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metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DAS CIDADES DE MARATAÍZES E ITAPEMIRIM, DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
metadata.dc.creator: LOPES, VERÔNICA DA SILVA NOGUEIRA
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, José Mario
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, José Mario
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Francisco de Assis Souza dos
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
metadata.dc.description.resumo: O tema deste trabalho é a intolerância religiosa na Educação Infantil. Minha experiência em sala de aula e o fato de ter presenciado momentos de intolerância religiosa foram fatores preponderantes para que esse tema fosse escolhido. Acredito na importância do Ensino Religioso para a educação infantil brasileira, pois o ambiente escolar é o espaço privilegiado para promover o conhecimento e a valorização da trajetória dos diferentes grupos sociais, ainda que precise ser considerada a intolerância religiosa. O tema é delimitado em pesquisa sobre ao Ensino Religioso em duas escolas do estado do Espírito Santo. O que é vivido pelas crianças na Educação Infantil tende a deixar marcas em suas ideias, sentimentos e em suas ações e interações. A metodologia empregada é uma pesquisa de campo que foi feita pelo uso de questionários com 15 perguntas cada um, distribuídos para 10 professoras da CME Prof. Marissol, da cidade de Marataízes (ES), e 13 professoras e 01 professor da CMEI Jaqueline Sales, na cidade de Itapemirim (ES). Os resultados obtidos na pesquisa mostram a necessidade da realização de festas comemorativas e do conhecimento de outras culturas e crenças, embora o direito de participação dos alunos, ainda que necessário, seja respeitado de acordo com a orientação dos pais ou responsáveis. Cópias dos questionários utilizados na pesquisa de campo nas escolas de Marataízes e Itapemirim são apresentadas nos Anexos deste trabalho.
Abstract: The theme of this work is religious intolerance in Early Childhood Education. My experience in the classroom and the fact that I witnessed moments of religious intolerance were preponderant factors for this topic to be chosen. I believe in the importance of Religious Education for Brazilian early childhood education, as the school environment is the privileged space to promote knowledge and appreciation of the trajectory of different social groups, even if religious intolerance needs to be considered. The theme is delimited in research on religious teaching in two schools in the state of Espírito Santo. What is experienced by children in Early Childhood Education tends to leave marks on their ideas, feelings and on their actions and interactions. The methodology used is a field survey, which was carried out using questionnaires with 15 questions each, distributed to 10 teachers from CME Prof. Marissol, in the city of Marataízes (ES), and 13 teachers and 01 teacher from CMEI Jaqueline Sales, in the city from Itapemirim (ES). The results obtained in the research show the need for commemorative parties and knowledge of other cultures and beliefs, although the right of students to participate, even if necessary, is respected in accordance with the guidance of parents or guardians. Copies of the questionnaires used in the field research in the schools of Marataízes and Itapemirim are presented in the Annexes of this work.
Keywords: Religiosidade
Ensino Religioso
Diversidade Religiosa
Discriminaçã
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/625
Issue Date: 3-Jul-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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