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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA CONSTRUÇÃO SIMÉTRICA E EPISTEMOLÓGICA DO CIDADÃO
metadata.dc.creator: SILVA, PAULO LUIZ DA
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.contributor.referee1: Stephanini, Valdir
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Francisco de Assis Souza dos
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende pesquisar a importância do Ensino Religioso numa construção simétrica e epistemológica, mediante pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, tendo como objeto da investigação as alunas, o professor da disciplina e o diretor da escola adventista, localizada na cidade de Maceió, Estado de Alagoas. Como recurso metodológico, foi aplicado um questionário junto às alunas; por meio das respostas, realizamos uma análise acerca da importância do Ensino Religioso na formação cidadã dos alunos. Para que a pesquisa obtivesse o êxito esperado, necessário se fez: a realização de uma retrospectiva do Ensino Religioso no Brasil, procurando, na sua origem, o caminho que foi sendo traçado por ele, bem como os rumos e desafios que enfrentou; fazer um percurso para mostrar o desafio do multiculturalismo religioso nas escolas, com o fim de mostrarmos a importância do Ensino Religioso na construção da cidadania e de como ele pode simétrica e epistemologicamente contribuir para a construção da cidadania, a partir das concepções de Habermas, João Passos, Sergio Junqueira e outros; análise dos dados advindos da pesquisa de campo no Colégio Adventista, com o intento de averiguar se a disciplina do Ensino Religioso contribui, de fato, com a formação desse aluno para a cidadania. Como resultado da pesquisa, evidenciamos que, mesmo com suas deficiências pedagógicas e metodológicas, a escola adventista tem contribuído direta ou indiretamente para a formação cidadã dos seus alunos
Abstract: The present work investigated the importance of Religious Education in an asymmetrical and epistemological construction, through bibliographical research and field research, having as subject of the investigation the students, professor of the discipline and the director of the Adventist school, located in the city of Maceió, State of Alagoas . As a methodological resource, a questionnaire was applied to these subjects; Through the answers, we carried out an analysis about the importance of Religious Education in the citizens' formation of the students. In order for the research to achieve its expected success, it was necessary to carry out a retrospective of Religious Education in Brazil, looking for, in its origin, the path that was being drawn by it, as well as the directions and challenges it faced; To take a course to show the challenge of religious multiculturalism in schools, in order to show the importance of Religious Education in the construction of citizenship and how it can symmetrically and epistemologically contribute to the construction of citizenship, based on the conceptions of Habermas, João Passos, Sergio Junqueira and others; Analysis of data from field research at the Adventist College, with the aim of ascertaining whether the discipline of Religious Education contributes, in fact, to the formation of this student for citizenship. As a result of the research, we show that, even with its pedagogical and methodological deficiencies, the Adventist school has contributed directly or indirectly to the formation of its students.
Keywords: Ensino Religioso, Epistemologia, Simetria, LDB, Alunos
Religious Education, Epistemology, Symmetry, LDB, Students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/63
Issue Date: 6-Jul-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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