistemológica, mediante pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, tendo como objeto da investigação as alunas, o professor da disciplina e o diretor da escola adventista, localizada na cidade de Maceió, Estado de Alagoas. Como recurso metodológico, foi aplicado um questionário junto às alunas; por meio das respostas, realizamos uma análise acerca da importância do Ensino Religioso na formação cidadã dos alunos. Para que a pesquisa obtivesse o êxito esperado, necessário se fez: a realização de uma retrospectiva do Ensino Religioso no Brasil, procurando, na sua origem, o caminho que foi sendo traçado por ele, bem como os rumos e desafios que enfrentou; fazer um percurso para mostrar o desafio do multiculturalismo religioso nas escolas, com o fim de mostrarmos a importância do Ensino Religioso na construção da cidadania e de como ele pode simétrica e epistemologicamente contribuir para a construção da cidadania, a partir das concepções de Habermas, João Passos, Sergio Junqueira e outros; análise dos dados advindos da pesquisa de campo no Colégio Adventista, com o intento de averiguar se a disciplina do Ensino Religioso contribui, de fato, com a formação desse aluno para a cidadania. Como resultado da pesquisa, evidenciamos que, mesmo com suas deficiências pedagógicas e metodológicas, a escola adventista tem contribuído direta ou indiretamente para a formação cidadã dos seus alunospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-08-21T18:46:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Paulo Luiz da Silva.pdf: 15981643 bytes, checksum: 0ee9ce3255398d962ec99752ed4df1ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T18:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Paulo Luiz da Silva.pdf: 15981643 bytes, checksum: 0ee9ce3255398d962ec99752ed4df1ca (MD5) Previous issue date: 2017-07-06en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesARAUJO, Luiz Bernardo Leite. religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Loyola, 1996. BURITY, Joanildo. religião e cidadania. Sergipe: São Cristóvão, 2001. BAUMAN, Zygmunt Bauman. o mal-estar da pós-modernidade. Rio de janeiro: Zahar, 1998. BOEING, Antônio. o ensino religioso e cidadania. In: Seminário. São Paulo: (falta editora), 1999. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases, 1997. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Religioso. São Paulo: Am edições, 1997. BRASIL. Parâmetro curricular nacional - Ensino Religioso. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. BURITY, Joanildo. Religião e Cidadania. São Cristóvão-SE, 2001. CATÃO, Francisco: O fenômeno religioso; Ensino Religioso escolar, São Paulo Editora letras & letras, 1995. CNBB, Conselho Nacional dos Bispos do Brasil 1996, p. 38. CARON, Lurdes (Org.); Equipe do GRERE. O Ensino Religioso na nova LDB: Histórico, Exigências, Documentário. Petrópolis: Vozes, 1997. (Coleção ensino religioso escolar-Série Fundamentos). CARNEIRO, Moacir Alves, LDB fácil. Petrópolis: Vozes, 2008. A Educação no mundo pluralista: por uma educação da liberdade. São Paulo: Paulinas, 1993. (Atualidade em diálogo). CAMARGO, Cesar da Silva et al. Terra e alteridade: pesquisas e práticas pedagógicas em ensino religioso. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007. CAMUS, Albert. O homem revoltado. Rio de janeiro: Record, 1997. FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&RM, 2015. FERNANDES, Madalena S. Fernandes. A final o que é o ensino religioso? São Paulo: Paulus, 2000. FIGUEIREDO, Anisia de Paulo. Ensino religioso, perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1994. FONAPER - Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 2. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997. GRUEN, Wolfgang. Ensino religioso na escola 2. Petrópolis: Vozes, 1995. GUERRIERO, Silas. Novos movimentos religiosos: o quadro brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2006. HABERMAS, Jurgen. Entre o naturalismo e a Religião. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. JUNQUEIRA, Sergio. história, legislação e fundamentos do ensino religioso. Curitiba: Ibpex, 2008 JUNQUEIRA, Sergio. o processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002 MESZARÓ, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. MACHADO, Nilson José. educação: Cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escritura, 2016. METTE, Norbert. Pedagogia da religião. Petrópolis: Vozes, 2002. MICHEL, Meslin. Fundamentos de antropologia religiosa - a experiência humana do divino. Petrópolis: Vozes, 2014. MONDIN, Batista. Quem é Deus. Rio de Janeiro: Paulus, 1980. MORIN, Edgar: Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2012. NERY, J. J. O ensino religioso escolar no Brasil (ERE) no contexto da história e das leis. Revista de educação. Brasília: AEC do Brasil, v. 22, n.88, 1993. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção Temas do Ensino Religioso). PINSKY, Jaime (Org). história da cidadania. São Paulo: Contexto, 2016. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de: Epistemologia e educação: bases conceituas e racionalidades cientificas RJ: Vozes, 2016. SENA, Luzia. Ensino Religioso e formação do docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: paulinas, 2007 SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo religioso: as religiões do mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2006. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil: Campinas: Autores Associados, 2013. TOURAINE, Elain. Crítica da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 226. USARSKI, Frank: Constituintes da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2006. WACHS, Manfredo Carlos et al. Ensino Religioso e práticas educativas. São Leopoldo: Sinodal; Est, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso, Epistemologia, Simetria, LDB, Alunospt_BR
dc.subjectReligious Education, Epistemology, Symmetry, LDB, Students.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA CONSTRUÇÃO SIMÉTRICA E EPISTEMOLÓGICA DO CIDADÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Paulo Luiz da Silva.pdfDissertação - Paulo Luiz da Silva15,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.