Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorBLANK, GLEICY-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494775217012866pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-14T17:22:16Z-
dc.date.available2023-08-29-
dc.date.available2024-05-14T17:22:16Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/602-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to identify the discourses and religious practices present in Kindergarten Education in the Municipal Education Network of Viana and analyze how these approaches have repercussions on the understanding of religions of African matrix. The research problem is: in what ways have the discourses and religious practices used in Kindergarten Education in the Municipal Education Network of Viana contributed to the stigmatization of religions of African matrix? The research methodology adopted was a bibliographic, documental, and field research, in which 24 teachers who work in the Municipal Education Network of the city of Viana were interviewed. Through the answers obtained, the religious approaches present in the teachers' pedagogical practices and speeches were identified. The results revealed that not all religions are contemplated in the religious practices and discourses of the schools investigated. The predominance of approaches and teachings related to hegemonic religions can contribute to the stigmatization and marginalization of religions of African matrix, which end up being neglected or treated in a stereotypical way. The bibliographic research was based on Bittencourt Filho, Geertz, Carneiro, Silva Neto and other authors. In view of these conclusions, the need to rethink and promote religious diversity in the educational practices of Early Childhood Education becomes evident. It is essential that schools adopt an inclusive approach that values and respects all religions, providing a broader understanding and free from stereotypes of religions of African origin. This research contributes to the reflection on the importance of respecting religious diversity in the school environment, highlighting the need for educational policies and practices that promote religious plurality, combat prejudice and stigmatization, and promote an inclusive and egalitarian education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal identificar os discursos e práticas religiosas presentes na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Viana e analisar como essas abordagens têm repercussões na compreensão das religiões de matriz africana. O problema de pesquisa abordado é: de que maneira os discursos e as práticas religiosas utilizadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Viana têm contribuído para a estigmatização das religiões de matriz africana? A metodologia de pesquisa adotada foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, na qual foram entrevistados 24 professores/professoras que atuam na Rede Municipal de Educação do Município de Viana. Através das respostas obtidas, foram identificadas as abordagens religiosas presentes nas práticas pedagógicas e nos discursos dos professores/professoras. Os resultados revelaram que nem todas as religiões são contempladas nas práticas e discursos religiosos das escolas investigadas. A predominância de abordagens e ensinamentos relacionados a religiões hegemônicas pode contribuir para a estigmatização e marginalização das religiões de matriz africana, que acabam sendo negligenciadas ou tratadas de forma estereotipada. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em Bittencourt Filho, Geertz, Carneiro, Silva Neto e outros autores e autoras. Diante dessas conclusões, torna-se evidente a necessidade de repensar e promover a diversidade religiosa nas práticas educacionais da Educação Infantil. É fundamental que as escolas adotem uma abordagem inclusiva, que valorize e respeite todas as religiões, proporcionando uma compreensão mais ampla e livre de estereótipos das religiões de matriz africana. Essa pesquisa contribui para a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade religiosa no ambiente escolar, destacando a necessidade de políticas e práticas educacionais que promovam a pluralidade religiosa, combatam o preconceito e a estigmatização, e promovam uma educação inclusiva e igualitária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2024-05-14T17:22:16Z No. of bitstreams: 1 TCC - Gleicy Blank.pdf: 16521221 bytes, checksum: 81563805d46110f11027178240297d2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-14T17:22:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Gleicy Blank.pdf: 16521221 bytes, checksum: 81563805d46110f11027178240297d2f (MD5) Previous issue date: 2023-08-29en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectreligião; pluralidade; educação; infantilpt_BR
dc.subjectreligion; plurality; education; childhoodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDISCURSOS E PRÁTICAS RELIGIOSAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VIANA: UMA VIA PARA A ESTIGMATIZAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gleicy Blank.pdfTCC - Gleicy Blank16,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.