Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Flor , Lauana Ananias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6932343753497560pt_BR
dc.creatorBERNARDINA, DANILA SIMOURA DALLA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295014455469837pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-08T19:33:32Z-
dc.date.available2023-09-22-
dc.date.available2024-05-08T19:33:32Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/601-
dc.description.abstractThis research aims to provide contextualization of inclusive religious education. Analyzing the approach to the theme of defining religious education and its importance in the holistic development of students was not an easy task. This curriculum component doesn't just explore the school environment; it goes beyond that, as it encompasses issues that extend beyond educational institutions. Throughout the history of religious education, we observe that it is intertwined with political tensions, encompassing negotiations between religion and the state, as well as pedagogical, legal, epistemic, and religious aspects. Thus, this dissertation proposes the development of the theme of Religious Education and students with disabilities at UMEF Senador João de Medeiros Calmon School, Vila Velha, ES. The primary objectives are to analyze religious education in an inclusive context, considering its complexity, social contributions, legislations, and the reality of the researched institution. This research takes into account the challenges faced by students with disabilities and the relevance of inclusive religious education for all. It also examines the relationship with the study of religion as an essential field of knowledge and its contribution to teacher training for effective direction of the religious education curriculum. To navigate this path, the main points of reflection were: the definition of inclusive religious education and its importance in the comprehensive development of students; the significance of inclusive pedagogical practices in religious education (such as adapting lesson plans, using inclusive teaching resources, adapted assessments, flexible methods and criteria that consider students' abilities); and respect for the religious, cultural, and social diversity of each student. The main conclusions drawn from this research indicate the importance of adopting the Religious Studies Model as an indispensable element in understanding religious education as a field of knowledge. This model guides teachers' practices, providing crucial support to overcome challenges and ensure that all students have access to inclusive and high-quality religious education.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo a contextualização do ensino religioso inclusivo. Analisar a abordagem da temática de definição do ensino religioso e sua importância na formação integral dos alunos(as) não foi uma tarefa fácil. Esse componente curricular não explora somente o campo escolar, vai além disso, pois abrange questões que estão além das instituições de ensino. Ao longo da história do ensino religioso, percebemos que ele se encontra envolto das tensões políticas, que abrange negociações entre religião e Estado, além de questões pedagógicas e também elementos de ordem legal, epistêmica e religiosa. Dessa forma, propõe nessa dissertação o desenvolvimento da temática Ensino Religioso e alunos(as) com deficiência na escola Unidade Municipal de Ensino F Senador João de Medeiros Calmon, Vila Velha, ES. Coloca-se como objetivos primordiais analisar o ensino religioso no contexto inclusivo, considerando a complexidade, suas contribuições sociais, legislações e realidade da instituição pesquisada, tendo como cenário os desafios enfrentados pelos alunos(as) com deficiência e a relevância do ensino religioso inclusivo para todos. Analisando a relação com as ciências da religião, enquanto essência de área de conhecimento e a contribuição para formações de professores para o real direcionamento do componente curricular Ensino Religioso. Desta forma, para trilhar o caminho adotado utilizou como principais pontos de reflexão os seguintes aspectos: definição do ensino religioso inclusivo e sua importância na formação integral dos alunos, a importância de práticas pedagógicas inclusivas no ensino religioso (como adaptação de planos de ensino, uso de recursos didáticos inclusivos, avaliações adaptadas, métodos e critérios flexíveis que considerem a habilidade dos aluno) e o respeito à diversidade religiosa, cultural e social de cada aluno. As principais conclusões obtidas durante a realização desta pesquisa indicam a importância da adoção do modelo Ciências da Religião como elemento indispensável na compreensão do ensino religioso enquanto área de conhecimento, orientando as práticas dos professores(as), sendo um apoio fundamental para superar os desafios e garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação religiosa inclusiva e de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2024-05-08T19:33:32Z No. of bitstreams: 1 TCC - Danila Simoura Dalla Bernardina.pdf: 15182435 bytes, checksum: 05edf442cff7caadd27bb9ff3142b37f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-08T19:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Danila Simoura Dalla Bernardina.pdf: 15182435 bytes, checksum: 05edf442cff7caadd27bb9ff3142b37f (MD5) Previous issue date: 2023-09-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesBASTOS, Ana Cristina de Almeida Cavalcante. A formação do professor do ensino religioso: um novo olhar sobre a inclusão de alunos com deficiências na escola, 2015. 178 f. Dissertação, (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, 2015. BECKER, Michael. Ensino Religioso entre catequese e ciências da religião. 2010. 328 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Universidade Federal do Ceará. Ceará, 28 de julho de 2010. BORTOLOZZO, Ana Rita SERENATO. Banco de dados para o uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica de professores de alunos com necessidades especiais. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2007. BRANDENBURG, Laude Erandi;KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri Andréas; STRECK, Gisela Isolde Waechter. (Org.). Ensino Religioso e Docência e(m) formação. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2013. BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala, 2001. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96). Brasília: 1996. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1967. Disponível em: Acesso em: 27 ago. 2022. CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez. O Ensino Religioso, desafios e contemporaneidade. Disponível em Acesso em: 27 ago. 2022. CRUSARO, Daniela; BIANCHI, Lindamir Teresinha Crusaro; CRUSARO, Josiane. Vozes silenciadas; os desafios para uma educação alteritária e inclusiva na escola pública. Anais VIII Congresso Nacional do Ensino Religioso, Recife, 29-31 de outubro de 2015, p. 485-495. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação v.2, n.27, p.183-213, 2004. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994. Declaração sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes ou étnicas, religiosas e linguísticas Minorias Nacionais.47/135. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: Conselho Nacional de Educação: 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, 2009. FREIRE, P. A. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991. GUARIENTI, Marcelo de Oliveira. Gestão escolar e laicidade nas escolas públicas: um estudo de caso, 2011. 37 f. Monografia (especialização em Gestão Educacional). Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2011. HASTENTEUFEL, Dom Zeno. Nem aula de religião, nem catequese, In: Mundo jovem (Org.). Ensino Religioso e cidadania: textos e dinâmica. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004. JUNQUEIRA, Sérgio; Rocha, Terezinha Sueli. Identidade do Ensino religioso no espaço escolar. Fragmentos de cultura, v.27, n.4, p.596-605,2017. KLEIN, Remí; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Aspectos referentes à formação de professores de ensino religioso. Revista Diálogo Educacional, v.8, n 23, p.221-243, 2008. Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Lei nº 13.146, de 06 de junho de 2015. MANTOAN, M. T.E (Org). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis RJ: Vozes, 2011. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. MARQUES, C. A. Uma Leitura da inclusão a partir do pensamento de Paulo Freire. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 219–229, 2007. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Políticas Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. OLIVEIRA-MENEGOTTO, L.M. da filiação a inclusão: uma articulação entre psicanálise e educação. In. Educação, cultura e trabalho. Novo Hamburgo: Feevale. 2006. P.89-96. OTTO, Rudolph. Naturalism and religion. New York: G. P. Putnam’s Sons, 1907 OTTO, Rudolf. O Sagrado. São Leopoldo, RS: Sinodal/EST; Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 2007. 224 p ROMANOWSKi, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 4.ed.rev. Curitiba: IBEPEX, 2010. UNESCO. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien (1990).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso. Inclusão. Práticas Pedagógicas. Ciências da Religião.pt_BR
dc.subjectReligious Education. Inclusion. Pedagogical practices. Religious studies.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO E ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA UMEF SENADOR JOÃO DE MEDEIROS CALMON, VILA VELHA - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Danila Simoura Dalla Bernardina.pdfTCC - Danila Simoura Dalla Bernardina14,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.