Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/600
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO E INTERDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autor(es): CASTOLDI, ARIANY DE SOUZA PAULA
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Sant’Anna, Elcio
Terceiro membro da banca: Schubert, Arlete Maria Pinheiro
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar os aspectos mais relevantes da interdisciplinaridade nas aulas de Ensino Religioso, em relação aos demais Componentes Curriculares da Educação Básica, investigando como o Ensino Religioso pode contribuir para a formação de cidadãos/ãs conscientes e críticos/as, a partir da realidade cotidiana no Colégio Municipal de Itabela (BA). A questão-problema buscou responder à seguinte indagação: de que forma o Ensino Religioso Escolar pode contribuir para a maior integração das disciplinas do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que desenvolve a consciência crítica dos/as alunos/as? Como hipótese, defende-se que, na educação ofertada em escola pública de Itabela (BA), entre as principais dificuldades no uso da interdisciplinaridade do Ensino Religioso com outros Componentes Curriculares, encontram-se o descaso dos/as outros/as professores/as quanto ao Ensino Religioso, além da falta de experiência dos/as professores/as no desenvolvimento de projetos interdisciplinares de educação, inviabilizando as tentativas de unir conteúdos em prol de um ensino mais moderno e atrativo, que promova livre diálogo entre os conteúdos escolares. O referencial teórico tem como base as ideias de Paulo Freire, cujos postulados são essenciais, pois, orientam a construção de uma educação consciente e libertadora em sua forma teórica e prática. Para Freire, a educação se constitui prática social que deve estar a serviço da libertação humana e da construção de uma sociedade igualitária, visto que a educação não deve ser mera transmissão de conhecimento, senão, processo de diálogo e reflexão crítica entre professores/as e alunos/as. A pesquisa envolve revisão literária sobre a interdisciplinaridade, destacando características que podem ser usadas eficazmente nas aulas de Ensino Religioso. O estudo também analisou o que é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre interdisciplinaridade, para compreender os limites da utilização dessa ferramenta de ensino. O procedimento é o monográfico, caracterizado por pesquisa teórica, composta pelo levantamento bibliográfico e documental, complementado por pesquisa de campo, em um conjunto investigativo que considera os métodos histórico, comparativo, monográfico, estatístico, bem como, o estudo de caso. O universo da pesquisa é formado por alunos/as e professores/as de Ensino Religioso em Itabela (BA), bem como professores/as de outros Componentes Curriculares do ensino público no município. Em relação ao tratamento dos dados da pesquisa, o método foi o estudo de caso. Entre as principais conclusões, o estudo mostra que o Ensino Religioso propicia oportunidades para a discussão de temas contemporâneos relevantes, como a relação entre religião e política, o papel da religião na formação da identidade pessoal e coletiva, o diálogo inter-religioso, a tolerância religiosa e o respeito às diferenças.
Resumo Alternativo: This Master's dissertation aims to analyze the most relevant aspects of interdisciplinarity in religious teaching classes, in relation to the other curriculum components of basic education, investigating how religious education can contribute to the formation of conscious and critical citizens. From the daily reality at the Itabela Municipal College (BA). The problem question sought to answer the following question: How can school religious education contribute to the greater integration of elementary school subjects, while developing the critical awareness of students? As a hypothesis, it is argued that, in the education offered in a public school in Itabela (BA), among the main difficulties in the use of the interdisciplinarity of religious education with other curriculum components, the neglect of other teachers finds the neglect of other teachers Regarding religious education, in addition to the lack of experience of teachers in the development of interdisciplinary education projects, making attempts to unite content in favor of a more modern and attractive teaching that promotes free dialogue between school content. The theoretical framework is based on the ideas of Paulo Freire, whose postulates are essential, because they guide the construction of a conscious and liberating education in their theoretical and practical form. For Freire, education is a social practice that must be at the service of human liberation and the construction of an egalitarian society, since education should not be a mere transmission of knowledge, but a process of dialogue and critical reflection between teachers and students. The research involves literary review about interdisciplinarity, highlighting characteristics that can be used effectively in religious teaching classes. The study also analyzed what is established by the Common National Curriculum Base (BNCC) on interdisciplinarity, to understand the limits of the use of this teaching tool. The procedure is the monographic, characterized by theoretical research, composed of the bibliographic and documentary survey, complemented by field research, in an investigative set that considers the historical, comparative, monographic, statistical, as well as the case study methods. The universe of research is formed by students and teachers of religious education in Itabela (BA), as well as teachers from other curriculum components of public education in the municipality. Regarding the processing of research data, the method was the case study. Among the main conclusions, the study shows that religious education provides opportunities for the discussion of relevant contemporary themes, such as the relationship between religion and politics, the role of religion in the formation of personal and collective identity, interreligious dialogue, tolerance religious and respect for differences.
Palavras-chave: Ciências das Religiões Aplicadas
Ensino Religioso Escolar
Interdisciplinaridade.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/600
Data do documento: 8-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ariany de Souza Paula Castoldi.docxTCC - Ariany de Souza Paula Castoldi2,2 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.