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dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Vilhena, Valéria Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7870361346072084pt_BR
dc.creatorERLANDIA, PEREIRA SEBASTIÃO VIEIRA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1067054568896980pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-20T14:41:51Z-
dc.date.available2023-07-06-
dc.date.available2023-10-20T14:41:51Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/599-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to describe the pedagogical practice of Religious Education in an integrative perspective, based on legislation. As specific objectives, it sought to analyze the integrative proposal between practice and legislation, observing whether it is being put into action in public schools. In addition, it intended to present suggestions for practice according to the National Common Curricular Base (BNCC) that guides this Curricular Component. Finally, it analyzed the involvement of Religious Education with other knowledge that incorporates the students' training. The issue-problem considers that, according to the Reference Curricular Document of Bahia (DCRB), Religious Education must meet specific objectives, such as the development of skills and abilities that contribute positively to the dialogue between the religious perspective of the students towards others, as well as respect for freedom of expression. Based on the BNCC and the DCRB of Itabela (BA), the question is: how can teacher training contribute to making Religious Education challenging and integrating? How can students integrate legislation with practice in schools in Itabela (BA)? What are the challenges of implementing the proposal in public schools in Itabela (BA)? As for the hypothesis, it is argued that Religious Education, after its inclusion in the curriculum of public schools, is characterized as a study of the religious phenomenon, based on the postulates of the Sciences of Religions. Due to this conjuncture, the challenges concerning the offer of this Curricular Component are linked to human rights and religious diversity. Thus, it is stated that there is a need to make Religious Education a space for integration, offering new perspectives for the formation of students, supported by paradigms of respect for differences. In its methodology, this work adopted bibliographical research, combined with descriptive and documentary research, in addition to books and articles that address the phenomenon of religion, understanding Religious Education as a new source of social integration.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por principal objetivo descrever a prática pedagógica do Ensino Religioso em perspectiva integradora, com base na legislação. Como objetivos específicos buscou analisar a proposta integradora entre a prática e a legislação, observando se está sendo colocada em ação nas escolas públicas. Além disso, pretendeu apresentar sugestões para a prática conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta esse Componente Curricular. Por último, analisou o envolvimento do Ensino Religioso com os demais conhecimentos que incorporam a formação dos/as alunos/as. A questão-problema considera que, conforme o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), o Ensino Religioso deve atender a objetivos específicos, como o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuem positivamente para o diálogo entre o prisma religioso dos/as alunos/as para com os/as demais, bem como o respeito à liberdade de expressão. Com base na BNCC e no DCRB de Itabela (BA), indaga-se: como a formação do/a professor/a pode colaborar para que o Ensino Religioso seja desafiador e integrador? Como os/as alunos/as podem integrar a legislação com a prática nas escolas de Itabela (BA)? Quais desafios da implementação da proposta nas escolas públicas de Itabela (BA)? Quanto à hipótese, defende-se que o Ensino Religioso, após a inserção no currículo das escolas públicas, caracteriza-se como estudo do fenômeno religioso, embasado nos postulados das Ciências das Religiões. Por tal conjuntura, os desafios concernentes à oferta desse Componente Curricular estão vinculados aos direitos humanos e à diversidade religiosa. Assim, afirma-se haver a necessidade de fazer do Ensino Religioso espaço de integração, ofertando novas perspectivas da formação dos/as alunos/as, amparadas em paradigmas de respeito às diferenças. Em sua metodologia, este trabalho adotou a pesquisa bibliográfica, combinada com pesquisa descritiva e documental, além livros e artigos que abordam o fenômeno religião, entendendo o Ensino Religioso como nova fonte de integração social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-10-20T14:41:51Z No. of bitstreams: 1 TCC - Erlandia Pereira Sebastiao Vieira.docx: 1433695 bytes, checksum: e1f7d57a2a5d18a4c212705e13957b3a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectDiversidade cultural e religiosa.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DOCENTE PARA O COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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